ge relembra jogadores decisivos nas últimas dez vitórias do Botafogo sobre o Rubro-Negro; equipes se enfrentam neste sábado
O Botafogo entra em campo para enfrentar o Flamengo às 21h deste sábado no Estádio Nilton Santos em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Bruno Lage chega com boas credenciais: líder isolado da competição, campanha perfeita em casa e retorno de Tiquinho Soares.
Botafogo x Flamengo: saiba tudo sobre o jogo da 22ª rodada do Brasileirão Série A 2023 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-flamengo-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-22a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2023-11914091.ghtml)
O cenário é promissor para o Alvinegro tentar melhorar o histórico recente contra o maior rival. Nos últimos dez anos, o Botafogo teve dez vitórias contra o Flamengo. O ge relembra, abaixo, quem decidiu esses respectivos jogos.
Relembre os últimos dez heróis do Botafogo contra o Flamengo:
Tiquinho Soares - Flamengo 2x3 Botafogo - 2023
O artilheiro do Botafogo em 2023 foi o último herói do Botafogo contra o Flamengo. Em confronto da 3ª rodada do Brasileirão, o Glorioso abriu uma vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Tiquinho de pênalti e Danilo Barbosa de cabeça.
Na etapa final, o Flamengo buscou o resultado e diminuiu com Léo Pereira. Do lado do Botafogo, duas expulsões: primeiro o técnico Luís Castro, por reclamação, e depois o lateral Rafael, após entrada forte em Everton Cebolinha.
Flamengo 2 x 3 Botafogo - Melhores momentos - 3ª rodada do Brasileirão 2023 (https://globoplay.globo.com/v/11578670/)
Mesmo na dificuldade, o Botafogo sacramentou a vitória. Após grande jogada de Tchê Tchê na direita, o camisa 6 encontrou Tiquinho bem posicionado na área para fazer o terceiro. Perto do fim, o Flamengo diminuiu com mais um de Léo Pereira.
A vitória por 3 a 2 no Maracanã ajudou a guiar a atual liderança do Botafogo. Além de Tiquinho, o goleiro Lucas Perri também teve grande atuação na partida, e foi um dos grandes responsáveis pelo resultado.
Erison - Flamengo 0x1 Botafogo - 2022
Em 2022, foi a vez de um goleiro brilhar. Gatito Fernández foi o grande nome da vitória do Botafogo por 1 a 0 contra o Flamengo. Válido pela 5ª rodada do Brasileirão, o confronto foi disputado diante de mais de 54 mil torcedores no Mané Garrincha, em Brasília.
O Flamengo, comandado por Paulo Sousa, saiu na frente com Gabigol em grande lançamento de Everton Ribeiro, mas o gol foi anulado por impedimento. Depois, uma série de defesa de Gatito para impedir o gol do rival.
Melhores momentos de Flamengo 0 x 1 Botafogo pela 5ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/futebol/video/melhores-momentos-de-flamengo-0-x-1-botafogo-pela-5a-rodada-do-brasileirao-10556188.ghtml)
Erison foi o outro grande nome do jogo. No início do segundo tempo, "El Toro" fez o único gol do jogo em uma bomba de fora da área. Depois, mais um show de Gatito, que parou a pressão do Flamengo, com total de vinte chutes, sendo oito ao gol.
Leo Valencia - Botafogo 2x1 Flamengo - 2018
Leo Valencia foi o nome da vez do confronto na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018. O meia, então camisa 10 do Botafogo, achou assistência para Erik, que abriu o placar no Nilton Santos. Ainda no primeiro tempo, o chileno fez mais um para gerar um conforto maior ao Glorioso no jogo.
Vitinho fez a "lei do ex" aparecer no segundo tempo, e diminuiu para o Flamengo. O Botafogo administrou o resultado e manteve a vitória por 2 a 1, a segunda do Glorioso no ano.
Botafogo vence o Flamengo, sobe na classificação e diminui chance de título do rival (https://ge.globo.com/video/botafogo-vence-o-flamengo-sobe-na-classificacao-e-diminui-chance-de-titulo-do-rival-7155312.ghtml)
A vitória ajudou o Botafogo a subir na tabela do Brasileirão e, na reta final do campeonato, consolidar uma classificação para a Copa Sul-Americana. O clube terminou na nona colocação. Para o Flamengo, um grande resultado negativo: o Rubro-Negro ficou ainda mais longe do líder Palmeiras, que ficou com o título de 2018.
Luiz Fernando - Flamengo 0x1 Botafogo - 2018
Antes de Leo Valencia, o Botafogo também já vencido o Flamengo em 2018. Na semifinal do Campeonato Carioca, a emoção tomou conta, e a vitória por 1 a 0 colocou o Alvinegro na decisão do Estadual.
Com direito ao "cheirinho" na comemoração, Luiz Fernando foi o responsável por classificar o Botafogo no Carioca. Em jogada pela direita, Marcinho cruzou para a área, onde o ponta finalizou rasteiro e ousou na hora de provocar o rival ainda no primeiro tempo.
Luiz Fernando faz gesto de cheirinho em gol em Flamengo x Botafogo — Foto: Vitor Silva / SS Press / BFR
O placar por 1 a 0 seguiu até o apito final, e o Botafogo garantiu a classificação. Na decisão do Estadual, contra o Vasco, o Glorioso conquistou, nos pênaltis, o 21º título do Campeonato Carioca na história.
Roger - Botafogo 2x0 Flamengo - 2017
Há seis anos, o Botafogo recebeu o Flamengo no Nilton Santos com um tabu de dois anos sem vencer o rival. Em oito partidas, foram cinco empates e três vitórias do Rubro-Negro. O jejum de vitórias caiu na 23ª rodada do Brasileirão de 2017.
Roger, um dos principais nomes do Botafogo no ano, foi o responsável por quebrar o tabu e dar a vitória ao Glorioso. Após um primeiro tempo equilibrado, o atacante marcou dois gols na etapa final para a vitória por 2 a 0.
Roger, BRASILEIRÃO BOTAFOGO X FLAMENGO — Foto: Agência Estado
Na época, o resultado aproximou os dois rivais na tabela do Brasileirão, e a diferença de Flamengo para Botafogo caiu para um ponto. No final do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro foi o 6º colocado, e o Glorioso, o 10º.
Tomas - Botafogo 1x0 Flamengo - 2015
A última vitória do Botafogo antes do jejum contra o Flamengo havia sido em 2015, pelo Campeonato Carioca. Pelo placar mínimo, o Glorioso levou a melhor sobre o Rubro-Negro com um herói improvável.
O único gol da partida saiu aos 38 minutos do segundo tempo, e ficou na memória pela dificuldade de sair. Tomas finalizou de fora da área, a bola foi na trave, voltou no goleiro Paulo Victor, do Flamengo, e estufou a rede.
Sassa, Tomas do Botafogo contra o Flamengo — Foto: Vitor Silva / SSPress
O Botafogo venceu a Taça Guanabara daquele ano e avançou nas semifinais contra o Fluminense, mas caiu na final para o Vasco e terminou com o vice-campeonato do Campeonato Carioca de 2015.
Wallyson - Botafogo 2x1 Flamengo - 2014
Na Arena da Amazônia, em 2014, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 1 na reta final do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o clube lutava contra o rebaixamento, e ficou perto de deixar a zona da degola com o resultado.
A etapa inicial foi vencida pelo Botafogo. Wallyson fez belo passe para Bolatti, que encontrou Rogério para abrir o placar. No segundo tempo, foi a vez de Wallyson fazer o dele. Eduardo da Silva diminuiu para o Flamengo, mas a vitória seguiu com o Glorioso.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/10/25/wallyson_ae_danilomello.jpg)
Wallyson Botafogo x Flamengo — Foto: Danilo Mello / Ag. Estado
A vitória sobre o Flamengo foi uma das poucas do Botafogo no Brasileirão de 2014. O clube foi o 19º colocado do Campeonato Brasileiro e, com 34 pontos, foi rebaixado para a Série B do ano seguinte.
Rafael Marques - Botafogo 2x1 Flamengo - 2013
O jogo começou favorável ao Flamengo. Hernane fez o primeiro do jogo já aos treze minutos de partida, mas o Botafogo foi atrás do rival. Ainda na etapa inicial, Seedorf encontrou bom passe para Gegê, que deixou tudo igual.
O segundo tempo foi de pressão do Botafogo. Seedorf encontrava bons passes, mas a bola não entrava por pouco. Após uma finalização na trave, Rafael Marques virou para o Botafogo na raça. Em cruzamento na área, o atacante pulou para chutar e levar a vitória para a casa.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/10/13/rafaelmarques_botafogo_pedrokirilosglo.jpg_95.jpg)
Rafael Marques comemoração Botafogo e Flamengo — Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo
Na melhor campanha do dez anos até o momento atual, o Botafogo parou na 4ª colocação do Brasileirão, com 61 pontos. Com 51 pontos em 2023, o Glorioso pode ultrapassar a marca em breve.
Seedorf - Flamengo 0 x 2 Botafogo - Carioca 2013
Apesar de não ter feito nenhum gol nesta partida, válida pela semifinal da Taça Guanabara do Campeonato Carioca de 2013, o holandês foi o responsável por guiar o Botafogo dentro de campo contra o Flamengo.
O jogo ficou favorável ao Alvinegro logo de cara. Ainda com dois minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Júlio César, em boa jogada individual, deixou três marcadores para trás e abriu o placar. O Alvinegro ainda teve chances de ampliar o placar na etapa inicial, mas chutes de Seedorf pararam em defesas do goleiro Felipe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/j/T/kK09lXQWecm3LQxtKqtA/8525016557-8248601a6f-k.jpg)
Seedorf em Flamengo x Botafogo, 2013 — Foto: Fernando Soutello/AGIF
Atrás do placar, o Flamengo foi para cima com tudo no segundo tempo. No abafa e pressão total, Jefferson teve que trabalhar e fez, no mínimo, duas boas defesas. O Botafogo adotou a postura de contra-ataque: Seedorf recuou, chegando a atuar até como volante, e ficou responsável por lançar jogadores em velocidade. O segundo gol, marcado por Vitinho, já nos acréscimos, é marcado justamente assim.
O próximo duelo do Botafogo contra o Flamengo será neste sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos pela 22ª do Campeonato Brasileiro. Líder isolado do Brasileirão com 51 pontos, o Glorioso quer aumentar a distância de 15 pontos para o rival.
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: ge/Por Rafael Bizarelo — Rio de Janeiro