Páginas

domingo, 18 de agosto de 2024

Artur Jorge valoriza goleada do Botafogo: "Oportunidades para fazer outros tantos (gols)"



Treinador destaca atuação do time no segundo tempo, mas cobra eficácia devido aos gols perdidos



O Botafogo goleou o Flamengo neste domingo por 4 a 1 e retornou à liderança do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva, o técnico Artur Jorge discordou da ideia de que mandou um time com "força máxima" a dias de um duelo eliminatório contra o Palmeiras, pela Libertadores. Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins (duas vezes) fizeram os gols alvinegros no Nilton Santos.


- Eu não acho que essa seja a força máxima do Botafogo, vocês avaliam o trabalho de vocês, e eu avalio o meu. Trabalhamos em cima de muitos contextos. Nós hoje jogamos com uma equipe que achamos que estava preparada para enfrentar o Flamengo. Hoje vamos começar a pensar no jogo do Palmeiras. Temos que ter a capacidade de responder, que cada jogo tem a sua importância. Esse era o jogo mais importante que tínhamos depois do jogo contra o Palmeiras (confira a resposta na íntegra abaixo).





Botafogo 4 x 1 Flamengo | Melhores momentos | 23ª rodada | Brasileirão 2024



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Artur Jorge celebrou o resultado positivo, mas não deixou de apontar o que encarou como falta de eficácia nas finalizações. Após o primeiro tempo terminar empatado, o Glorioso carimbou o triunfo com Igor Jesus e Matheus Martins em uma segunda etapa de muitas chances perdidas.


- Esta é uma vitória muito importante para nós, não só pelos três pontos, mas porque vencemos um rival que está muito próximo na classificação. Sobre o jogo, foi uma entrada muito forte do Botafogo, fizemos o gol muito cedo. Após o gol, ficamos um pouco mais desguardados em vez de continuarmos com nossa dinâmica e intensidade ofensiva - disse Artur Jorge, acrescentando:


- Acabamos, numa desatenção, sofrendo o gol. E tivemos um jogo equilibrado nesse primeiro tempo. Tivemos um segundo tempo todo nosso, em que fizemos mais três gols, e oportunidade para fazer outros tantos. Nos faltou, inclusive, eficácia nessa segunda parte. É uma vitória importante, uma vitória só, mas merecidamente conquistada por nós. Pelo que foi o empenho, a competência, a entrega de todos os jogadores. Fizemos com que este resultado fosse merecido, porque também trabalhamos muito para isso.


+ Botafogo x Flamengo: Marlon Freitas cobra Bruno Henrique por "chororô"; Matheus Martins faz "cheirinho"





Artur Jorge em Botafogo x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro — Foto: Alexandre Durão


Embalado pela vitória contra o rival Flamengo, o Botafogo agora passa a mirar o jogo contra o Palmeiras, na quarta-feira, pela volta das oitavas de final da Conmebol Libertadores. O clube carioca viaja para São Paulo com vantagem, tendo vencido por 2 a 1 na ida. Artur Jorge também projetou o duelo pelo torneio continental.


- É verdade que tivemos uma ascendente nesses jogos, em outros não tivemos. Temos que manter isso contra o Bahia, contra o Fortaleza, que são os próximos adversários. Temos que manter os pés no chão e objetividade no que fazemos. Os outros também têm seus objetivos e suas qualidades. A diferença entre as equipes é muito curta em pontuação. Nesse jogo (contra o Palmeiras), temos a vantagem e queremos nos classificar. Temos certeza que não vamos negociar a ambição e nem a combatividade. Se fizermos isso, ficamos mais perto de atingir o objetivo. Mas teremos pela frente um adversário fortíssimo que tem uma ambição natural de voltar a ganhar essa competição.


+ Atuações do Botafogo: Marlon Freitas, Ponte e Luiz Henrique são os melhores no clássico; dê suas notas


Matheus Martins, do Botafogo, comemora primeiro gol dele no clássico contra Flamengo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Outros tópicos da entrevista de Artur Jorge:


Aproveitamento em clássicos:

- Mais do que passar recados para fora, é o recado que queremos ter aqui dentro. Nós não podemos olhar para um campeonato pensando só em ganhar clássicos, não é o suficiente. Não podemos olhar para meia dúzia de jogos e ficar satisfeito em vencê-los. Temos que estar satisfeitos nos jogos contra Juventude, Criciúma... Nós somos postos à prova também nesses jogos. Temos ainda mais 15 partidas pela frente para ter o mesmo comportamento, desempenho e ambição A mesma entrega, luta e coragem para ganhar esse jogos. Vai ser difícil ganhar todos, mas a mentalidade é essa. Temos que lutar para vencer. Hoje vencemos mais um, ainda teremos mais 15 para chegar numa situação mais confortável nos últimos momentos.


Como fez a gestão de elenco?

- Eu não acho que essa seja a força máxima do Botafogo, vocês avaliam o trabalho de vocês, e eu avalio o meu. Trabalhamos em cima de muitos contextos. Nós hoje jogamos com uma equipe que achamos que estava preparada para enfrentar o Flamengo. Hoje vamos começar a pensar no jogo do Palmeiras. Temos que ter a capacidade de responder, que cada jogo tem a sua importância. Esse era o jogo mais importante que tínhamos depois do jogo contra o Palmeiras. A partir de hoje vamos pensar no jogo de volta em São Paulo para preparar uma equipe. Vamos enfrentar um Palmeiras muito forte individual e coletivamente, que tem uma capacidade muito grande nessa competição. Temos que estar preparados para todos os cenários.


Chegou proposta do Catar?

- O trabalho não valoriza só os jogadores, eu também sou valorizado. Naturalmente que isso pode abrir portas. Mas uma coisa que digo: estou muito feliz no Botafogo, sou muito bem recebido, gosto de trabalhar aqui. Meu pensamento é só focar no Botafogo.


Lesões e calendário preocupam?


- Me preocupa desde abril, quando cheguei. Se não me engano, só fiz dois jogos com uma semana inteira de trabalho. A sequência tem sido essa. Isso já não é assunto para mim. Se eu gostaria de ter mais tempo para trabalhar? Claro que sim. Hoje temos toda a gente disponível, temos mais dois dias para voltar a competir em um jogo de exigência máxima. Mas isso não serve de desculpa ou de vantagem, já tive dois, quatro dias. Já perdi, já ganhei. É isso que temos, temos que preparar os jogadores para isso. Faz parte do nosso trabalho.


Melhora do meio-campo do Botafogo:

- A respeito do coletivo, tivemos alguns jogos em que não tivemos controle como hoje. Nós procuramos que a identidade do Botafogo seja mais dominadora. Se notaram isso (a melhora), sinal de que o trabalho está sendo feito. Tenho que destacar os jogadores. Na verdade, o Marlon Freitas é um líder dentro de campo, no trabalho que faz diariamente, na forma como incentiva através do exemplo. É um dos vários jogadores que nos ajudam, que trabalham e fazem muito pelo clube. Como outros que eu destaco pela competência futebolística e também humana.


Situação de Tiquinho Soares:

- São as opções que vamos tendo, tem variáveis diferentes. O Tiquinho vem de lesão, o Matheus vem de um período de integração. Temos o Thiago (Almada), que vem de uma Copa América. São os jogadores que nós consideramos muito. Uma grande equipe e grandes resultados não acontecem porque se tem 11 jogadores, mas quando se tem um grupo mais largo. A ambição de ganhar é imensa. Quanto mais difícil for o treino, mais preparado estamos para vencer o jogo.


Como trabalhar o mental do Almada após perder pênalti?


- Ele fez mais uma boa partida. Perdeu o pênalti porque bateu, se não não perdia. Mas não é isso que vai deixá-lo abatido. O que ele fez quando esteve em campo têm mais valor do que a falha no pênalti. Não acho que isso possa ser motivo de deixá-lo afetado. Como se viu depois, ele pediu a bola, atacou o adversário, atacou a baliza. É isso que eu gosto: coragem. Falhar, falhamos todos. Falho eu, vocês... É importante perceber que a capacidade de nor reerguer é o que nos faz melhores.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Marlon Freitas, Ponte e Luiz Henrique são os melhores no clássico; dê suas notas



Alvinegro goleia o Flamengo por 4 a 1 e retoma a liderança, que estava com o Fortaleza



Ranking de Atuação




Ordenar por:




John - GOL

nota ge 5.5
público 6.4


Indeciso no gol do Flamengo. Afastou chute com perigo de Wesley no segundo tempo, mas quase colocou a bola dentro do próprio gol.



Mateo Ponte - LAT

nota ge 7.5
público 7.8


Atuou mais ofensivo e apareceu como elemento surpresa na área para fazer o primeiro gol. Também fez intervenções seguras na defesa, mas deu condição para Bruno Henrique fazer o gol.

]

Tchê Tchê - MEI

nota ge 6.5
público 7.8


Entrou improvisado na lateral direita, não ousou e segurou a posição. Em uma das poucas vezes que se apresentou na frente, fez o cruzamento para o gol de Matheus Martins.



Bastos - ZAG

nota ge 6.5
público 8.1


Seguro e comunicativo com o setor defensivo. Mais uma boa atuação ao lado de Barboza.



Alexander Barboza - ZAG

nota ge 7.0
público 8.4


Brigou pela bola, chegou a se atrapalhar pelo excesso de confiança em certo momento, mas não comprometeu. Tentou ligações diretas com o ataque.



Cuiabano - LAT

nota ge 6.5
público 7.9


Ajudou no ataque com aparições no último terço, mas segurou mais no segundo tempo para evitar investidas de Wesley. Foi mais discreto ofensivamente do que o normal.



Gregore - MEI

nota ge 7.0
público 8.3


Ajudou na cobertura defensiva, como um terceiro homem entre os zagueiros na saída de bola, permitindo o avanço dos laterais. Também contribuiu no ataque e quase fez gol em jogada individual.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 7.5
público 8.4


Um dos melhores em campo. Conduziu o meio com maestria e qualidade no passe, sendo o principal criador do time no jogo, apesar de cair de produção na etapa complementar.



Allan - MEI

nota ge 5.5
público 7.3


Entrou no fim,


10º
Luiz Henrique - ATA

nota ge 8.0
público 9.5


Vivi grande fase. Jogou mais por dentro que o habitual, já que Mateo Ponte esteve mais adiantado. Esteve bem marcado, mas foi mais produtivo no segundo tempo, com jogadas perigosas no um contra um.


11º
Carlos Alberto - ATA

nota ge --
público 7.1


Entrou no fim. Sem nota.


12º
Savarino - ATA

nota ge 6.0
público 7.6


Atuou pelo lado esquerdo do ataque, mas se comprometeu com a marcação e voltou bastante para auxiliar. Na frente, faltou capricho nos passes.


13º
Almada - MEI

nota ge 7.0
público 7.3


Discreto no primeiro tempo, demonstrou categoria com a bola no pé e fez a jogada individual, que resultou na rebatida do Flamengo e gol do Igor Jesus. Da mesma forma, quase ampliou minutos depois, mas perdeu pênalti.


14º
Matheus Martins - ATA

nota ge 7.5
público 9.3


Entrou aberto pelo lado esquerdo, mostrou vontade, brigou pela bola na frente e transformou a vitória em goleada, com dois gols


15º
Igor Jesus - ATA

nota ge 7.5
público 8.9


Se posicionou entre os zagueiros do Flamengo e teve pouca movimentação. Esperou a bola chegar e fez o gol quando ela se ofereceu para ele.


16º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 5.5
público 6.6


Entrou no segundo tempo e perdeu chance clara, ao chutar por cima do gol, livre dentro da área.


17º
Artur Jorge - TEC
nota ge 7.5
público 9.3


Apostou em força máxima pela manutenção da liderança do Brasileirão. Apresentou novo repertório com Mateo jogando mais adiantado e recuando Gregore para a contenção da defesa - lado mais perigoso do Flamengo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Leia mais sobre o Botafogo:
+ Rafaella, irmã do Neymar, vai ao Nilton Santos para assistir a Botafogo x Flamengo



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro; Premiere transmite e ge acompanha em tempo real








Botafogo x Flamengo: saiba tudo sobre o jogo da 23ª rodada do Brasileirão Série A 2024 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-flamengo-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-23a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2024-12830692.ghtml)



Botafogo e Flamengo medem forças às 18h30 (de Brasília) deste domingo, no estádio Nilton Santos, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Premiere transmite o jogo com exclusividade para todo o Brasil. Acompanhe todos os lances em tempo real com vídeos no ge.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Em alta na temporada, Botafogo e Flamengo se enfrentam pela liderança do Brasileirão 2024 (https://ge.globo.com/video/em-alta-na-temporada-botafogo-e-flamengo-se-enfrentam-pela-lideranca-do-brasileirao-2024-12831785.ghtml)



O Botafogo perdeu a liderança do Brasileirão com a vitória do Fortaleza no sábado, mas pode voltar ao topo se ganhar o clássico. A equipe comandada por Artur Jorge vem de importante triunfo na Conmebol Libertadores, ao superar o Palmeiras em casa por 2 a 1 na última quarta-feira, mas de derrota no último jogo da Série A, quando perdeu por 3 a 2 para o Juventude fora de casa.


Por sua vez, o Flamengo voltou a vencer depois de três jogos de jejum (duas derrotas e um empate). Na última quinta-feira, fez 2 a 0 no Bolívar no Maracanã e vai em vantagem para decidir a classificação para as quartas de final da Libertadores na temida altitude de 3.600m de La Paz. Mas nem por isso o Rubro-Negro irá preservar o time titular, já que ganhar o clássico significa assumir a vice-liderança.





Onde assistir

Transmissão: Premiere

Tempo Real: o ge acompanha todos os lances em tempo real a partir das 17h30 (clique aqui)




Estádio Nilton Santos — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Botafogo - Técnico: Artur Jorge

Em meio à decisão por vaga nas quartas de final na Libertadores contra o Palmeiras, o treinador português pode poupar alguns jogadores no duelo, embora também considere esse jogo importante. Tiquinho Soares deve ser o centroavante, depois de voltar de tratamento por dores no joelho direito. Opções para rodar o elenco, o zagueiro Lucas Halter e o lateral-esquerdo Marçal estão suspensos.



Provável Botafogo:
John; Mateo Ponte, Bastos (Danilo Barbosa), Barboza e Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê); Savarino (Luiz Henrique), Almada e Matheus Martins; Tiquinho Soares.



Quem está fora: Rafael, Eduardo, Matheus Nascimento e Jeffinho (lesionados); Pablo (impedido por contrato com o Flamengo); Damián Suárez (afastado), Marçal e Lucas Halter (suspensos).

Pendurados: Mateo Ponte, Allan, Savarino, Alexander Barboza, Óscar Romero, Jeffinho e Patrick de Paula.


+ Leia mais notícias do Botafogo



Flamengo - Técnico: Tite

Tite deve mandar a campo um time misto, diante dos muitos desfalques e desgaste. Allan deve substituir De la Cruz, forte candidato a ser poupado, assim como Léo Pereira, que pode dar lugar a David Luiz. Sem Pulgar, suspenso, Léo Ortiz surge como favorito a ser improvisado novamente como volante. Gerson ou Arrascaeta também pode descansar. Se o técnico decidir preservar os dois, Lorran, de volta entre os relacionados, é opção. No ataque, Bruno Henrique e Carlinhos entram.



Provável Flamengo:
Rossi; Wesley, David Luiz (Léo Pereira), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Allan e Arrascaeta (Gerson); Luiz Araújo, Bruno Henrique e Carlinhos.




Quem está fora: Pulgar (suspenso), Cebolinha (tornozelo esquerdo), Viña (joelho direito); Pedro (coxa esquerda) e Gabigol (coxa direita).

Pendurados: Léo Ortiz.



+ Leia mais notícias do Flamengo



Arbitragem




Bruno Arleu de Araújo apitará o clássico — Foto: Cesar Greco



Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Quarto árbitro: Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral (SP)

AVAR: Fabricio Porfirio De MouraS(P)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro