Páginas

sábado, 8 de setembro de 2018

Vindo de empate contra a Raposa, Botafogo precisa vencer o Flu na briga direta por posições





Amanhã você vai estar tão vidrado no Fogão que não vai nem piscar na frente na TV, né? (Botafogo de Futebol e Regatas)


Com um time modificado nas peças e estrutura em relação ao confronto contra o Grêmio quando foi impiedosamente goleado, o Botafogo fez um bom jogo contra o Cruzeiro no Nilton Santos mas não passou de um empate em 1 a 1.

Zé Ricardo parece que cedeu ao clamor da torcida e, valendo-se de uma trinca de volantes, armou um time mais fechado. Mais organizado em suas linhas, as possibilidades de conseguir o resultado que precisava se ampliaram e a vitória não veio por detalhes. Essa formação-base mais cautelosa deve ser utilizada nos jogos restante do Brasileiro: tanto dentro como como fora de casa; contra candidatos ao título ou contra os que brigam na parte mais baixa da tabela já que é o melhor que se adéqua ao atual elenco. Com Saulo no gol (é o que temos para o momento) e a dupla de zaga composta por Carli e Rabello que voltava ao time depois de cumprir suspensão, daí pra frente tivemos grandes novidades. Zé Ricardo veio com uma linha de volantes formada por Lindoso que voltava ao time após algum tempo no DM, Jean e Bochecha, deixando de fora Matheus Fernandes que havia sido substituído no intervalo do jogo contra o Grêmio. Mas as mudanças não pararam por aí. O técnico barrou o meia Leo Valencia e priorizou a formação com três atacantes formada por Erik, Luiz Fernando e Kieza que voltou ao time depois de longo tempo fora por lesão. O camisa 9 ocupou o lugar de Brenner que foi muito mal e perdeu a posição.

Cobrávamos no último post, após a goleada para o Grêmio, um novo começo de trabalho, tanto na escolha do esquema quanto das peças que melhor desempenhassem as funções e ela veio. Veja: Depois da goleada sofrida para o Grêmio, Botafogo busca a reação no Nilton Santos contra o Cruzeiro...


TUDO IGUAL NO NILTÃO! Botafogo abre o placar no início com Luiz Fernando, mas em um golaço de Edilson, o Cruzeiro arrancou o empate no Rio! (@FoxSportsBrasil)






O Botafogo começou o jogo bem postado em campo, com um marcação mais baixa do que a habitual e anulando as principais jogadas do adversário que tinha mais posse de bola mas não oferecia perigo ao gol de Saulo. Já no segundo tempo, mesmo sem mudar as peças, fez um jogo mais propositivo e conseguiu levar perigo efetivo ao gol de Fábio.

O goleiro cruzeirense terminou a partida como principal nome do jogo e impediu a vitória que esteve muito perto do time alvinegro. No final, o empate não foi bom já que o objetivo de se afastar da zona de rebaixamento não foi alcançado.

Foi um jogo escamado, com muitas faltas e cartões amarelos equivocados, expondo a passividade mórbida da arbitragem.

Os gols saíram ainda no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Luiz Fernando recebeu bom passe na pequena área, se livrou da marcação e fuzilou para gol sem chances para Fábio. Mas a alegria alvinegra só durou vinte e seis minutos. Com um chute forte e cheio de efeito, Edilson cobrou falta longe da área, a barreira abriu e Saulo aceitou. Falhou feio o nosso goleiro que se deslocou para a direita na cobrança e não alcançou a bola.

Ainda no primeiro tempo, os alvinegros reclamaram muito da não marcação de pênalti de Fábio sobre Carli em cobrança de escanteio. Em outro lance, Klaus deixou de expulsar o meia Henrique que já tinha amarelo e fez falta grave em Matheus. Em outras oportunidades, o Bota esteve à beira de ampliar quando Igor Rabello cabeceou na trave, Luiz Fernando chutou em cima de Fábio e Kieza repetiu a dose permitindo a defesa do goleiro. No finalzinho, o arqueiro cruzeirense, que já vinha sendo o destaque da partida, operou milagres. Na melhor chance do jogo, Marcinho cruzou na área, o zagueiro Ezequiel tentou o corte mas mandou a bola contra o patrimônio e Fábio tirou a bola no reflexo impedindo o segundo do Glorioso. Paciência!


TABELA ATUALIZADA Dá RT se o seu time tá tirando onda no campeonato (@FoxSportsBrasil)










































Com o empate dentro de casa, o Botafogo atingiu os 26 pontos mas permaneceu na 15a. posição.

Definitivamente a 23a. rodada não foi boa para o Alvinegro que viu seus concorrentes diretos galgarem posições. O Vitória (14o.) chegou aos mesmos 26 pontos mas está à nossa frente com uma vitória a mais. O Atlético-PR perdeu mas continua em 13o. com 27; o Flu somou um ponto e chegou aos 28 em 12o.; o Bahia venceu e chegou  aos 28 pontos na 11a. posição; o Santos ganhou um ponto e está em 10o. com 28; e o América-MG venceu e chegou em nono com 29 pontos. Isso sem falar na turma de baixo que vem se recuperando como é o caso do Ceará que venceu o Corinthians por 2 a 1 e se igualou ao Sport com 23 pontos. Esses formam o grupo das dez equipes com pontuação entre 23 e 29 que brigam entre si para permanecerem afastados da zona da degola.

Na rodada de número 24, vamos atuar como visitantes no clássico marcado para às 16h de domingo no Maracanã. O mandante é o Fluminense que vem de um empate sem gols contra o Vitória, soma 28 pontos e ocupa a 12a. posição.


Clássico Vovô EQUILIBRADO! Quem você acha que vence o próximo jogo? (Canal Premiere










































No primeiro turno, jogando no Nilton Santos, o Alvinegro venceu por 2 a 1 em noite de Jefferson Paredão. O Flu teve mais posse de bola mas o Bota contou com o ídolo inspirado para vencer. Rodrigo Lindoso abriu o placar de cabeça. Pedro empatou de peito e Kieza fez o gol da vitória também de cabeça no segundo tempo.

O duelo entre os rivais pelo Brasileiro soma 53 partidas. O equilíbrio é evidente com 18 vitórias do Alvinegro, 18 empates e 17 vitórias do Tricolor. Os artilheiros do Bota marcaram 62 vezes contra 58 do Flu.

Com uma campanha bem abaixo do esperado após a Copa, o Bota continua patinando na tabela e vê o fantasma do descenso bater à porta. Se por um lado o time faz uma campanha bem razoável jogando em casa, fora não consegue repetir o feito.

Dos trinta e seis pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu o Vasco em São Januário. O aproveitamento chegou aos pífios 16,6%, muito abaixo do aceitável.

Já em casa, dos trinta e três pontos disputados como mandante, conquistou vinte. Venceu o Grêmio, Fluminense, CAP, Chape e Sport; empatou com Palmeiras, Vitória, Ceará, Santos e Cruzeiro e perdeu a invencibilidade no NS para o Galo. Com mais um empate, o aproveitamento que era de 63,33% caiu para 60,6%, o que ainda é um índice bem aceitável.

O aproveitamento geral após as 23 rodadas é de 37,7%, abaixo do necessário para se livrar do descenso. O time conseguiu seis vitórias, oito empates e foi derrotado nove vezes. De mesma forma, a média de gols continua baixa. Marcamos 21 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 32 vezes, permanecendo com o saldo negativo de 11 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, Gatito, João Paulo, Marcos Vinícius, e Renatinho entregues ao DM ou em fase de transição; e ainda, Joel Carli e Jean que cumprem suspensão automática, tudo indica que Zé Ricardo manterá a estrutura do time que empatou com o Cruzeiro no meio de semana. Com isso, Marcelo Benevenuto deve formar dupla com Rabell... mais »



Por Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr