PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders serão os rivais alvinegros na competição
Textor prevê 2025 do Botafogo: "Para todo jogador que sair, temos um esperando" (https://ge.globo.com/video/textor-preve-2025-do-botafogo-para-todo-jogador-que-sair-temos-um-esperando-13161313.ghtml)
Campeão da última Conmebol Libertadores, o Botafogo conheceu nesta quinta-feira os adversários no Mundial de Clubes 2025. A equipe comandada por Artur Jorge caiu no Grupo B ao lado de Paris Saint-Germain (França), Atlético de Madrid (Espanha) e Seattle Sounders (Estados Unidos). Abaixo, o ge mostra detalhes de cada equipe.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Paris Saint-Germain
Destaques
Após a saída de Mbappé para o Real Madrid e o fim do trio de ataque com Neymar e Messi, o PSG vive uma era sem estrelas. A lacuna abriu espaço para os mais jovens. São os casos do atacante Barcola e do volante João Neves - respectivamente o artilheiro e o líder de assistências do clube na temporada.
Barcola, inclusive, é revelado pelo Lyon, clube de John Textor na França, e chegou a jogar com Jeffinho no OL. Ele foi negociado com o rival na última temporada por causa dos problemas financeiros da equipe com os órgãos regulamentadores de dívidas do país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/d/a/uqNRh0Q2KjTxm9EHOZBQ/2024-11-06t220025z-1852361575-up1ekb61p4og9-rtrmadp-3-soccer-champions-psg-atm-report.jpg)
Luis Enrique após derrota do PSG para o Atlético de Madri, pela quarta rodada da Champions League — Foto: Christian Hartmann/ Reuters
Treinador
Luis Enrique está no PSG desde que comandou a Espanha em uma campanha ruim na última Copa do Mundo, na qual a equipe foi eliminada para Marrocos nas oitavas de final. O espanhol tem um estilo de jogo baseado em posse de bola e valorização de passes curtos.
O técnico, inclusive, fez uma "previsão" que enfrentaria o Botafogo em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira e acertou.
- Qual é o melhor clube do Brasil neste momento? O Botafogo? PSG x Botafogo é certo. Bem, posso quase garantir - disse Luis Enrique.
Botafogo: Veja o sorteio que definiu o grupo no Mundial de Clubes de 2025 (https://ge.globo.com/video/botafogo-veja-o-sorteio-que-definiu-o-grupo-no-mundial-de-clubes-de-2025-13161188.ghtml)
O que fez para estar no Mundial
O PSG não venceu a Liga dos Campeões nos últimos quatro anos. O clube francês se classificou pelo ranking de clubes da Uefa pela média dos clubes no período.
Momento
Mesmo sem Mbappé, a equipe comandada por Luis Enrique lidera o Campeonato Francês com folga, com dez vitórias e três empates em 13 jogos. A vida dos parisienses não tem sido tranquila quando o assunto é Liga dos Campeões: atualmente, o time está fora da zona de classificados até para os play-offs da competição, com três derrotas em cinco partidas.
Tem brasileiro no time?
Marquinhos: uma das figurinhas carimbadas da Seleção nos últimos anos, Marquinhos está no PSG desde 2013 e é considerado ídolo do clube. O zagueiro tem mais de 25 títulos conquistados pela equipe francesa.
Lucas Beraldo: contratado pelo PSG junto ao São Paulo no ano passado, o zagueiro é visto como um projeto a médio e longo prazo. Canhoto, também é utilizado como lateral-esquerdo quando necessário.
“É o maior semana da história do Botafogo”, opina Rizek (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/e-o-maior-semana-da-historia-do-botafogo-opina-rizek-13161044.ghtml)
Atlético de Madrid
Destaques
Maior artilheiro da história do clube, o francês Griezmann segue em alta, com sete gols e seis assistência neste início de temporada. O Atleti fez uma janela agressiva, contratou o argentino Julián Álvarez do Manchester City, e o impacto foi imediato: já balançou as redes dez vezes na nova equipe.
No aspecto defensivo, destacam-se Jan Oblak, há muito tempo um dos melhores goleiros do mundo, e Marcos Llorente, um "faz-tudo" do elenco - o espanhol já foi utilizado como volante, lateral e até atacante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/H/y/71XGQ4RLe9MMEzjN19cQ/2024-05-15t203241z-654865349-up1ek5f1l2fno-rtrmadp-3-soccer-spain-get-atm-report.jpg)
Griezmann comemora primeiro gol em Getafe x Atlético de Madrid — Foto: Juan Medina/Reuters
Treinador
Diego Simeone foi, por muito tempo, tachado como retranqueiro pelo estilo de jogo baseado em linhas baixas e jogo físico para parar os adversários com faltas e entradas fortes.
Isso mudou. O estilo de jogo do argentino está mais adaptável e voltado para a parte ofensiva - ao menos um pouco. O time tem o quarto melhor ataque de La Liga na temporada, com 26 gols em 15 jogos - ficam atrás apenas de Barcelona, Real Madrid e Villarreal.
O que fez para estar no Mundial
O Atlético de Madrid não venceu a Champions nos últimos quatro anos. O clube espanhol se classificou pelo ranking de clubes da Uefa pela média dos clubes no período.
Momento
Com temporada passada decepcionante, sendo eliminado pelo Borussia Dortmund nas quartas da Champions e sem disputar o título de La Liga, o Atleti investiu alto em reforços para 2024/25. Chegaram os atacantes Álvarez e Sorloth, além do volante Conor Callagher.
O time faz temporada sólida no Espanhol, estando a quatro pontos (mas com um jogo a menos) do líder Barcelona. A vida tem sido de altos e baixos na Liga dos Campeões, com três jogos e duas derrotas nos cinco jogos disputados até aqui.
Tem brasileiro no time?
Samuel Lino: revelado pelo Flamengo, o jogador pouco atuou no Brasil antes de se transferir ao Gil Vicente, de Portugal, onde se destacou em 2022 até ser comprado pelo Atlético de Madrid. Não teve muitas chances até a temporada passada, quando começou a ser improvisado como ala esquerdo no esquema de três zagueiros de Simeone e se destacou, fazendo até gols em Liga dos Campeões. Tem 18 partidas disputadas na atual temporada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/Y/D/EB3jHEQMWIytZadcxTCA/samuel-lino.jpg)
Samuel Lino é eleito o melhor jogador do Atlético de Madrid na temporada espanhola — Foto: Twitter/Atlético de Madrid
Seattle Sounders
Destaques
O meia eslovaco Albert Rusnák é o "dono" do time. O camisa 11, que foi revelado pelo Manchester City mas nunca jogou profissionalmente pelo time inglês, está na MLS desde 2017 e no Sounders há dois anos, após passagem de destaque pelo Real Salt Lake. Foram 10 gols marcados e 12 assistências no último campeonato.
O artilheiro é Jordan Morris, que já foi visto como uma das principais promessas do futebol dos Estados Unidos há dez anos. O atacante nunca conseguiu dar o passo à frente e a passagem na Europa ficou limitada a um empréstimo sem gols ao Swansea City, time do País de Gales que disputa a 2ª divisão inglesa, em 2021. Ele jogou a Copa do Mundo de 2022 ao lado de Cristian Roldán, outro destaque da equipe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/B/k/Q0dU0RSbSzVOO2r2Zlog/49606378191-33fe802ec4-k.jpg)
João Paulo, ex-Botafogo em ação pelo Seattle Sounders — Foto: Charis Wilson / Sounders FC Communications
Treinador
O norte-americano Brian Schmetzer tem uma vida inteira dedicada ao Seattle Sounders. Nos anos 1980, ele iniciou a carreira de atleta no futsal do clube e depois migrou para o campo. Ao se aposentar dos gramados, se tornou funcionário do clube.
Em 2009, ele assumiu a função de auxiliar técnico e foi efetivado em 2017. Sob seu comando, o Sounders conquistou o título da MLS em 2019 e a Liga dos Campeões da Concacaf em 2022.
O Seattle foi apenas o terceiro time dos Estados Unidos a conquistar o principal torneio continental. Antes, DC United, em 1998, e Los Angeles Galaxy, em 2000, haviam sido campeões, mas em uma versão anterior da competição e sem haver o Mundial de Clubes no formato atual.
O que fez para estar no Mundial
O Seattle Sounders foi o primeiro time dos Estados Unidos a se classificar para o Mundial de Clubes ao vencer a Liga dos Campeões da Concacaf de 2022.
Momento
A atual temporada do Seattle foi boa apesar do revés sofrido no último domingo. A equipe chegou à final da Conferência Oeste, mas acabou derrotada pelo Los Angeles Galaxy, que irá disputar a decisão da MLS.
Tem brasileiro no time?
João Paulo: É um velho conhecido do Botafogo. O meia jogou no clube de 2017 e 2019, antes de se transferir para o Seattle. No Alvinegro, João Paulo foi um dos destaques do elenco numa fase em que o clube não tinha o poder de investimento que obteve com a transformação em SAF. Sua venda teve papel importante para aliviar as finanças do Botafogo à época. Com contrato no fim, dificilmente ficará em Seattle na próxima temporada.
Léo Chu: Promessa da base do Grêmio, o meia chegou à equipe americana em 2021 e fez parte do grupo vencedor da Concacaf
Nathan Cardoso: Formado na base do Palmeiras, o zagueiro também tem passagens no Criciúma e na Chapecoense. Esta é sua primeira temporada na equipe americana.
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Redação do ge — Rio de JaneiroF