Jogos que restam no Nilton Santos poderiam garantir vaga na elite, mas time de Enderson tem chance de não deixar definição para o fim se evoluir o desempenho longe do Rio de Janeiro
Melhor mandante da Série B, o Botafogo poderia garantir o acesso para a elite do futebol nacional apenas com os jogos que restam no Estádio Nilton Santos. Três das sete rodadas que estão pela frente serão disputadas em casa, o que daria ao time alvinegro 64 pontos. Mas a preferência de todos é por não deixar a confirmação da vaga para a última rodada. Para isso, a equipe tem que superar o desempenho ruim longe do Rio.
+ Navarro é o jogador com mais participações em gols na Série B
Desde que o campeonato é disputado por 20 equipes, a pontuação de corte foi 63 pontos. Assim, 100% de aproveitamento em casa nessa reta final levaria o Botafogo de volta para a Série A. Com confrontos diretos na briga pelo acesso, o time quer evitar os riscos de definir o futuro no último capítulo da temporada. No meio do caminho serão quatro jogos fora.
Melhor desempenho longe de casa poderia não só garantir o acesso com antecedência, como também colocar o Botafogo na ponta da tabela. Vice-líder da Série B, o time de Enderson tem apenas a 13ª campanha como visitante, diferentemente dos adversários que também ocupam o G-4. A equipe soma três vitórias, seis empates e seis derrotas fora do Rio - aproveitamento de 33%.
Goiás é um dos adversários na reta final da Série B — Foto: Alexandre Durão/ge
A tabela aponta adversários com objetivos diferentes, mas muito importantes nessa reta final de Série B. O Botafogo irá enfrentar três times que sonham com o acesso, além de quatro equipes que brigam contra a queda para a Série C. O alento é a curva de ascensão que os alvinegros iniciaram na última quarta-feira, com vitória convincente sobre o Brusque.
No primeiro turno, Botafogo perdeu para o Goiás no Nilton Santos (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-para-o-goias-em-pleno-nilton-santos-e-fica-proximo-da-zona-de-rebaixamento-9705978.ghtml)
O próximo adversário costuma ser um anfitrião indigesto. São nove vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas como mandante nessa Série B. De alento para os alvinegros está o momento oscilante do rival, que perdeu quatro vezes nos últimos oito jogos. Mesmo assim, o Goiás se mantém no G-4, com 52 pontos, três a menos do que o Bota.
O confronto está marcado para as 21h30 da próxima terça-feira, na Serrinha, pela 32ª rodada. Com 55 pontos, o Botafogo tem cinco de vantagem para o CRB, que é o quinto colocado. O time carioca quer vencer para seguir a caça ao líder Coritiba, que soma 57.
O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:
Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️
Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro