
Depois de praticamente um mês da primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Botafogo volta a pensar exclusivamente na principal competição da América do Sul a partir desta segunda-feira. Assim como o clube brasileiro, durante esse período seus adversários do Grupo 1 (Barcelona de Guayaquil-EQU, Estudiantes-ARG e Atlético Nacional-COL) atuaram em outros campeonatos. E o time colombiano, justamente o rival da próxima quinta-feira, se destacou mais e vive em ótima fase.
ATLÉTICO NACIONALLíder isolado do Campeonato Colombiano, com 29 pontos em 33 disputados, o time de Reinaldo Rueda ainda não sabe o que é perder na competição. Nesses 27 dias entre os confrontos da Libertadores, por exemplo, venceu quatro partidas em cinco disputadas. Os resultados positivos vieram exatamente em seu país. A única derrota aconteceu na primeira partida da Recopa, contra a Chapecoense, em Chapecó: 2 a 1.
Atlético Nacional desde a última rodada da Libertadores: quatro vitórias e uma derrota
 |
Jogadores do Atlético Nacional comemoram vitória pelo Campeonato Colombiano (Foto: Site oficial do Atlético Nacional) |
A prova mais clara do bom momento vivido pelo Atlético Nacional foi a posição do clube no ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgado na semana passada. Pela primeira vez em 25 anos, um europeu não lidera.
A entidade soltou a lista de 2016 com os colombianos no topo. O time verdolarga deixou Real Madrid, Barcelona, PSG e Shakhtar Donetsk para trás.
Reinaldo Rueda gosta de jogar no esquema 4-2-3-1. A zaga é composta por praticamente remanescentes do título da Libertadores em 2016. O goleiro Armani, os laterais Bocanegra e Farid Diaz, e o zagueiro Alexis Henriquez. Outro grande destaque é o meia Macnelly Torres, constantemente convocado para a seleção colombiana.
Para poupar os titulares, o técnico Reinaldo Rueda escalou um time misto na partida da última sexta-feira, contra o Millonarios. Mesmo assim, o Atlético se manteve invicto na competição e venceu por 1 a 0 (gol de Ramirez).
ESTUDIANTESO time do presidente Sebastián Verón também foi muito bem nesse período, conquistando 10 pontos em 12 disputados pelo Campeonato Argentino. O bom rendimento levou o Estudiantes para a terceira colocação geral. Na última sexta-feira, mesmo com um time repleto de jogadores da base, goleou o Aldosivi por 4 a 1 fora de casa.
Estudiantes desde a última rodada da Libertadores: três vitórias e um empate
 |
Jogadores do Estudiantes comemoram vitória pelo Campeonato Argentino (Foto: Divulgação/Estudiantes) |
Derrotado pelo Botafogo no Nilton Santos, o Estudiantes joga nesta terça pressionado por uma vitória sobre o Barcelona de Guayaquil em casa. Para o confronto, o time deverá ter a volta do atacante Lucas Viatri, que está quase 100% recuperado de um problema muscular.
Além disso, o técnico Nelson Vivas enfim poderá contar com o ídolo do clube e atual presidente Verón. Depois de cumprir uma suspensão diante do Alvinegro no Brasil (punição acumulada da Sul-Americana de 2011), o veterano volante de 42 anos estará à disposição e se tornará o argentino mais velho a disputar a Libertadores. Ele vai se aposentar definitivamente após o torneio.
BARCELONA DE GUAYAQUILO Barcelona de Guayaquil é o time do Grupo 1 com a maior inatividade no período. Desde que venceu o Atlético Nacional na rodada de abertura, o time do técnico Guillermo Almada só voltou a campo mais duas vezes, ambas pelo Campeonato Equatoriano: com time misto, perdeu para o Universidad Católica por 3 a 1 e ganhou, com os titulares, do Independiente Del Valle por 2 a 0. Porém, é apenas o quinto colocado no país, sete pontos atrás do líderes Emelec e Delfin.
Barcelona de Guayaquil desde a última rodada da Libertadores: uma vitória e uma derrota
 |
Jogadores do Barcelona de Guayaquil comemoram vitória no Campeonato Equatoriano (Foto: Divulgação/Barcelona SC) |
A longa inatividade também se deve ao jogo contra a LDU, que seria no dia 30 de março pelo campeonato local, mas foi adiado. Com fôlego acumulado para a Libertadores, a delegação, que conta com o meio-campo brasileiro Gabriel Marques, desembarcou no fim de semana em solo argentino para encarar o Estudiantes nesta terça. Porém, chegou com problemas na bagagem.
São três desfalques importantes: o volante Damián Díaz, suspenso pela Conmebol por quatro rodadas após ter sido expulso contra o Atlético Nacional; o atacante uruguaio Jonatan Álvez, que por problemas pessoais não pode sair do Equador; e o lateral-direito Pedro Pablo Velasco, com problemas musculares.
MANDANTES EM VANTAGEMOs jogos do Grupo 1, realizados no último dia 14 de março, foram marcados pelas vitórias da equipes anfitriãs. O Botafogo, por exemplo, recebeu o Estudiantes e fez 2 a 1, no Estádio Nilton Santos. Em Guayaquil, o Barcelona repetiu o placar ao superar o Atlético Nacional. Com os resultados, brasileiros e equatorianos lideram a chave com três pontos, enquanto colombianos e argentinos, que jogam em casa nesta segunda rodada, permaneceram com zero
Fonte: GE/Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro