Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

De Ronaldinho a Guardiola: documentário retrata Loco Abreu


Diretor uruguaio viaja ao Brasil e a outros países do mundo para ouvir pessoas próximas e traçar um perfil de atacante que é ídolo do Botafogo




Diretor Javier Serradilla entrevista Ronaldinho para
 documentário sobre Loco Abreu (Foto: Arquivo pessoal)
Aos 39 anos, Loco Abreu está perto da aposentadoria. Mas sua carreira ficará eternizada com o documentário “A lo Loco” (expressão que, em tradução livre, significa fazer algo de maneira louca), previsto para estrear nos cinemas do Uruguai em março do ano que vem. Na última semana o diretor do filme, o uruguaio Javier Serradilla, esteve no Rio de Janeiro para filmar depoimentos sobre o ídolo do Botafogo. Um dos entrevistados foi Ronaldinho, companheiro do camisa 13 no Grêmio, em 1998.


No Rio de Janeiro, além do depoimento de Ronaldinho, o diretor procurou entender o impacto da passagem de Loco Abreu pelo Botafogo, de 2010 a 2012. A ideia de Javier Serradilla é mostrar a personalidade do atacante dentro e fora dos gramados, por se tratar de uma figura marcante no futebol do Uruguai, principalmente depois do pênalti cobrado com cavadinha na vitória sobre Gana, na quartas de final da Copa do Mundo de 2010.


- No Uruguai, Abreu é um ídolo, um dos maiores jogadores da história do país. Alguém que fez o gol mais importante da seleção nos últimos 30 anos. E não foi um gol comum. Uma cavadinha, algo que sempre pensamos que ele poderia, ou não, fazer. É uma pessoa de caráter impressionante, com uma forma de ser única. Então me seduz retratar sua vida esportiva e pessoal - explicou.

Loco Abreu dá cavadinha e sai para comemorar vaga na semifinal da Copa do Mundo de 2010: personagem do futebol do Uruguai (Foto: AFP)

Ao lado do cinegrafista Waldo Melgar, o diretor ouviu jogadores, treinadores, jornalistas, amigos e estudiosos para conhecer um pouco mais de Sebastián Abreu e ir além.

Serradilla com cinegrafista Waldo Melgar no Rio:
 busca por personagens relativos à história de Abreu
 (Foto: Gustavo Rotstein)
- Sempre pensei em fazer um documentário sobre um jogador de futebol. E cada peça que juntava me levava a Abreu. É um atleta que defendeu diversos clubes, rodou o mundo e viveu várias culturas. O filme não será somente sobre ele. Também lanço a questão: o que acontece quando um jogador se aposenta?


Além de Ronaldinho, o filme “A lo Loco” terá depoimentos de Luis Suárez, Pep Guardiola (companheiro de Abreu no Dorados, do México), Hugo de León, Óscar Tabarez, técnico da seleção do Uruguai, e do ex-presidente do país Jose Mujica, entre outros.


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

De aposta a protagonista em 3 meses, Navarro vibra: “Momento único”


Até então desconhecido quando desembarcou no Brasil em julho, atacante conquista torcida do Botafogo com nove gols em 11 jogos. Renovação está próxima




No aniversário de 39 anos de Loco Abreu, quem brilhou foi outro uruguaio. Com dois gols e uma bola na trave, Álvaro Navarro comandou a goleada por 4 a 0 sobre o Bragantino, neste sábado, e deu mais um passo para trilhar o caminho do compatriota, que brilhou no Botafogo entre 2010 e 2012.

Os números de Navarro impressionam. O atacante, até então como desconhecido, desembarcou no Brasil em julho. De incógnita, assumiu papel de protagonista em menos de três meses. Desde então, foram nove gols em 11 jogos com a camisa do Botafogo. Estatística que o coloca como principal artilheiro do time na Série B e segundo na temporada, atrás de Bill (11) e empatado com Rodrigo Pimpão (9). Os dois já deixaram o clube.

- Talvez seja minha melhor fase. É um grande momento. Um momento único.

Navarro precisou de menos de três meses para conquistar a torcida do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

O carinho por parte dos alvinegros já é enorme. Após a vitória sobre o Bragantino, na saída do Estádio Nilton Santos, Navarro, com semblante feliz, mas também assustado, não conseguia andar. Cercado por dezenas de crianças e torcedores, o uruguaio posou pacientemente para fotos por cerca de 15 minutos, sem sair do lugar.

- A torcida do Botafogo é muito carinhosa comigo. Isso é muito lindo. Eu me sinto muito bem acolhido aqui. E isso é fundamental.

E o casamento de Navarro e Botafogo tem tudo para ser duradouro. O clube trata a negociação de renovação com o uruguaio, que tem contrato até o fim da Série B, como a mais avançada do elenco. As duas partes já têm acordo quanto a tempo de contrato e salário. A ideia é que o jogador fique no Alvinegro por mais dois anos, até o fim de 2017. Reunião na próxima quarta-feira, entre dirigentes e o empresário Gerardo Cano, pode selar a permanência.

- Acredito que nessa semana nós vamos resolver tudo. A minha família também está muito feliz e se sente bem no Rio de Janeiro. E isso é fundamental.




Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Tomas diz que Botafogo deve seguir 'passando o cerol' nos jogos em casa


Meia foi titular na vitória de 4 a 0 sobre o Bragantino, neste sábado, no Nilton Santos




Botafogo venceu fácil o Bragantino
(Foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)
O Botafogo passou fácil pelo Bragantino, neste sábado, por 4 a 0, no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, o Glorioso ficou muito mais próximo do retorno à elite. Para o meia Tomas, a equipe deve seguir vencendo em casa, sem piedade, até garantir o retorno à Primeira Divisão.


- Dentro de casa, temos que passar o cerol mesmo, partir pra cima e garantir logo a vaga na Série A - disse o meia ao Canal Premiere FC.

O Alvinegro volta a campo nesta terça-feira, contra o Ceará, novamente no Estádio Nilton Santos. Ou seja, mais uma oportunidade de 'passar o cerol', como quer Tomas.

Fonte: Lancenet