Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Botafogo volta a ter centroavante titular na seleção brasileira após 29 anos



Igor Jesus amplia relação entre clube e equipe canarinho





A trajetória de Igor Jesus até chegar na Seleção Brasileira (https://globoplay.globo.com/v/12999444/)



A convocação de Igor Jesus é mais um capítulo da rica relação entre seleção brasileira e Botafogo, clube que mais cedeu jogadores ao Brasil em Copas do Mundo. Há 29 anos um centroavante alvinegro não iniciava uma partida como titular com a camisa verde e amarela.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O artilheiro botafoguense foi confirmado por Dorival Júnior como titular na partida desta quinta-feira, às 21h, contra o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A TV Globo transmite o jogo ao vivo para todo o território nacional.


O último centroavante a representar o Glorioso como titular na equipe nacional foi Túlio, em 1995, de acordo com Ricardo Macieira, coordenador e curador do Museu Botafogo. Ele formou dupla de ataque com Donizete Pantera, à época também alvinegro, em jogo amistoso contra a seleção argentina, no Munumental de Nunẽz, comemorando os 50 anos do jornal argentino Clarín.


Aquele jogo terminou com vitória do Brasil por 1 a 0, gol de Donizete. Representou a quebra de um tabu de 19 anos sem vencer a seleção argentina em Buenos Aires.


Diferentemente de 29 anos atrás, quando a seleção vivia um pós-Tetra e começava a conhecer Ronaldo Fenômeno, que viria a ser o titular da camisa nove nas três Copas do Mundo seguintes e um dos maiores atacantes da história, a equipe hoje vive uma crise.


A equipe de Dorival Júnior ocupa apenas a quinta colocação nas Eliminatórias, com dez pontos, e ainda busca encontrar a forma ideal de jogar. Uma das posições em que o técnico ainda não encontrou uma peça de confiança é justamente a referência do ataque.


Igor é o sexto jogador diferente a ser chamado para o setor. Dos outros cinco, somente Endrick fez gols, sempre saindo do banco de reservas. As partidas contra Chile e Peru representam uma oportunidade de o jogador do Botafogo se consolidar no grupo pensando na Copa do Mundo de 2026.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge recebe prêmio em Portugal por trabalho no Botafogo



Uma eventual vaga no Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá seria reviver uma parceria de sucesso. O Glorioso é o time que mais cedeu jogadores ao Brasil em Copas do Mundo, com 47 no total.





Igor Jesus - Seleção Brasileira — Foto: Rafael Ribeiro/CBF


Na atual convocação, é o clube com mais atletas no time de Dorival. Além de Igor Jesus, o atacante Luiz Henrique e o lateral-esquerdo Alex Telles fazem parte do grupo que disputa as duas partidas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro