Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Análise: Botafogo envolve o Bragantino e abre boa vantagem por vaga na Copa do Brasil



Montoro e Barboza marcam ainda no primeiro tempo; na etapa final, mesmo com volume maior de finalizações, time peca e não consegue golear os paulistas



O Botafogo abriu vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Bragantino nesta terça-feira, por 2 a 0, no estádio Nilton Santos. Foi mais um jogo que terminou com a sensação de que o placar poderia ter sido mais elástico e um gostinho de "quero mais". Fato é que, mesmo assim, prevaleceram boas notícias em noite de brilho argentino, com gols de Montoro e Barboza.





Botafogo 2 x 0 Bragantino | Melhores momentos | Oitavas de final | Copa do Brasil 2025 (https://globoplay.globo.com/v/13798885/)


O técnico Davide Ancelotti teve o retorno de Artur, recuperado de quadro gripal, e mandou o time a campo com algumas mudanças em relação ao jogo contra o Corinthians: Cuiabano assumiu a lateral esquerda, Vitinho retomou a titularidade e Newton formou dupla com Marlon Freitas.



O Botafogo começou jogando com John; Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Alex Telles; Newton e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Montoro; Arthur Cabral.



+ Davide mantém pés no chão após vitória do Botafogo e anuncia que Danilo enfrenta o Cruzeiro: "Está bem"




Davide Ancelotti e Fernando Seabra no jogo entre Botafogo x Bragantino — Foto: André Durão/ge



Os primeiros minutos foram mais favoráveis ao Bragantino, atento desde o primeiro segundo e intenso na hora de adiantar a marcação, pressionando o Botafogo. Foram duas finalizações dos comandados de Fernando Seabra em sequência: a primeira com Sasha, que forçou John a defender batida cruzada, e outra com Pitta arriscando de fora da área. Com Cuiabano amarelado desde os 11 minutos, o time paulista focava suas tentativas pelo lado esquerdo da defesa alvinegra.


No entanto, principalmente em confrontos mata-mata, efetividade é tudo - e neste quesito o Botafogo foi superior. Repetindo o entrosamento entre pontas e laterais por ambos os flancos, o Alvinegro abriu o placar na primeira finalização no alvo que teve. Kaio Pantaleão iniciou a jogada mais atrás e abriu com Artur, que achou Vitinho no fundo. O lateral cruzou rasteiro para Montoro bater de primeira e desencantar com a camisa do Botafogo.


O gol desafogou um time que via o rival em melhor momento e também deu os primeiros louros oficiais a um jovem que gera encantamento nos bastidores. “Furando a fila” pelo desempenho em treinos desde a Copa do Mundo de Clubes, Montoro caminha a largos passos para se tornar uma das referências ofensivas do time em 2025.


+ Atuações do Botafogo: veja quem foi bem, quem foi mal e dê suas notas




Montoro em Botafogo x Bragantino — Foto: Vitor Silva/BFR



O camisa 8 chama o jogo para si, dá combate, desequilibra com dribles curtos. Seus oito jogos até aqui parecem uma boa prévia do futuro. No segundo tempo, inclusive, Montoro quase ampliou após novo cruzamento de Vitinho, mas desta vez foi travado por Hurtado.


Outra boa notícia do primeiro tempo foi a participação de Savarino. A importância do camisa 10 no time é inegável, assim como o fato de que ele não remete nem de longe ao que desempenhou em 2024, ao menos até aqui. Em uma temporada apagada e frustrante para todas as partes, o venezuelano quase deixou o dele em chute defendido por Cleiton.


+ Cuiabano desconversa sobre negociações na janela: "Sou jogador do Botafogo"





Savarino em Botafogo x Bragantino, pela Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/BFR



A partida ganhou números finais com o brilho de Barboza, que despontou como zagueiro-artilheiro. Aos 31, foi dele o desarme sobre Sasha que iniciou rápido contra-ataque do Botafogo. Na sequência, ele passou para Savarino, que abriu com Cuiabano enquanto Barboza dava um pique para entrar na área. Sem desperdiçar, o zagueiro aproveitou o cruzamento na medida e fez o segundo da noite no Nilton Santos.


O segundo tempo do Botafogo teve quase o dobro de finalizações da etapa inicial: 10 a 6. Mas a eficácia de chegar, ameaçar Cleiton e converter não foi vista novamente. Davide fez sua primeira troca com aos 16 minutos, com Telles no lugar de Cuiabano.


Em roteiro repetido de outros jogos sob o comando de Davide Ancelotti, o time pecou para construir uma vantagem que poderia mudar totalmente o cenário do jogo de volta.


+ Botafogo vence o Bragantino na ida das oitavas da Copa do Brasil





Gol de Barboza no jogo entre Botafogo x Bragantino — Foto: André Durão/ge



Entre os lances de perigo, dois saltam aos olhos: o chute cara a cara de Arthur Cabral, que recebeu boa bola roubada por Savarino e viu Cleiton defender, e outro de Nathan Fernandes (que substituiu o camisa 98) após tabelinha com Joaquín Correa (que entrou na vaga de Artur).


— (A queda no segundo tempo) é um pouco característica do futebol brasileiro e também do nosso time. Temos que trabalhar. Eu tenho que fazer as trocas corretas para corrigir e manter o time compacto o maior tempo possível. Acho que com cinco trocas, todos os jogadores do elenco vão ser importantes. Minha responsabilidade em cada jogo é escolher bem para fazer o time manter o estilo de jogo que queremos impor na primeira parte do jogo — comentou Davide Ancelotti.


Se a vitória por 2 a 0 não carimba a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, ela ao menos dá mais tranquilidade ao Botafogo para o jogo em Bragança Paulista. O jogo no Nilton Santos também serviu para boas notícias individuais: Newton em franca evolução ao lado de Marlon Freitas, Kaio Pantaleão cada dia mais seguro, Savarino mostrando que pode ressurgir das cinzas.





Time do Botafogo antes de Botafogo x Bragantino — Foto: André Durão/ge




O “e se?” é inevitável, mas a noite terminou com muito mais pontos a exaltar do que a corrigir. De quebra, Davide Ancelotti venceu sua primeira partida no Nilton Santos após dois empates na casa do Botafogo.


— Desejo de ganhar em casa eu tinha, sendo sincero. Muito contente não só pela vitória, mas porque temos um caminho que seguimos. E vamos melhorando. Temos muito que melhorar ainda. Hoje, acho que temos que fazer mais gols com as oportunidades que temos. Não é o primeiro jogo que acontece. Contente, claramente, mas com muito trabalho também - analisou.


O Botafogo volta a campo neste domingo para enfrentar o Cruzeiro, pela 18ª rodada do Brasileirão, em partida que deve marcar a estreia de Danilo. A volta das oitavas da Copa do Brasil contra o Bragantino será na quarta-feira, em São Paulo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo

🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧




Fonte: Por Bárbara Mendonça — Rio de Janeiro