|
Bruno Mendes: de rejeitado a algoz em dois anos (Foto: Bruno de Lima) |
As muitas portas fechadas que encontrou na curta caminhada serviram de combustível para Bruno Mendes. Mas nada como um dia após o outro. Quando o atacante marcou os dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, na quinta-feira, pouca gente sabia que ali poderia estar uma resposta àqueles que não acreditaram nele.
Há dois anos, ainda buscando o sonho de ser profissional, o jovem foi levado para fazer teste no Vasco, mas não foi aprovado. E se o time cruz-maltino não quis, só restou a lamentação por perder o talento.
Aliás, Bruno ouviu uma coleção de “não” em 2010, quando deixou a cidade dele, Cruzeiro, no interior de São Paulo, para tentar a carreira de jogador, com 16 anos. E dos clubes nos quais foi reprovado, não foi só o Vasco que teve motivos para se arrepender amargamente. O Grêmio foi outro que não aprovou Bruno, também há dois anos.
Por ironia do destino, o gol de empate do Botafogo contra o mesmo Tricolor foi dele, há menos de uma semana, e praticamente tirou o time da briga pelo título brasileiro. O Palmeiras, primeiro clube em que ele fez testes, também sentiu na pele o faro de gol do novato artilheiro. No Paulista deste ano, o Guarani venceu por 3 a 1 e Bruno Mendes marcou o terceiro gol.
– O incrível é que foi reprovado no Palmeiras e fez gol contra eles. Fez gol no Grêmio, que também não o quis, e o tirou da briga pelo título, e agora o Vasco – disse Adílson, ex-zagueiro do São Paulo, que levou Bruno para fazer testes.
Além desses clubes, Fluminense e Juventude também poderiam estar com a joia hoje. É melhor todos os clubes ficarem de olho, porque, com esse espírito de vingador, pode sobrar para qualquer time.
JOGADORES BRINCAM: 'ELE TEM GPS NOS PÉS'
A afinidade de Bruno Mendes com o gol já chama a atenção dos jogadores do Botafogo, que se renderam a boa fase do artilheiro. Impressionado com o retrospecto recente do atacante de 18 anos, o zagueiro Dória brincou com o momento do novo xodó alvinegro.
– O cara sabe fazer gol mesmo. Entrou muito bem no nosso time e parece até que tem um GPS nos pés (risos) – brincou Dória.
Quem fez coro com o zagueiro foi o goleiro Jefferson, que fez questão de elogiar o brilho de Bruno Mendes, mesmo com pouco tempo.
– Ele é um artilheiro nato, estilo centroavante mesmo. A gente fica feliz por essa contratação do Botafogo e com certeza pode nos ajudar bastante, mas não podemos esquecer os outros – elogiou o goleiro.
Marcelo Mattos, que voltou ao time após cinco meses justamente na vitória sobre o Vasco, acompanhou de perto o sucesso de Bruno e lembrou do encontro com o atacante na Copa do Brasil, quando o atacante ainda estava no Guarani.
– Nós jogamos contra ele na Copa do Brasil e já sabíamos da qualidade dele. Tivemos a oportunidade de vê-lo jogar. Ele já fez muita coisa em pouco tempo. Tem muito a crescer, é um grande finalizador. Vai mostrar isso para todo mundo.
- Sabor de vingança:
Palmeiras - 8/4/2012
Ainda pelo Guarani, Bruno Mendes foi importantíssimo na vitória por 3 a 1 do Bugre sobre o Palmeiras. O gol, de cabeça, começou a mostrar o instinto de goleador dele.
Grêmio - 14/10/2012
Em seu segundo jogo pelo Botafogo, o jovem atacante entrou aos 38 minutos do segundo tempo e marcou um belíssimo gol. Na jogada, driblou dois marcadores e finalizou sem chances para Marcelo Grohe.
Vasco - 18/10/2012
Pela primeira vez como titular no Glorioso, Bruno Mendes correspondeu às expectativas e foi decisivo na virada sobre o Gigante da Colina, marcando dois gols e saindo como o herói do dia.
- Com a palavra:
Adilson
Ex-zagueiro do São Paulo, que levou Bruno Mendes para fazer testes
"Desde cedo, chamava atenção, chutava bem"
Levei o Bruno para fazer testes no Palmeiras, em 2010. Ficou uma semana e não foi aprovado. No Grêmio e no Fluminense, não conseguiu. Depois levaram para o Vasco e também não foi aprovado. Por último, no Juventude, falaram que ele foi muito abaixo dos outros. Mas ele sempre chamou a atenção.
Antes de eu voltar para Cruzeiro, em 2008, já tinha ouvido falar dele. Quando retornei, acompanhei de perto. Sempre chamou atenção e foi artilheiro.
- A opinião dos especialistas:
Qual a impressão deixada por Bruno Mendes após marcar dois gols no clássico?
"Fazer dois gols é sempre muito bom, mas dois jogos é bem pouco para analisar. Porém, se ele é capaz de fazer dois gols, é promissor"
Marcelo Damato
Colunista LANCE!
"Estou tendo uma impressão inicial muito boa. Como todo mundo viu, foi elogiado pelo Seedorf. Ainda é pouco mas é um inicio muito bom"
André Kfouri
Colunista LANCE!
"Parece que ele pode ser a solução. Mas é muito novo e passará agora a ser o centro das atenções. Precisa tomar cuidado para não se perder"
Thiago Bokel
Editor do LANCE!
"Em dois jogos, o menino mostrou que tem potencial. Quem sabe Oswaldo de Oliveira não encontrou o atacante que precisava?"
Sérgio Arêas
Editor do LANCE!