Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Vice pelo Santos, John revive sonho da Libertadores pelo Botafogo: "Estava tão perto"



Goleiro é um dos poucos do elenco que tem a experiência de decidir a competição



O goleiro John é um dos protagonistas da campanha que levou o Botafogo à semifinal da Conmebol Libertadores 2024. Muito além do pênalti de Rodrigo Nestor defendido nas quartas de final contra o São Paulo, ele foi decisivo com defesas importantes ao longo do mata-mata.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Quando entrar em campo nesta quarta-feira, às 21h30 no Estádio Nilton Santos, o goleiro vai voltar a viver uma situação conhecida, já que foi titular na campanha do vice-campeonato do Santos contra o Palmeiras, em 2020.


No atual elenco do Botafogo, somente ele e o volante Danilo Barbosa tiveram a experiência de entrar em campo em uma decisão do torneio continental. John iniciando no Maracanã e o volante entrando aos 35 minutos do segundo tempo pelo Palmeiras, contra o Flamengo, em 2021.


A experiência marcou a carreira do goleiro. Aquela partida deixou um gostinho do quase, algo que hoje o motiva ainda mais para buscar a taça.



"Vice com o Santos, John vive sonho da Libertadores pelo Botafogo" (https://ge.globo.com/video/vice-com-o-santos-john-vive-sonho-da-libertadores-pelo-botafogo-13033596.ghtml)



- Quando a gente joga uma final pensa "estava tão perto". Eu tenho o sonho em conquistar a Libertadores, o Brasileiro, ter títulos na carreira. Todo mundo sonha com isso. A gente sabe que falta pouco, faltam dois meses, não sabemos o que vai acontecer.

É dia após dia para chegar no final do ano e poder sorrir, quem sabe levantando as duas taças.
— John


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo e Peñarol fizeram jogo com quatro expulsos, fratura e queixas de violência na Copinha em 1993


Quase seleção

O goleiro vive a melhor fase da carreira, como o próprio afirma sem medo. Chegou ao Botafogo no começo do ano com status de titular e, depois de se recuperar de uma lesão, assumiu o posto e não largou mais.


A vaga na equipe coincide também com a chegada de Artur Jorge, que bancou a entrada do goleiro contra o Universitario (PER) ainda na fase de grupos da Libertadores.



"John, do Botafogo, celebra pré-lista da seleção brasileira: "Friozinho na barriga" (https://ge.globo.com/video/john-do-botafogo-celebra-pre-lista-da-selecao-brasileira-friozinho-na-barriga-13033603.ghtml)


O treinador português é um dos grandes entusiastas do goleiro. Após a vitória sobre o Athletico-PR pelo Brasileirão, ele questionou a ausência do "melhor goleiro do Campeonato Brasileiro" na seleção de Dorival Júnior. O jogador fez parte da pré-lista de 48 nomes enviada pela CBF à Fifa.


- Eu tenho total respeito por ele (Artur Jorge). Tenho um carinho enorme. Se ele falou, tem a liberdade de falar (risos). Para mim foi um grande reconhecimento [pré-lista]. Quero estar na Seleção, é um sonho. Tenho certeza que ajudando o Botafogo a ganhar jogos e conquistar títulos eu vou estar lá também - afirmou.


Dos 40 jogos com a camisa alvinegra, sem dúvidas o mais especial foi o da fase anterior da Libertadores contra o São Paulo. A defesa do pênalti de Rodrigo Nestor foi um capítulo importante para o goleiro, que se cobrava nesse quesito.





John em Botafogo x São Paulo — Foto: Miguel Schincariol / AFP


A primeira defesa de pênalti na carreira do goleiro de 28 anos aconteceu apenas no jogo contra o Corinthians, duas semanas antes da classificação na Libertadores.


No Morumbis, John foi flagrado pelas câmeras olhando a garrafa de água que tinha ao lado da trave entre as cobranças de jogadores são-paulinos. Mas ele garante, nada de colinha no equipamento.


- Não, era para manter o psicológico bem ali para tomar as melhores decisões em campo. Estava só colocando para o psicológico (risos) - concluiu.




"John revela se tinha cola dos batedores de pênalti em São Paulo x Botafogo" (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/atletico-mg-3-x-0-river-plate-melhores-momentos-semifinal-conmebol-libertadores-2024-13036136.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez, Guilherme Oliveira, Raphael de Angeli e Ricardo Lay — Rio de Janeiro

Botafogo x Peñarol: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo de ida da semifinal da Libertadores; Globo transmite








ge Botafogo dá palpites para jogo contra o Peñarol (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-da-palpites-para-jogo-contra-o-penarol-13028888.ghtml)



O Botafogo recebe o Peñarol nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos pelo jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores. A Globo transmite. Você pode acessar/assistir no ge.globo e no globoplay (clique aqui para seguir todos os lances).


Líder do Campeonato Brasileiro, o Glorioso tenta superar as melhores campanhas da própria história na Libertadores. O clube disputou as semifinais em 1963 e 1973. A equipe vem de empate em casa com o Criciúma levando um gol nos acréscimos, mas está invicta há mais de dois meses (12 jogos).


Os Carboneros, que são pentacampeões do torneio continental, tentam romper uma seca de quase 40 anos sem levantar a Copa. São três vitórias consecutivas na temporada depois de perder o clássico para o Nacional no Gran Parque Central.








Estádio Nilton Santos — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Escalações prováveis


Botafogo - Técnico: Artur Jorge

O goleiro reserva Gatito Fernández, que cumpre um jogo automático de suspensão pela expulsão no segundo jogo das quartas de final contra o São Paulo. será desfalque. Júnior Santos segue fora, em recondicionamento, após tratar um problema na região que lesionou há três meses. A dúvida fica por conta da lateral-esquerda, que pode ter Cuiabano como titular.



Provável escalação:
John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.

  • Quem está fora: Rafael (lesionado), Júnior Santos (recondicionamento) e Gatito Fernandez (suspenso).
  • Pendurados: John e Barboza.


+ Veja mais notícias do Botafogo


Peñarol - técnico: Diego Aguirre

Os uruguaios tem o importante desfalque de Javier Cabrera. O autor do gol sobre o Flamengo se recupera de lesão e não tem condições de jogo. A dúvida é no meio-campo. Pérez pode fazer a dupla de volantes, ou Baez pode entrar no time com Darias recuando para o setor, onde rendeu melhor até aqui. Uma chance mais improvável é começar com Gastón Ramírez.


Escalação provável: Aguerre; Milans, Méndez, Guzmán Rodríguez, Maxi Olivera; García, Pérez (Baez); Sequeira, Leo Fernández, Darias; Silvera



  • Quem está fora: Javier Cabrera (lesionado).
  • Pendurados: Aguerre.


Arbitragem
  • Árbitro: Andres Rojas (COL)
  • Assistente 1: Alexander Guzman (COL)
  • Assistente 2: Richard Ortiz (COL)
  • VAR: Yadir Acuña (COL)

Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro