Em 1968, seleção brasileira venceu os argentinos por 4 a 1, com todos os gols feitos por atletas do time carioca
Abre Aspas: Cleber Xavier elege Botafogo como melhor futebol do Brasil (https://ge.globo.com/video/abre-aspas-cleber-xavier-elege-botafogo-como-melhor-futebol-do-brasil-13100491.ghtml)
O Botafogo, aos poucos, vai voltando a ter representantes na seleção brasileira. O lateral Alex Telles foi chamado nesta sexta-feira pelo técnico Dorival Júnior e se une a Luiz Henrique e Igor Jesus, companheiros de Alvinegro, também convocados. O time carioca, inclusive, é o que mais cedeu atletas para o Brasil na atual Data Fifa.
A relação do Alvinegro com a Seleção é antiga e passou por grandes ídolos, entre eles Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, entre outros. Em 1968, por exemplo, a equipe brasileira foi apelidada de "Selefogo", em um jogo contra a Argentina, devido à grande quantidade de jogadores do Botafogo no time.
Na época, o Brasil recebeu o time titular da Argentina, no Maracanã, para um jogo amistoso, e venceu por 4 a 1. Todos os gols foram marcados por jogadores do Botafogo. E mais: oito atletas em campo eram do Alvinegro, dois do Vasco e um do Fluminense - a seleção contava apenas com jogadores que atuavam no Rio de Janeiro, com Zagallo como treinador, em seu primeiro jogo como comandante do Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/n/L/EXwAHXTAeN4B2QFLG8Tg/oglobo.jpg)
Goleada do Brasil, com base do time do Botafogo, sobre a Argentina — Foto: Acervo - O Globo
- A expressão que ficou conhecida a seleção brasileira surgiu depois deste jogo. O ápice foi a troca de 52 passes até a bola chegar nos pés do Paulo César, que marcou o quarto gol da Selefogo. Os bons ventos voltaram e com ele o tempo de Botafogo - disse, ao ge, o coordenador e curador do Museu Botafogo, Ricardo Macieira
Escalação do Seleção em 7 de agosto de 1968: Félix (Fluminense); Moreira (Botafogo), Brito (Vasco), Leônidas (Botafogo) e Valtencir (Botafogo); Carlos Roberto (Botafogo) e Gérson (Botafogo); Nado (Vasco), Roberto (Botafogo), Jairzinho (Botafogo) e Paulo César Caju (Botafogo).
Os gols foram marcados por Valtencir, Roberto, Jairzinho e Paulo César.
+ Corretor de imóveis faz bico como entregador por renda extra para ver Botafogo na final da Libertadores
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/g/C/BZt7kZSa2qaKgOaAqJMg/whatsapp-image-2024-11-15-at-17.46.58-1-.jpeg)
A "Selefogo" em jogo do Brasil contra a Argentina — Foto: Museu Botafogo
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro