Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Lateral direita em evidência no Botafogo: aprimorar setor é um dos desafios de Barroca na pausa


Fernando recebeu vaias na derrota por 1 a 0 para o Grêmio; no banco, Marcinho também é questionado. Deficiência defensiva é o principal problema




Infoesporte



A lateral direita do Botafogo é uma das dores de cabeça que Eduardo Barroca terá para superar durante a pausa para a Copa América. No último jogo antes da folga, contra o Grêmio, o setor voltou a apresentar problemas. A deficiência defensiva é a principal preocupação.


Fernando foi questionado por torcedores no Nilton Santos e recebeu vaias nos minutos finais da derrota por 1 a 0 para o Tricolor. No banco, Marcinho também não é unanimidade entre os alvinegros, que pegaram no pé do lateral no início da temporada. Um dos desafios do técnico nas próximas semanas será aprimorar o desempenho do setor e restaurar a confiança dos atletas.


Os adversários do Botafogo têm percebido o problema. Geralmente, os ataques sofridos pelo Alvinegro se concentram por aquele lado.


O Botafogo começou a temporada com dois laterais-direitos no elenco: Arnaldo e Marcinho. O primeiro foi negociado com a Ponte Preta. Titular desde o ano passado, Marcinho já começou o ano pressionado. A principal queixa era pelas falhas na cobertura defensiva.



Marcinho tem 18 jogos pelo Botafogo na temporada — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Na base alvinegra, Marcinho começou como meia, por isso suas características mais ofensivas. O lateral costuma subir bem ao ataque, mas sofre com investidas adversárias e a situação já vinha sendo trabalhada junto ao ex-técnico Zé Ricardo, como revelou o jovem em entrevista ao GloboEsporte.com. Na ocasião, o jogador admitiu que seu desempenho defensivo precisava melhorar.


Marcinho: 18 jogos em 2019 (aproveitamento de 53,7%)
Fernando: 9 nove jogos em 2019 (aproveitamento de 66,7%)


Com o único lateral-direito do elenco bastante cobrado, o clube trouxe Fernando, também da base alvinegra e que estava emprestado ao Lille, da França. Com menos experiência, já que não havia estreado pelo profissional do Botafogo, o atleta de 20 anos foi logo utilizado por Barroca, mas ainda precisa de "casca".


Desde que o comandante chegou ao Botafogo, Marcinho foi titular apenas uma vez - na estreia do Brasileirão contra o São Paulo. O técnico chegou a dizer que conversou com o então titular e destacou a sobrecarga do lateral. Ele citou as vaias:


- Um cara especial para todos nós e que vem com uma sobrecarga grande. Ninguém suporta entrar em campo e ser vaiado. Isso afeta diretamente o Marcinho como afetaria qualquer um.


Marcinho em 2019

6 jogos sem sofrer gol
19 gols sofridos
1 assistência
6 cartões amarelos
1 cartão vermelho


Todos já desceram, mas Marcinho segue em campo e conversa com Eduardo Barroca.


Agora o treinador terá que lidar também com a pressão sobre Fernando.


A expectativa de um jogo mais sólido defensivamente com Fernando ainda não foi correspondida. Na primeira partida em que atuou os 90 minutos, por exemplo, contra o Fluminense, o lateral sofreu: Yony González, Caio Henrique e Daniel insistiram nas ações em cima dele, que perdeu muitas bolas no setor.


Contra o Grêmio, Fernando novamente perdeu muitas disputas, e Diego Tardelli e Juninho Capixaba se aproveitaram dos espaços. No fim, com o placar adverso, as vaias surgiram quando o jogador pegava na bola. Barroca evitou comentar a atuação do lateral e assumiu a responsabilidade pela derrota.


- Entendo que o Botafogo perdeu o jogo pela coletividade, não seria capaz de falar apenas de um jogador. O Grêmio ganhou na coletividade, e a responsabilidade é minha. Preciso encontrar soluções coletivas para esse tipo de jogo. Por exemplo, o Fluminense também criou muitos problemas coletivos, mas ali a gente conseguiu vencer. Vamos tirar as lições desse jogo para a sequência.


Fernando é o líder do Botafogo no quesito faltas cometidas no Brasileirão - ao todo foram 15.



Fernando em 2019

5 jogos sem sofrer gol
4 gols sofridos
1 assistência
2 cartões amarelos
1 cartão vermelho provocado



Fernando não foi bem contra o Grêmio — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


Além de preencher os espaços na defesa, Barroca tem ainda o desafio de usar mais os laterais do Botafogo no ataque. As jogadas ofensivas pelos lados não têm sido bem exploradas. Fernando ainda sobe pouco. Gilson, que chegou a aparecer bem na frente em alguns jogos, contra o Grêmio quase não foi visto no campo do adversário.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro