Páginas

domingo, 6 de março de 2022

Conheça as ideias do braço direito de Luís Castro e a comissão técnica que deve chegar ao Botafogo



Vítor Severino está ao lado do provável novo técnico do Botafogo há nove temporadas



Quando partiu para o mercado em busca de um treinador para o “novo Botafogo”, John Textor tinha em mãos uma lista de pelo menos três nomes que o agradavam. O de Luís Castro, porém, era o que mais saltava aos olhos por conta da reformulação da base do Porto, de Portugal, durante quase uma década – um projeto que parecia se encaixar perfeitamente nos planos alvinegros do americano.

+ Novo treinador deve chegar em até duas semanas

E foi neste período no Porto, que começou em 2006 e terminou em 2014, que Luís Castro conheceu aquele que viria a ser seu braço direito até hoje: Vítor Severino. Aos 38 anos, ele é o profissional que integra a comissão técnica de Castro há mais tempo e deve chegar ao Botafogo junto com o treinador, segundo apurou ge junto a pessoas próximas do estafe do comandante.




Vitor Severino conversa com Luís Castro durante treino do Al-Duhail — Foto: Divulgação/Al-Duhail



Severino é o auxiliar de Castro desde o trabalho no Rio Ave, em 2016. Mas a relação de parceria começou três anos antes disso, quando se conheceram na Espanha, em um curso para treinadores da UEFA – a dupla, inclusive, tem a licença máxima para técnicos da entidade europeia.

O currículo do jovem de 30 anos impressionou Castro: Severino já havia desempenhado quase todos os cargos na base do clube português Académica de Coimbra. Ele estava no time há uma década e àquela altura era coordenador das categorias inferiores e treinador da equipe B. Além disso, era professor na Universidade de Coimbra, onde lecionava a disciplina de Metodologia do Treino em Futebol no curso de Ciências do Esporte.


+ Porta-voz faz balanço da Botafogo SAF




Assinatura do contrato com John Textor é oficializada no Botafogo (https://ge.globo.com/video/assinatura-do-contrato-com-john-textor-e-oficializada-no-botafogo-10357642.ghtml)



Castro, então, convidou Severino para ingressar no Porto. O jovem, que já era mestre, abandonou a carreira de professor de universidade e passou a lecionar cursos pontuais para conseguir se dedicar seu tempo integralmente ao futebol. Como auxiliar técnico da equipe sub-19, Severino conquistou duas vezes o campeonato nacional – também foi técnico do sub-15, do sub-14 e auxiliar da equipe B.

Quando Castro deixou o Porto, levou Severino junto. Foi ali que o jovem se tornou auxiliar do treinador, cargo que ocupa até hoje, no Al-Duhail. O restante da comissão técnica atual foi sendo integrada ao longo da trajetória.




Da esquerda para a direita: Pedro Brito, Daniel Correia, Luís Castro, Vítor Severino e João Brandão — Foto: Divulgação/Al-Duhail



Abaixo, ge apresenta os demais integrantes e mostra alguns vídeos compartilhados por Severino em suas redes sociais. As imagens dão uma pista do tipo de jogo que a dupla gosta: quando há espaço, ir ao ataque. Quando não há, criá-lo.


Comissão técnica que deve vir ao Botafogo:


Vítor Severino, primeiro auxiliar técnico
João Brandão, auxiliar técnico
Daniel Correia, preparador de goleiros
Pedro Brito, preparador Físico
José Costa, analista de desempenho


Vitória de Guimarães (2018 a 2019)

O preparador físico Pedro Brito e o analista de desempenho José Costa faziam parte da comissão fixa do Vitória quando Luís Castro e Vítor Severino chegaram ao clube. Brito e Costa foram integrados ao grupo do treinador na transferência para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia


Shakhtar Donetsk (2019 a 2021)

Luís Castro chegou com uma comissão técnica quase completa no time ucraniano. Além de Vítor Severino, seu inseparável auxiliar técnico, o treinador levara Pedro Brito, preparador físico, e José Costa, analista de desempenho. Na Europa, porém, é normal que um técnico tenha dois auxiliares. E foi aí que João Brandão ingressou na equipe. Ele havia conhecido Castro nos tempos de Porto.

Al-Duhail (2021 até agora)

O “caçula” da comissão técnica de Luís Castro é o preparador de goleiros Daniel Correia. O profissional é outro oriundo da década em que o treinador trabalhou nas categorias de base do Porto.

podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay – clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify – clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts – clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts – clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts – clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!

Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Rio de Janeiro