Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Quem será a nova 7up do Botafogo em 2016?



OPINIÃO DO TORCEDOR



Por Carlos Eduardo @karlos_edduardo


Resultado de imagem para seven up do botafogo
Imagem da internet 
O ano de 2016 já começou e o Botafogo ainda não conseguiu um grande patrocinador para estampar em sua camisa depois de jogar a temporada passada inteira sem uma marca de expressão, se valendo apenas dos chamados patrocínios pontuais.


Aí você me pergunta: O que a 7up tem a ver com o Botafogo em pleno 2016? - Simples, quando a referida marca passou a ser comercializada no Brasil em 1995, escolheu a camisa do Alvinegro para a sua divulgação. Quando chegou ao mercado, o produto era totalmente desconhecido do público brasileiro e a parceria deu muito certo tanto para o clube, que foi campeão com a camisa estampada pela marca, quanto para a Seven-Up que se tornou popular em todo o país, fato que surpreendeu a todos graças a receptividade da torcida botafoguense e fidelização ao produto. 


Resultado de imagem para Tulio do Botafogo
Imagem da internet
O mesmo aconteceu em 2011 quando o clube firmou uma parceria com a Guaraviton - empresa que fabrica bebidas naturais à base de extrato de guaraná -, até então desconhecida do grande público e com pouquíssima penetração no mercado nacional. Mas, em pouco tempo de parceria com o clube, os produtos da patrocinadora se tornaram sucessos de venda e a empresa ficou conhecida em todo o território nacional.


Durante o período em que manteve a parceria com o clube, a Viton 44 obteve lucros e sucesso crescentes que a fez mudar de patamar no ramo de negócios em que atua. Empolgada, no fim de em 2014 resolveu abandonar o Botafogo à própria sorte e se aventurar no mercado patrocinando a Ferj, o Flamengo, o Fluminense e o Vasco de uma só vez. A atitude da empresa a colocou num curso de prejuízos crescentes que a fez recuar e abandonar o projeto de patrocinar o futebol no Rio de Janeiro de vez.


ALGUNS MOTIVOS PARA AS EMPRESAS ALIAREM SUAS MARCAS AO BOTAFOGO:

- A história gloriosa do clube, grandes jogadores conhecidos mundialmente, títulos, e ser um dos maiores clubes do séc. XX eleito pela FIFA.


AÇÕES ADMINISTRATIVAS PARA ANGARIAR PATROCINADORES NO MERCADO:

- Para ser patrocinado por alguma empresa, seria necessário firmar um contrato curto (2 anos, por exemplo) garantindo fidelidade à marca durante o período. A verba de patrocínio deverá ser utilizada conforme os itens firmados no contrato e direcionados exclusivamente ao Departamento de Futebol, eliminando qualquer possibilidade de dirigentes lucrarem na intermediação desses contratos. Prestação de contas da gestão dos contratos aos torcedores com indicação da destinação das verbas.

- Prever um plano de expansão da marca patrocinadora e especificar bônus para cada meta alcançada.

- Que a empresa parceira seja incentivada a patrocinar também os eventos oficiais do clube e não apenas ter a marca estampada na camisa.

- Com o tempo, convencer a patrocinadora a colaborar com a reestruturação do clube (sem participação política), se restringindo às áreas sociais, campos de treino, Centros de Treinamento, esportes amadores, etc.

- Incentivar o torcedor a consumir os produtos/serviços da marca com a participação nos lucros advindos do aumento do consumo, podendo chegar a margem de 30% a 50%. 


MARKETING

- Entender como o Botafogo conseguiu popularizar marcas desconhecidas no mercado e torná-las um fenômeno de vendas, como ocorreu com a Seven-Up e Guaraviton para aplicá-las em projetos que envolvam outras marcas nas mesmas condições.

- O uso da camisa do clube como *material de propaganda* - o lucro obtido e a fidelidade às marcas que patrocinam o clube.

- Fazer um balanço da receptividade da marca junto ao consumidor botafoguense (*consumo do torcedor*).

- Planejar como a marca será usada nas áreas comuns dos estádios (banheiros, bares, cabines de rádio e TV, etc.)

- Fazer com que a marca do patrocinador se torne popular em pouco tempo, incentivando a vinda de outras marcas.

- Sócio Torcedor com direito a descontos nos produtos da marca.

Essas são algumas sugestões para área comercial do Botafogo que ora submeto à análise da torcida.

Saudações a todos e fica a dica #PatrocinarOBotafogoDáRetorno!

Revisado e publicado por +Felipao df /Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!