BotafogoDePrimeira

Notícias sobre o Botafogo e suas torcidas

Páginas

▼

sexta-feira, 31 de março de 2017

Análise: Bota ganha opções no 4-2-3-1, mas quebra cabeça na ponta esquerda


Joel e Camilo não conseguem render na função e deixam um dilema para Jair Ventura solucionar. Gilson e Fernandes entram bem e ganham pontos com o técnico alvinegro








O Botafogo antecipou o chocolate de Páscoa, deu show sobre a Portuguesa, mostrou evolução física e técnica, voltou a golear depois de um ano e meio... Mas nem tudo saiu a mil maravilhas. De volta ao banco de reservas após cumprir suspensão na rodada anterior, Jair Ventura mostra cada vez mais sua preferência por um esquema tático mais ofensivo e vai consolidando jogo a jogo o 4-2-3-1, formado por um pentágono no meio de campo, onde os pontas são atacantes quando estão com a bola e fecham as laterais no tempo em que o time está sem a posse.


Formação escolhida por Jair para 2017 tem pentágono no meio
 de campo. Falta uma peça (Foto: Arte Esporte)
É justamente ali, em uma lateral ofensiva do campo, que paira a maior dificuldade do técnico por enquanto. Quem escalar como ponta-esquerdo? Contra a Portuguesa, Jair escolheu Joel, que havia feito gol na vitória sobre o Bangu. Mas o camaronês destoou dos demais e não conseguiu render durante os primeiros 45 minutos da goleada por 4 a 1 sobre a Portuguesa (veja os lances no vídeo acima). No segundo tempo, com a saída do atacante, foi a vez de Camilo voltar a cair por ali. E novamente passar despercebido. O camisa 10 pouco participa do jogo com essa improvisação.


É nítida a preocupação de Jair em fazer Camilo e Montillo, grande contratação do clube para a temporada, renderem juntos. É o que todo alvinegro quer ver acontecer, o que deixa a tarefa com ar de obrigação. E a formação que vem sendo adotada é uma forma de se buscar isso, mas com o dilema de que os dois rendem melhor pelo meio, flutuando. Pimpão, que cumpriu suspensão e desfalcou a equipe nesta partida, é um dos jogadores do elenco com o perfil para atuar pelos flancos, porém, sempre jogou do lado direito do campo. E aí, o que fazer?

Joel e Camilo não conseguiram render na ponta esquerda no 4-2-3-1 (Foto: Arte Esporte / mapa de calor: Footstats)

Manter as peças e forçar um pouco mais o entrosamento? Continuar na formação e testar outros jogadores? Ou jogar a toalha e trocar de esquema? Por mais que pese a dúvida, o treinador ganhou novas opções para estudar. Fernandes e Gilson entraram muito bem no time e pediram passagem. O volante, que vem jogando mais perto do ataque, como um meia, substituiu Montillo, poupado: criou jogadas, acertou a trave e foi sempre uma ameaça de gol. Enquanto o lateral-esquerdo brilhou ofensivamente com duas assistências e o primeiro gol pelo Botafogo.


Talvez a solução do problema na ponta esquerda possa ser Gilson, que mostrou levar jeito no apoio. Optar por ele não seria algo inédito, já que o próprio Jair Ventura ousou ao armar o time no ano passado com dois laterais-esquerdos: Victor Luis e Diego Barbosa. A tática pode ser repetida com o mais novo garçom alvinegro, mas esta opção sem alterar o esquema forçaria o técnico a escolher entre Camilo ou Montillo, as suas duas maiores estrelas da equipe.


Mapas de calor de Gilson e Fernandes: dupla aproveitou bem a oportunidade e pede passagem no time (Foto: Footstats)


Com a vitória sobre a Portuguesa, o Botafogo entrou na zona de classificação da Taça Rio – em segundo lugar com 10 pontos, só um a menos que o Flamengo – e também na tabela agregada do Campeonato Carioca – em quarto lugar com 17 pontos. Os jogadores se reapresentam na tarde desta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos, e voltam a campo no domingo, às 16h (de Brasília), em casa, para enfrentar o Resende pela última rodada da fase classificatória. O Alvinegro só depende de si para chegar às semifinais do segundo turno e do estadual geral.

TUA ESTRELA SOLITÁRIA NOS CONDUZ... FAÇA VOCÊ TAMBÉM PARTE DESTE TIME: CLIQUE AQUI! (Foto: Divulgação)


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Duque de Caxias, RJ
FelipaoBfr às 20:29 Nenhum comentário:
Compartilhar

Recuperados, Matheus Fernandes e Leandrinho ficam à disposição de Jair


Volante e meia trabalharam com bola nesta sexta-feira e viram opções para o técnico no jogo contra o Resende. Ambos vinham desfalcando o Glorioso desde o jogo com o Voltaço



Matheus Fernandes vinha recebendo chances na equipe titular alvinegra (Foto: Vitor Silva/SSpress /Botafogo)

Enquanto alguns jogadores ainda se recuperam no Departamento Médico do Botafogo, outros vão ficando à disposição do técnico Jair Ventura na sequência de jogos da equipe. E dois que voltaram a trabalhar com bola com todo o grupo nesta sexta-feira foram o volante Matheus Fernandes e o meia Leandrinho.


Ambos haviam se lesionado no jogo de estreia da Taça Rio, contra o Volta Redonda. Na ocasião, Matheus Fernandes teve um estiramento grau 1 na coxa direita, enquanto Leandrinho teve a mesma lesão, só que no músculo posterior da coxa esquerda. Desde então - o jogo foi no dia 8 de março - a dupla vinha desfalcando a equipe alvinegra na sequência de Libertadores e Carioca.

Na atividade desta sexta, no Nilton Santos, outro destaque foi a presença de Victor Luís e Rodrigo Pimpão em campo. Ambos estiveram suspensos no jogo contra a Portuguesa-RJ e podem retornar ao time titular diante do Resende. Quem foi a campo em Los Larios fez atividade leve nas dependências do clube.

Carli segue em tratamento e não apareceu no campo. O argentino deve seguir como desfalque no Botafogo para a última rodada da Taça Rio. Assim sendo, Renan Fonseca irá compor - provavelmente - a dupla de zaga com Emerson Silva atrás. Marcelo também ainda está em recuperação no DM alvinegro.
Fonte: GE/Vinícius Britto/Rio de Janeiro (RJ)
FelipaoBfr às 19:07 Nenhum comentário:
Compartilhar

Jair Ventura destaca força do elenco e comemora primeira goleada do ano


Treinador elogia atuação alvinegra após vitória por 4 a 1 sobre a Portuguesa; para ele, atuações de Gilson na lateral esquerda e de Emerson na zaga foram satisfatórias







A vitória por 4 a 1 sobre a Portuguesa colocou o Botafogo nos trilhos das semifinais. O clube, agora, depende apenas de uma vitória sobre o Resende, no domingo, na última rodada da Taça Rio, para assegurar uma vaga na fase decisiva. Há, no entanto, mais motivos para comemorar. Nesta quinta, o Alvinegro conseguiu sua primeira goleada na temporada.

- Primeira goleada no ano, tem que comemorar. Placar elástico, isso é muito bom para o restante do ano. Tentar repetir sempre, claro, respeitando todas as equipes. A Portuguesa vinha de três jogos sem perder, ganhou do Madureira, que tem um time forte e já nos venceu - disse o treinador, após o jogo, no Estádio Los Larios, em Xerém.

Jair Ventura comemora a primeira goleada do Botafogo em 2017 (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Outro motivo para comemorar é a força do elenco. Mesmo sem alguns titulares, quem entrou foi bem e acirrou a disputa por vagas no time. Caso, por exemplo, de Gilson. Substituto do suspenso Victor Luis, o lateral deu duas assistências e ainda marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.

- Tem que deixar o grupo homogêneo, dar oportunidade a todos os atletas. É muito bom, você ver o Gilson, que era o reserva imediato do Victor (Luis), dar duas assistências e fazer um lindo gol. É aquela dor de cabeça boa, para cada posição ter jogadores do mesmo nível, é o sonho de todo treinador. Quero falar também do Emerson (Silva) que fez um partidaço. Zagueiro não costuma chamar muito a atenção. E o Montillo entrou bem, falou comigo que está se sentindo mais leve. Confio bastante nele, acabou a bola dele não entrando, mas daqui a pouco vai sair o gol dele.


Confira outros tópicos da coletiva de Jair

MARCINHO PRONTO PARA LIBERTADORES?

A gente tem que esperar (o Marcelo), mas o Márcio vem crescendo junto com a equipe. Temos que lembrar que o Márcio não era lateral, por isso tem um pouco de dificuldade em alguma situação. A gente senta, mostra vídeo, debate... A pessoa que sabe que tem que melhorar já está em um caminho grande para melhorar. E o Márcio me puxa, conversa, sabe onde precisa melhorar. Torço muito por ele, para que possa nos ajudar em todo ano.

VOLANTES ARTILHEIROS
Muito se fala do fim, da carência do camisa 10, aquele meia clássico, organizador. Mas é muito por conta dos volantes que têm hoje uma função ofensiva, que pisam na área. Você falou do Paulinho (da Seleção), o Bruno fez muitos gols ano passado, inclusive o gol da nossa classificação para a Libertadores. Por isso nem sempre quando se joga com três volantes a equipe é defensiva. É uma situação nova, o camisa 8 médio pisa muito na área e acaba fazendo muitos gols.

CLASSIFICAÇÃO PRÓXIMA
Hoje foi uma decisão, passei isso para eles, essa responsabilidade. Comecei mostrando a tabela, com o Botafogo fora das duas semifinais (Taça Rio e Carioca). Não pode. Ah, tem a Libertadores. A gente quer todo ano estar na Libertadores, mas tem que estar nos dois campeonatos bem. Claro que na vida não se consegue ter tudo, mas a gente luta para isso. É uma situação que incomoda por sermos uma equipe grande, temos que estar sempre nas finais.

OPINIÕES PESSIMISTAS

Não é só com o Botafogo, é com todos os clubes. A pressão é sempre grande para quem trabalha com futebol, é uma paixão nacional. Vai ter sempre essa pressão, é normal. Nós mesmos somos os primeiros, pela nossa família, pela torcida e pela instituição. Mas não podemos ficar aceitando o que as pessoas falam. Isso não incomoda, o que incomoda é olhar o time fora da zona de classificação. A nossa equipe é competitiva, se cobra muito.

A QUE ATRIBUI TANTOS GOLS?

Até poderia ter saído mais, o goleiro deles fez boas defesas. É assim o futebol, tem dia que você tem uma oportunidade e faz, em outros você tem um monte e a bola não entra, bate na trave. O gol do Montillo está na portinha. Tenho certeza que o dele vai sair na hora decisiva, assim são os grandes jogadores, deixam para serem decisivos na hora que tem que ser. É um jogador diferenciado com a bola no pé.

COBRANÇA POR GOLS DO BRUNO SILVA

A gente usa um pouco da psicologia dos atletas, até fica alfinetando ele em algumas situações. Não é o caso do Bruno, também não vou dizer de quem, mas a gente tenta fazer algo para deixar o cara nervoso, aí ele faz para mostrar para você e ajuda a gente. Brinco com o Bruno também. Quem sabe com o Montillo não possa ser assim? O Bruno rapidinho estimula (risos).

TUA ESTRELA SOLITÁRIA NOS CONDUZ... FAÇA VOCÊ TAMBÉM PARTE DESTE TIME: CLIQUE AQUI! (Foto: Divulgação)

]Fonte: GE/Por Thiago Lima/Xerém, RJ
FelipaoBfr às 00:29 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web
Tecnologia do Blogger.