Páginas

sábado, 27 de agosto de 2022

Entenda por que o Botafogo considera negociar Erison para o Estoril




Artilheiro do Botafogo na temporada recebeu proposta de empréstimo de clube português; John Textor acredita que atacante vai perder espaço e quer que ele continue em evidência





Erison em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A negociação envolvendo Botafogo e Estoril por Erison pegou vários torcedores de surpresa. De fato, não é comum para um clube estabilizado economicamente negociar o artilheiro da temporada por empréstimo no meio do ano. Mas o Alvinegro considera a proposta do time português e as partes seguem negociando.


+ Efeito Textor? Botafogo compra Jeffinho com facilidade e evita dramas do passado


John Textor, proprietário da SAF do Glorioso, acredita que a possível mudança será benéfica para Erison. O Botafogo contratou Júnior Santos e Tiquinho Soares - este com status de chegar de titular absoluto - na última janela e a tendência é que o camisa 89 perca o posto no onze titular.


O norte-americano entende que o atacante precisa continuar em evidência e ainda evoluir aspectos do próprio jogo, como concentração e alguns pontos técnicos. Neste contexto, o ‘El Toro’ chegaria para ser uma das referências técnicas do Estoril e teria contato com o futebol europeu.

Além disso, é importante ressaltar que Textor possui uma relação um dos dos donos do Estoril. David Blitzer, que possui ações na equipe portuguesa, também tem uma “fatia” do Crystal Palace-ING, outro clube que pertence a John.


Neste contexto, a proximidade entre os empresários foi benéfica para achar o possível destino de Erison. A parceria serviu para encontrar um destino em que o atacante fosse uma referência técnica e, ao mesmo tempo, deixasse o Botafogo seguro no sentido contratual.

O desejo da diretoria do Glorioso não é se livrar do atacante - pelo contrário. Por isso a negociação é por empréstimo - e em um cenário que o Alvinegro não tenha 'riscos'. A intenção é que ele tenha contato com o futebol português, evolua diante de uma nova filosofia e retorne melhor tecnicamente ao Glorioso.

Mesmo que isso signifique desfalcar o Glorioso a curto prazo, o proprietário acredita que Tiquinho e Júnior Santos darão conta do recado e podem suprir essa possível ausência.

Erison é o artilheiro do Glorioso na temporada e vinha sendo um dos destaques do clube em 2022. O camisa 89 marcou 15 gols em 34 jogos pelo Alvinegro.


E MAIS: Torcedor, Gabriel Pires viverá primeiro clássico pelo Botafogo dentro de campo
Jacob Montes entra no BID e pode estrear pelo Botafogo
Jeffinho vibra após renovação com o Botafogo: 'Espero ficar marcado na história'
Botafogo confirma compra e anuncia novo contrato de Jeffinho
Marçal valoriza o Botafogo antes de enfrentar Flamengo: 'Olhar para baixo é bobagem'



Fonte: LANCE/Sergio Santana/ de Janeiro (RJ)

Momento diferente e caras novas: o que mudou no Botafogo desde a vitória sobre o Flamengo no 1º turno



Para se distanciar do Z-4, time de Castro precisa retomar bons momentos no campeonato, como o vivido diante do rival 19 rodadas atrás



O Botafogo reencontra o Flamengo neste domingo (28), às 18h, no Nilton Santos, 113 dias depois do clássico do primeiro turno em que saiu com a vitória sobre o rival em Brasília. Diante do seu torcedor, que deve lotar a casa alvinegra, o time espera retomar contra o rival a sequência positiva de que precisa para respirar mais longe do Z-4.


+ Botafogo negocia empréstimo de Erison ao Estoril, de Portugal


As 19 rodadas que separam os dois confrontos foram turbulentas para o Botafogo. Em grande parte do campeonato, o time sofreu com uma média de sete desfalques por partida, precisou improvisar um sistema de jogo que não tem a simpatia de Castro - com uma linha de três zagueiros de origem -, foi eliminado pelo América-MG da Copa do Brasil sofrendo cinco gols nos dois jogos e chega para o clássico de domingo com uma sequência de quatro jogos sem vencer.





Erison em Flamengo x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Mas também houve o que comemorar neste caminho, como boas atuações diante de Atlético-MG, Santos e Athletico-PR, consideradas as melhores do time na temporada. Os imprevistos também fizeram surgir Jeffinho, que vem sendo o melhor da equipe, mesmo que o placar não venha sendo favorável.


O antes...

Na quinta rodada, quando aconteceu o primeiro confronto, ainda pairava muita expectativa e curiosidade sobre as ideias de Luís Castro, que recém havia completado um mês à frente do comando técnico alvinegro. Agora, o projeto do treinador português está em curso há mais tempo, mas ainda oscila entre altos e baixos - o que deixa em aberto qual Botafogo entrará em campo no domingo.


+ Escalação do Botafogo: Castro pode mudar defesa para jogo com Flamengo


No primeiro clássico do Brasileirão, por exemplo, o time ainda sofria com carências por falta de opção no elenco - o que hoje, depois da segunda janela de transferências do ano, já não é mais uma realidade. Em Brasília, Kanu ainda era o titular do lado direito da zaga do Botafogo, Daniel Borges era improvisado na lateral esquerda, Oyama jogava ao lado de Tchê Tchê, e Sauer empolgava como atacante de lado.


O Botafogo de maio: Gatito; Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Gustavo Sauer, Victor Sá e Erison.



Aos 5 min do 2º tempo - gol de fora da área de Erison do Botafogo contra o Flamengo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-5-min-do-2o-tempo-gol-de-fora-da-area-de-erison-do-botafogo-contra-o-flamengo-10556147.ghtml)


E o depois

Mais de três meses depois, a carência na lateral-esquerda foi suprida com a chegada de Marçal, que tomou conta da posição desde que chegou. Kanu perdeu espaço para Philipe Sampaio, que disputa posição com Adryelson, reforço da última janela. Sauer passa por longo período no departamento médico, mas sua ausência quase não é notada, dadas as boas atuações de Jeffinho.


+ Leia mais notícias do Botafogo


No meio de campo, Eduardo chegou para fazer companhia a Lucas Fernandes na movimentação e criação do time. Tchê Tchê tem jogado em uma função mais recuada, guarnecendo a defesa alvinegra. Na frente, também tem cara nova: Junior Santos, que estreou com gol na rodada passada, diante do Juventude.


O provável Botafogo deste domingo: Gatito; Saravia (Rafael), Philipe Sampaio (Adryelson), Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Jeffinho, Victor Sá e Junior Santos.




Davi Barros analisa confronto entre Botafogo x Flamengo (https://ge.globo.com/video/davi-barros-analisa-confronto-entre-botafogo-x-flamengo-10885205.ghtml)


Outro reforço - mas, neste caso, que vem do departamento médico - é a presença de Rafael. O lateral-direito havia se lesionado no primeiro jogo da temporada. Em maio, no primeiro confronto com o Flamengo, ele estava em fase inicial de recuperação. Agora, disputa com Saravia a vaga no time de Castro.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Com caras novas em todos os setores com relação à vitória sobre o Flamengo do primeiro turno, o Botafogo espera retomar bons momentos para se distanciar do Z-4. Hoje, o time tem quatro pontos a mais que o Avaí, o time que abre a zona da degola.


Para o confronto, Castro não terá o autor do gol alvinegro sobre o rival. Erison trata lesão no tornozelo esquerdo e dificilmente será relacionado. Assim, Junior Santos deve ser mantido no ataque.