Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2024

Campeão da Libertadores e do Brasileiro, Botafogo iguala Santos de Pelé e Flamengo de 2019



Glorioso conquista os dois títulos no mesmo ano, façanha poucas vezes alcançada



Dois títulos em nove dias. Não faltam motivos para a torcida do Botafogo comemorar. Campeão da Libertadores no sábado e do Brasileirão neste domingo, a equipe igualou um feito poucas vezes conquistado ao longo da história. Antes do time de Artur Jorge, só o Santos (em 1962 e 1963) e o Flamengo (em 2019) haviam alcançado essa façanha.


O Santos venceu as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil - que ganhou status de Brasileiro após resolução da CBF em 2010 - e da Libertadores. Comandado por Pelé, o Peixe dominou o futebol do país naquela década e conquistou o status de um dos melhores times de todos os tempos.





Foto dos jogadores campeões do Brasileiro e da Libertadores de 2024 — Foto: André Durão



Desde que a competição ganhou o nome de Campeonato Brasileiro, em 1971, só o Flamengo de 2019 havia conquistado os dois títulos. Na ocasião, a equipe venceu o Brasileiro um dia depois da Libertadores.


O Botafogo de Artur Jorge foi campeão da Libertadores em cima do Atlético-MG, tornando-se o segundo time na história a ganhar o torneio começando desde a fase prévia (o primeiro havia sido o Estudiantes, em 2009).


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Atlético-MG 1 x 3 Botafogo | Veja os melhores momentos da final da Libertadores


A equipe viaja para o Catar ainda neste domingo. O time estreará na Copa Intercontinental na quarta-feira contra o Pachuca, do México.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Dono da SAF do Botafogo, Textor promete conversa por permanência de Artur Jorge



Clube celebra conquista do Campeonato Brasileiro depois da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo




É campeão! Botafogo levanta a taça de vencedor do Campeonato Brasileiro 2024! (https://ge.globo.com/video/e-campeao-botafogo-levanta-a-taca-de-vencedor-do-campeonato-brasileiro-2024-13167964.ghtml)



Uma das principais missões de John Textor no momento parece ser manter o atual grupo do Botafogo junto para a próxima temporada. Campeão brasileiro e da Libertadores, o técnico Artur Jorge já começou a ser alvo de clubes do exterior e deu uma entrevista deixando seu futuro em aberto, mesmo ainda com a Copa Intercontinental pela frente - quarta-feira, o time enfrenta o Pachuca, pelas quartas de final, em Doha.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Dono da SAF do Botafogo, Textor demonstrou ainda no gramado do Estádio Nilton Santos confiança na permanência de Artur Jorge e do próprio grupo. Ele prometeu uma conversa franca com o treinador para definir o seu futuro.


+ Luiz Henrique diz que quer ficar para o Mundial de 2025


- Para ser um dos escolhidos, é sobre família. Não é sobre dinheiro. Todo mundo vai vir atrás dele, atrás dos nossos jogadores. Disse antes, podem vir atrás das cozinheiras, pois elas são incríveis, do staff, dos médicos, fisioterapeutas, do pessoal do marketing, da contabilidade, todo mundo quer as pessoas do Botafogo agora, temos que manter a família junta agora. Sobre o nosso técnico, ele está sob contrato, tem um bônus incrível, não acho que a cabeça dele seja sobre dinheiro. Se você é escolhido, é sobre família. Agora, que tudo terminou, vamos conversar, como sempre falamos, diretamente, cara a cara, vamos resolver - afirmou Textor.


+ Veja a Seleção do Brasileirão


A SAF do Botafogo foi adquirida em 2022, quando o time havia acabado de voltar para a Série A. Rapidamente, houve a consolidação do projeto, coroado com os títulos da Libertadores e do Brasileirão este ano.


- Não (esperava em três anos conquistar esses títulos). Você faz os discursos, que supostamente deveriam ser motivacionais, para o seu staff de que você vai ganhar campeonatos, que você vai continuar no topo da divisão, então você vai para a Copa Sul-Americana, depois para a Libertadores, aí você tenta brigar pelo título. Você acredita nas suas ambições e nos seus objetivos. É importante você definir esses objetivos, mas eu não posso dizer que realmente acreditava. Você ter ambição não significa necessariamente saber. É muito especial quando finalmente acontece. E aconteceu muito mais cedo do que a gente esperava. Estamos muito animados com isso - disse Textor.





John Textor beija taça do Brasileirão conquistada pelo Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


De olho na Copa Intercontinental deste ano e no Mundial de Clubes de 2025, Textor espera ajudar a valorizar a marca dos clubes brasileiros no exterior. A expectativa dele é grande em relação ao que pode acontecer nas duas competições.


- Gosto da escolha de palavras, porque aqui nós tratamos tudo passo a passo. Sei que as pessoas estão sonhando uma vitória sobre o Real Madrid, mas nós temos que pensar primeiro em ganhar de um clube mexicano (Pachuca), eles jogam muito bem no México, teremos o Pachuca, estaremos cansados, muitas festas. Teremos que estar prontos, vencer esse jogo. Estava no sorteio do Mundial de Clubes rezando para cair no grupo do PSG e poder encarar os melhores, como PSG e o Atlético de Madri, em Los Angeles, onde podemos exportar essa marca do futebol brasileiro para os EUA, mostrar o que fazemos aqui no Brasil, é uma grande oportunidade - comentou.




Botafogo 2 x 1 São Paulo | Melhores Momentos | 38ª Rodada | Brasileirão 2024


Textor fez agradecimentos, citou o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro e o atual Durcésio Mello. Ele prometeu que o projeto seguirá firme para manter o Botafogo no topo do país.


- Obrigado (aos torcedores) por confiar em mim. Tentarei não chorar de novo. Obrigado ao presidente Montenegro, a Durcésio e todo mundo que acreditou no projeto. Acho que foi muito importante que o governo tenha criado o programa de SAF. Uma ideia moderna. Muitos clubes aderiram, outros não precisam porque alguns clubes sociais são dirigidos muito bem. Acho que nós temos uma grande marca aqui no Brasil, e aos torcedores do Botafogo vamos lutar para estar entre os três, quatro primeiros pelo resto das nossas vidas. Se pudermos lutar no topo da liga, poderemos ganhar outros títulos.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Campeão do Brasileirão e da Libertadores, Artur Jorge resume 2024 do Botafogo: "Extraordinário"



Ao ser perguntado por permanência, técnico diz que só pensa em desfrutar o momento




Artur Jorge chora ao vencer o título de campeão do Campeonato Brasileiro 2024 (https://ge.globo.com/video/artur-jorge-chora-ao-vencer-o-titulo-de-campeao-do-campeonato-brasileiro-2024-13167960.ghtml)



Artur Jorge nem descansou do título da Libertadores e já tem mais uma taça para comemorar, assim como o torcedor do Botafogo. O Alvinegro venceu o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos neste domingo, e conquistou o Brasileirão pela terceira vez em sua história.




Depois das conquistas do Brasileirão e da Libertadores no mesmo ano, o treinador português resumiu 2024 em uma palavra: "extraordinário".


+ Atuações do Botafogo: Savarino garante o título do Brasileirão e é o melhor; dê suas notas

+ Eleito craque do Brasileirão, Luiz Henrique exalta Botafogo: "Precisa estar lá no topo"





Artur Jorge em Botafogo x São Paulo — Foto: André Durão


— Foi mais ainda claramente. Não posso dizer que quando cheguei vinha com a convicção de ganhar o Brasileirão e a Libertadores, viríamos para lutar por tudo e pela Copa (do Brasil). Para lutar. Mas é muito bom o que estou vivendo. É um ano extraordinário. Já disse aos meus jogadores: não há história sem coragem. Fomos uma equipe de grande coragem.


Ao ser perguntado se continuará no Botafogo em 2025, Artur Jorge disse que só quer desfrutar dos títulos no clube, onde ele se considera muito feliz.


— Nessa altura, o que eu posso dizer é que estou muito feliz no Botafogo. A partir daqui podemos pensar no que quer que seja, só quero desfrutar. Aquilo que hoje é minha realidade é o Botafogo. É um Botafogo campeão. Botafogo campeão do Brasil e das Américas.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Artur Jorge, campeão do Brasileirão e da Libertadores pelo Botafogo — Foto: Reprodução


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo terminou o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais do que o vice-campeão Palmeiras. O time somou 59 gols marcados, o terceiro melhor ataque da competição, e sofreu 29 gols, sendo a melhor defesa. A torcida celebrou o treinador.


- (Os gritos) Comovem por saber que sou muito querido desde o meu primeiro dia. Fico muito contente, contribuo com o trabalho, felizmente com títulos também. estou muito grato ao que os torcedores fizeram nesses oito, nove meses que estou aqui. A decisão (de ficar), vamos com tempo para poder falar. Estou muito feliz no Botafogo, gosto muito de estar aqui. Este era um objetivo que tinha, vir, vencer e esperar o que o futuro terá para mim - comentou Artur.


Ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro no mesmo ano, o Botafogo igualou a marca do Santos de Pelé em 1962 e 1963 e do Flamengo em 2019.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida da 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro; Premiere e Sportv transmitem ao vivo, e ge acompanha em Tempo Real





Botafogo precisa de um empate para erguer a taça do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/botafogo-precisa-de-um-empate-para-erguer-a-taca-do-brasileirao-13166156.ghtml)



Botafogo e São Paulo se enfrentam às 16h deste domingo, no Estádio Nilton Santos, em jogo que pode decretar o título para o Alvinegro na última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida ao vivo pela Globo, Sportv e Premiere, e o ge acompanhará lances em tempo real (clique aqui para acompanhar).


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Onde assistir

  • Transmissão: Premiere (digital), Sportv e Sportv4K transmitem para todo o Brasil. TV Globo faz para todo o Brasil, menos estados de SP e PR.

  • Tempo real: o ge acompanha todos os lances da partida a partir de 15h (clique aqui)



Líder com 76 pontos, o Botafogo chega para o jogo precisando apenas de um empate para ser campeão. Depois de conquistar a Libertadores no último dia 30, diante do Atlético-MG, o time pode reconquistar o título nacional depois de 29 anos. Para isso, basta empatar ou vencer.


O São Paulo já não tem mais objetivos no torneio - conquistou uma vaga na fase de grupos da Libertadores - e, por isso, irá poupar vários de seus titulares nesta última rodada. O técnico Luis Zubeldía diz temer lesões que possam atrapalhar o início de 2025.



Com atletas desgastados, Zubeldía indica mudanças contra o Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-atletas-desgastados-zubeldia-indica-mudancas-contra-o-botafogo-13166269.ghtml)


Escalações prováveis


Botafogo - Técnico: Artur Jorge


O time não poderá contar com o lateral-direito Vitinho, com lesão no joelho esquerdo, o zagueiro Bastos, com problema muscular, e com Barboza, suspenso. Mateo Ponte, Adryelson e Lucas Halter devem ser as opções, respectivamente. Danilo Barbosa também surge como provável substituto do zagueiro argentino.



Provável time:
John; Mateo Ponte, Adryelson, Lucas Halter (Danilo Barbosa) e Alex Telles (Cuiabano); Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Almada; Igor Jesus.


  • Quem está fora: Barboza (suspenso), Vitinho e Bastos (lesionados).


São Paulo - Técnico: Luis Zubeldía


O São Paulo anunciou que Arboleda, Rafinha, Luiz Gustavo, Luciano, Lucas e Calleri, desgastados, serão poupados nesta última rodada. O time também não terá Welington, que se despede do clube para defender o Southampton, da Inglaterra, e Erick, liberado para resolver problemas particulares. Os jovens Ferreira e Ryan Francisco, do sub-20, foram relacionados.


+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp


Escalação provável:
Rafael, Igor Vinicius, Ruan, Sabino e Patryck; Bobadilla, Marcos Antônio (Santi Longo) e Michel Araújo; Nestor, André Silva e William Gomes.


  • Quem está fora: Pablo Maia (cirurgia na coxa esquerda), Jamal (trauma no tornozelo esquerdo), Liziero (dores no tornozelo direito) e Galoppo (artroscopia no joelho esquerdo), além de Arboleda, Rafinha, Luiz Gustavo, Luciano, Lucas e Calleri (poupados), Welington (que deixa o clube) e Erick (liberado por questões pessoais).

  • Pendurados: Igor Vinicius, Alisson, Luciano, William Gomes, Wellington Rato, Ferraresi e Galoppo.


Arbitragem

  • Árbitro: Anderson Daronco (RS)
  • Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Fabricio Vilarinho Da Silva (GO)
  • Quarto árbitro: Jefferson Ferreira De Moraes (GO)

  • VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
  • Assistentes do VAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Caio Max Augusto Vieira (RN)



|Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro