Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Liberado para treinar com bola, Jefferson reaparece no Botafogo, e reservas goleiam sub-20 em jogo-treino: 6 a 0


Goleiro termina tratamento depois de sofrer trauma no tórax, fratura da cartilagem tireoide, edema nas cordas vocais e a perda de dois dentes. Retorno aos gramados, porém, ainda está distante




Fred Gomes


Jefferson está liberado para voltar a treinar no Botafogo! O goleiro, que não joga desde o dia 21 de julho, quando sofreu múltiplas lesões (trauma no tórax, fratura da cartilagem tireoide, edema nas cordas vocais e a perda de dois dentes) no clássico contra o Flamengo, terminou o tratamento em casa e foi liberado pelo otorrino Augusto César para voltar aos treinos. E o ídolo já se reapresentou junto com o elenco na manhã desta terça-feira, no Nilton Santos.


O retorno aos gramados, porém, ainda está distante. Após quase dois meses parado e usando colete cervical, Jefferson vai precisar readquirir condicionamento físico e ritmo e precisará de pelo menos mais duas semanas de preparação. Ao aparecer no campo anexo do Nilton Santos, ele foi questionado sobre sua voz e brincou:


– Está. Não dá para cantar, mas está boa (risos).



Jefferson e Gatito: goleiros em recuperação no Botafogo — Foto: Fred Gomes


De tênis, ele apenas observou o jogo-treino dos reservas contra o sub-20. E conversou com Saulo, que vem sendo o titular do gol alvinegro, Gatito, que também está se recuperando de lesão, o capitão Carli e Gustavo Noronha, vice-presidente de futebol que acompanhou o treino.


Os titulares fizeram um trabalho regenerativo, enquanto os reservas formaram o time com: Diego; Luis Ricardo, Kanu, Helerson e Gilson; Dudu Cearense, João Pedro, Leo Valencia, Pimpão e Aguirre; Brenner. O sub-20 jogou com: Lucas Silva, Elivélton, Gabriel, Gláuber e Lucas Barros; Wenderson, Ramonzinho e Rhuan; Pachu, Lucas Campos e Renan Gorne (os três últimos acima de 20 anos).



Reservas golearam o sub-20 em jogo-treino por 6 a 0 — Foto: Divulgação / Botafogo



No primeiro tempo, vitória dos profissionais por 4 a 0, com gols de João Pedro, Pimpão, Brenner e Leo Valencia. Na etapa final, Zé Ricardo mudou o time inteiro, e a formação na linha ficou assim: Amilcar, Carli, Helerson e Jonathan; Jean, Leandrinho e Rickson; Yuri, Ezequiel e Igor Cassio. Com esta equipe, saíram mais dois gols, de Rickson e Yuri.


Yago e Matheus Fernandes fizeram trabalho à parte no gramado. Marcos Vinícius e Renatinho também não participaram, mas os dois voltarão aos treinos ainda nesta semana. O Botafogo volta a treinar na manhã desta quarta-feira, no Nilton Santos. O próximo jogo será no estádio contra o América-MG, domingo, às 11h (de Brasília), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Fonte: GE/Por Fred Gomes, do Rio de Janeiro

Noronha aparece no treino do Botafogo, conversa com Carli e mantém confiança contra rebaixamento: "Vamos sair dessa"


Vice-presidente de futebol passa confiança para os jogadores na reapresentação após a derrota para o Fluminense, bate longo papo com capitão à beira do campo e dará entrevista coletiva após atividade



Fred Gomes


A situação do Botafogo na tabela do Brasileirão está complicada, há três jogos sem vencer e só dois pontos à frente do Z-4. A torcida, que começou o campeonato sonhando com uma vaga na Libertadores após o título do Carioca, vê o objetivo passar a ser a fuga do rebaixamento. Mas a diretoria segue confiante contra a degola e procura respaldar os jogadores.


Na manhã desta terça-feira, na reapresentação do elenco após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense no Maracanã, o vice-presidente do Botafogo, Gustavo Noronha, apareceu no treino para passar confiança ao grupo. À beira do campo, ele conversou por cerca de 40 minutos com o capitão Carli e depois bateu papo com o preparador de goleiros Flávio Tênius.


– Precisamos melhorar a performance e estão todos focados nisso. Diretoria, comissão técnica, atletas, todos pensando nos três pontos do jogo seguinte. E depois vamos pensar no próximo. Jogo a jogo até o final. É um momento complicado e que só vamos superar com trabalho, determinação, foco. Não pode faltar e não vai faltar empenho de todos. Vai dar certo e vamos sair dessa situação na tabela – declarou o dirigente ao GloboEsporte.com.



Dirigente conversou com a imprensa durante o treino (Foto: Divulgação / Botafogo)


Noronha acompanhou o jogo-treino em que os reservas, formados por Diego, Luis Ricardo, Kanu, Helerson, Gilson, Dudu Cearense, João Pedro, Leo Valencia, Pimpão, Aguirre e Brenner, golearam o time sub-20 por 6 a 0. E no intervalo deu coletiva de imprensa.


Confira os tópicos:

JOGO CONTRA AMÉRICA-MG

Jogo-chave para a gente, os três pontos são fundamentais. Objetivo dessa semana é esse, focar nesse jogo. Estamos todos unidos, diretoria, comissão técnica e os atletas em busca desse resultado que a gente precisa muito.


PRESENÇA NO TREINO


Forma de mostrar que há uma união, que os jogadores estão com o respaldo da diretoria. Trabalho precisa se feito. E que há uma cobrança de todos. Todos estamos nos cobrando, performance não está boa. Momento de fechar o trabalho, fazer as coisas com um pouco mais de cuidado, um pouco mais de zelo, é um grupo que se esforça muito.


Tivemos muitos problemas ao longo da temporada: lesões, uma série de questões, alternância de treinadores, coisas que atrapalharam, mas é um momento de um algo mais, de fechar mais o grupo. Objetivo é esse.


REUNIÃO COM JOGADORES?


A gente tem sempre, é comum. Vamos ter algumas conversas, mas nada fora do normal.


Noronha cumprimentou os jogadores antes de começar o jogo-treino (Foto: Fred Gomes)


SALÁRIOS ATRASADOS

Financeiro trabalha para a gente conseguir fazer uma operação em cima de alguns recebíveis e quitar tudo.

AVALIAÇÃO DE ZÉ RICARDO

Trabalho tem consistência, é bom, a avaliação é positiva. Claro que os resultados não estão vindo da forma como a gente esperava, mas faz parte. Futebol é um esporte de alta performance, às vezes um detalhe ou outro faz diferença. O trabalho está swendo feito para isso, para corrigir esses detalhes. A bola entrar no detalhe final.


Esse é o pedido para todos, que todos se empenhem, como vem se empenhando, mas se empenhem um pouco mais. Na vida a gente tem momentos onde precisa fazer alguma coisa diferente para atingir um resultado diferente. Todos estão muito conscientes disso e é o que vocês estão vendo: um treino intenso, com pegada. A gente precisa de pegada nesse momento e vai ser feito.


SEM VENDA NA JANELA

Nós tivemos o reforço do Erik na última janela, antes do encerramento das incrições. Foi importante a vinda de mais um atleta para ajudar nesse momento final. Poderia haver a venda de alguns jogadores, era algo que estava no planejamento financeiro, mas enfim... No planejamento esportivo, acaba sendo melhor ter o time reforçado pelos atletas que estão aí. Vamos com ele até o final e vai dar certo.


PROMOÇÃO DE INGRESSOS

Importante que a torcida cmparece, que nos ajude, nos apoie. A gente sabe o momento difícil que vivemos e as cobranças existem. Elas precisam existir, faz parte, mas com eles é mais fácil. Eles sempre ajudam. A torcida do Botafogo sempre ajuda nos momentos difíceis e vai ajudar de novo.


GANHAR MORAL PARA SUL-AMERICANA?

A gente precisa dos três pontos por causa do Brasileiro. Mata-mata é uma outra situação, e a gente vai forte também para a Sul-Americana. Mas por enquanto estamos pensando nesses três pontos, são fundamentais. Acabou o jogo, a gente vai pensar na Sul-Americana, que também, obviamente, precisamos classificar e vamos conseguir.



Dirigente conversou também com o preparador de goleiros Flávio Tênius (Foto: Fred Gomes)


SEQUÊNCIA CONTRA TIMES DO Z-4

Dois jogos de seis pontos, adversários que estão mais ou menos ali na mesma raia que a gente nesse momento. Claro que há um planejamento próprio para que a gente vença esses dois jogos. Esse é o objetivo. Uma facilidade que a gente vai ter é de ter o jogo da Sul-Americana também em Salvador, vamos enfrentar o Vitória e o Bahia.


Isso nos permite uma logística um pouco melhor. Viajar com mais calma, treinar com mais calma fora de casa, o que nem sempre é possível. Às vezes você chega já para se hospedar, concentrar e jogar. Isso a gente espera que seja um diferencial também e nos ajude.


LONGO PAPO COM CARLI

O Carli é jogador estrangeiro, na Argentina o capitão tem normalmete uma figura diferente do que no Brasil funciona. Ele tem uma postura de liderança, sempre nos procura, conversa muito sobre o momento do Botafogo. Foi uma conversa sobre o todo. Sempre a gente conversa sobre clube, como está a situação. Ele perguntou do centro de treinamento, como que está o planejamento para a gente se mudar para lá, perguntou um pouco da parte financeira.


Eu perguntei para ele um pouco como está sentindo esse momento, o que está faltando para nossa equipe atingir os resultados. às vezes um detalhe que não funciona no jogo, o que ele acha que pode ser feito para a gente melhorar. A conversa foi nessa linha, foi muito abrangente, falamos de vários assuntos e sempre no objetivo de melhorar.


VOLTA DE JEFFERSON


Fundamental. Ele já está em uma transição, o otorrinho liberou para ele treinar com bola. Importantíssimo, o Jefferson, o Gatito também, a gente está aos poucos tendo os nossos jogadores mais experientes de volta, e a presença deles aqui é muito importante.


FOCO NO BRASILEIRO?

A gente não trabalha com essa hipótese (não vencer o América-MG). Vamos jogo a jogo e buscar os três pontos.



Fonte: GE/Por Fred Gomes e Thiago Lima, do Rio de Janeiro