 |
Joel Carli é o primeiro reforço do Botafogo para 2016 (Foto: Reprodução / Site Oficial) |
Jogador firme, de bom jogo aéreo defensivo, alto e forte. Por outro lado, também reserva e sem muita habilidade com a bola nos pés. Esse é Joel Carli,
o primeiro reforço do Botafogo para 2016. Zagueiro de 1,91m e 29 anos, chegou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira para realização de exames médicos e assinar o vínculo de dois anos. O atleta foi contratado do Quilmes, da Argentina, onde atuava desde 2011.
Carli atuou por 18 vezes nesta temporada. Antes titular, passou ao banco de reservas quando o clube trocou de treinador em julho - saiu Julio César Falcioni e chegou Facundo Sava. O motivo é a preferência técnica de cada treinador. Enquanto Falcioni buscava um zagueiro de jogo mais forte, Sava prefere um atleta tecnicamente mais habilidoso. Pela suas características, é um atleta que costuma receber muitos cartões, apesar de não ter sido expulso nenhuma vez este ano.
- Carli é um zagueiro central bastante alto, de 1,91m. Tem um ótimo jogo aéreo defensivo. É forte e lutador. Porém, não é um zagueiro tecnicamente habilidoso. Por isso, acabou o campeonato na reserva. O novo treinador, o Facundo Sava, prefere os zagueiros mais habilidosos e que sejam bons na saída e toque de bola. Pela sua forma de jogar, sempre forte, recebe muitos cartões - explica o jornalista argentino Pato Burlone, do canal de televisão TyC Sports.
É a primeira vez que o novo jogador do Botafogo deixa a Argentina. Antes, atuou apenas por clubes do país. Iniciou a carreira no Aldosivi, de Mar del Plata, cidade de nascimento do defensor. Ele ainda passou por Deportivo Morón e Gimnasia y Esgrima La Plata, até chegar ao Quilmes em 2011, quando disputou a Segunda Divisão.
De acordo com o jornalista Sebastian Díaz, do jornal Olé e da rádio FM Sur, Joel Carli está sem ritmo de jogo, já que atuou poucas vezes no segundo semestre - quando houve a troca de treinador. Mas, em o atleta tendo sequência, tem como qualidade a antecipação de jogadas.
- Está com um pouco de falta de ritmo porque neste último semestre foi reserva e jogou pouco. Mas sempre teve um bom nível. Se tem sequência, é muito bom antecipando as jogadas. Ele tem pernas grandes, o que favorece nesse aspecto. No Quilmes, chegaram a testar ele como lateral, mas foi muito mal. Sua posição é só zagueiro central - conta.
 |
Quem recebeu o jogador nesta quinta foi o diretor jurídico Gustavo Noronha (Foto: Reprodução) |
O Quilmes encerrou o Campeonato Argentino deste ano na 11ª posição, com 45 pontos, 19 a menos que o campeão Boca Juniors. Parte da imprensa local ficou surpresa com a notícia de que Carli estava sendo contratado pelo Botafogo, uma vez que se trata de um grande centro do futebol, o Brasil. Na competição nacional, o zagueiro não marcou nenhum gol.
Joel Carli chega para suprir ausências de Diego Giaretta e Alisson, liberados pelo clube na última segunda-feira. Para a posição, o Alvinegro negocia as renovações de Renan Fonseca e Roger Carvalho e tem ainda os jovens Emerson e Igor Rabello à disposição.
Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE