Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Análise: Atuação de gala mostra um Botafogo com maturidade para almejar vaga na Libertadores



Alvinegro envolve o Santos, faz 3 a 0 e deixa uma impressão alegre em seu último jogo como mandante no Brasileirão





Botafogo deixou para trás o fantasma dos percalços em casa (Vitor Silva/Botafogo)



A chama de esperança na classificação do Botafogo para a Libertadores de 2023 ficou ainda mais forte na noite da última quinta-feira (10). A vitória por 3 a 0 sobre o Santos pode ser um combustível para esta reta final. Em seu último jogo no Nilton Santos neste Brasileirão, o Alvinegro aprimorou a qualidade seu futebol e conseguiu, enfim, chegar ao G8 do Brasileirão.


Depois de tantas oscilações (e decepções) em partidas como mandante, a equipe de Luís Castro mostrou dedicação de sobra no Nilton Santos. Seu meio de campo não deu brechas para que o Santos avançasse e foi firme na defesa. E, em nenhum momento, os botafoguenses hesitaram na busca pelos gols.

Contou com a noite de gala de Lucas Fernandes, os dribles de Jeffinho e a dedicação de Tiquinho Soares para se desdobrar ofensivamente e se sobrepor à defesa santista. Até que o 3 a 0 (placar que foi barato) foi construído com direito a "olé".

De fato, a grande atuação não traz de volta os pontos perdidos em casa no Brasileirão. Em 19 partidas, esta foi apenas a sexta vitória no Nilton Santos, contra quatro empates e nove derrotas (aproveitamento de 38,6%). Contudo, o último jogo no estádio em 2022 deixou ótimas impressões.


+ ATUAÇÕES: Lucas Fernandes e Tiquinho Soares comandam vitória do Botafogo no Nilton Santos


O Botafogo ganhou a "casca" para a competição e hoje tem maturidade para encarar um grande desafio no ano. Além disto, está em sintonia fina com as ideias propostas por Luís Castro.



Empresário Roberto Justus revela estar próximo de comprar clube no Brasil


A equipe também reúne condições de conseguir válvulas de escape e de batalhar diante de adversários que são competitivos, como é o caso do Athletico-PR. Um cenário que traz muita fé para a reta final.

- Vamos chegar fortes, como o Athletico-PR vai chegar forte. Em uma final não há favoritos. Vamos disputar de peito aberto, em uma final pode acontecer tudo - afirmou o técnico Luís Castro.

A torcida alvinegra pulsa de expectativa.



Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Botafogo tem futebol divino maravilhoso e mostra desejo de ir à Libertadores



Time é fatal ao vencer o Santos por 3 a 0 com gol logo aos 10 minutos do primeiro tempo e passeio de Lucas Fernandes; assim como nesta rodada, só depende de si para conquistar a vaga



A vitória por 3 a 0 em cima do Santos não só colocou o time no G-8 a uma rodada do fim do Brasileiro, mas também mostrou um time que quer - e é capaz de - se classificar para a Libertadores de 2023. Comandados por Lucas Fernandes, que na noite passada parecia ter vindo de um objeto não identificado, os jogadores alvinegros até levaram um susto, mas se fosse fácil demais não seria Botafogo.


Os mais de 28 mil torcedores presentes no Nilton Santos não estavam cansados de ir ao estádio em 2022, e não foram para dizer que não acreditavam mais no time. A festa foi bonita do início ao fim. Claro que o gol de Lucas Fernandes logo aos 10 minutos de jogo ajudou bastante, até no emocional dos atletas, mas o ritmo que o Botafogo imprimia era de dar gosto mesmo ao mais severo dos críticos. Como Orlando Ribeiro, técnico do Santos, disse, o time ficou encurralado pela boa marcação ofensiva do time carioca.


+ Confira a tabela do Brasileirão






Melhores momentos: Botafogo 3 x 0 Santos, pela 37ª rodada do Brasileirão Série A 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/IvJ0xO2mO7s" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



+ Veja a situação do Botafogo na última rodada do Brasileirão para conseguir a vaga na Libertadores


Mas, ainda na metade do primeiro tempo, o alvinegro parecia ter se esquecido do compromisso que aconteceu 10 minutos antes. O Santos gostou mais do jogo e a equipe paulista criou chances de perigo que só não foram em direção ao gol pela má pontaria nas poucas oportunidades que tiveram. O Botafogo sentiu a falta de Marçal e o lado esquerdo foi pouco utilizado, como era de costume quando o lateral é titular, tanto que Hugo deu bem menos passes que o companheiro de posição normalmente dá.


O Botafogo esteve atento e forte durante boa parte do jogo que terminou com um placar e futebol que podem ser considerados divino e maravilhoso. Ao todo, o time de Luís Castro teve mais do que o triplo de finalizações do adversário (13 x 4), mesmo com número menor de posse de bola. O time foi fatal.


+ Luís Castro destaca desempenho coletivo do Botafogo contra o Santos: "Perfeição"




"Que fim de ano para o Botafogo", diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/que-fim-de-ano-para-o-botafogo-diz-pedro-a-voz-da-torcida-11115597.ghtml)



+ Atuações do Botafogo: Lucas Fernandes é maestro em vitória


O tímido e espalhafatoso Lucas Fernandes (fora e dentro de campo), foi o grande nome da partida. Ovacionado ao ser substituído na despedida da torcida carioca no Rio de Janeiro, fez o melhor jogo com a camisa do Botafogo e mostrou credenciais para ser comprado do Portimonense, de Portugal.


Ao longo da temporada em casa, o Bota espalhou muito prazer e muita dor ao torcedor. No Campeonato Brasileiro, foi mais o segundo sentimento do que o primeiro. Ainda assim, se é o amor que faz o homem, foi ele mesmo que levou 28 mil pessoas para o Nilton Santos torcer e ficar perto de dizer à classificação para a Libertadores que não vem desde 2016: "Baby, há quanto tempo".


+ Lesão não atrapalha e Botafogo avança por renovação com Gatito Fernández



Luís Castro analisa vitória do Botafogo (https://ge.globo.com/video/luis-castro-analisa-vitoria-do-botafogo-11115610.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


Depois da semifinal de quinta-feira, como Luís Castro definiu o jogo, o Botafogo parte para a grande decisão da temporada. O próximo jogo será o último de uma temporada de altos e baixos para a equipe, mas que pode terminar em grande estilo e até mesmo com a classificação para a fase de grupos da principal competição da América do Sul. O Bota volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), quando enfrenta o Athletico-PR, na Arena da Baixada.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro