Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Botafogo alcança regularidade e se aproxima de um final digno no Brasileirão



Glorioso venceu o Goiás por 1 a 0 na Serrinha e conquistou sua terceira vitória consecutiva no campeonato





Glorioso venceu o Goiás por 1 a 0 (Foto: Vitor Silva / Botafogo)



Com gol de Del Piage no fim da partida, o Botafogo venceu o Goiás por 1 a 0 na Serrinha e conquistou sua terceira vitória consecutiva no Brasileirão. Independentemente do resultado, o jogo de quarta-feira serviu para confirmar alguns pontos importantes no time de Luís Castro.


+ ATUAÇÕES: Jeffinho, Tiquinho e Del Piage brilham na vitória do Botafogo em cima do Goiás


Um dos principais adversários do Botafogo nesta temporada chamava-se "constância". O time de Luís Castro não vinha conseguindo apresentar um futebol que encantasse ou projetasse um futuro promissor. Agora, os alvinegros possuem uma defesa sólida, um ataque efetivo e atuações regulares.


Estreante da noite, Lucas Perri foi pouco exigido e demonstrou segurança quando acionado. Mais uma vez, Adryelson e Víctor Cuesta foram sólidos e conseguiram ficar uma partida inteira sem sofrer gols. Pelo resultado adquirido em Goiânia, o Glorioso segue com uma das melhores defesas do segundo turno da competição.

A equipe sentiu a falta de Eduardo, que vinha sendo responsável por construir as principais jogadas de ataque. Porém, Tiquinho Soares, mesmo não sendo meia, fez papel de armador e originou diversas chances perigosas no decorrer da partida. O atacante novamente teve uma ótima atuação com a camisa alvinegra.


Apesar das recentes críticas, Luís Castro fez boas alteralções no segundo tempo. As entradas de Jeffinho e Del Piage deram outra cara ao setor ofensivo alvinegro. O atacante protagonizou diversas jogadas em velocidade, enquanto o meia marcou o gol da vitória alvinegra após belo chute de fora da área.

Se este time manterá os resultados positivos, não dá para cravar. No entanto, os torcedores pelo menos agora almejam um futuro promissor e conseguem encontrar uma certa regularidade na equipe, algo que não era visto no início da competição.



Fonte: LANCE/João Garcia/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Botafogo vence o Goiás com apenas um remanescente de 2021



Autor do gol da vitória, Del Piage foi o único a atuar e que estava no grupo na temporada passada



O gol que deu os três pontos ao Botafogo no 1 a 0 em cima do Goiás na última quarta-feira foi marcado pelo único jogador do time que esteve em campo na temporada passada. Pela primeira vez, Luís Castro começou uma partida apenas com jogadores que chegaram ao clube em 2022. Depois das duas substituições iniciais continuarem com o padrão, a terceira rompeu e ainda gerou o gol da vitória.


A entrada de Del Piage, aos 33 minutos do segundo tempo, pegou muita gente de surpresa. Sem jogar há mais de dois meses e sem ser relacionado desde a partida contra o Juventude, em Caxias do Sul, ele gerou questionamento do lotado setor visitante do Estádio da Serrinha. Mas calou os críticos com chute em um lance que muito lembrou o ano passado - apesar das várias caras novas.


+ Luís Castro exalta Botafogo: "Arte de defender é tão bonita quanto a de atacar"





Goiás x Botafogo - Melhores Momentos (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/IQsaRIGm8_k" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


+ Atuações do Botafogo: Jeffinho e Tiquinho são os melhores em campo


Foi contra o Confiança, em Aracaju, no dia 24 de julho do ano passado, que Romildo recebeu de fora da área para bater forte e surpreender muita gente pela primeira vez. O volante repetiu a dose em Goiânia, quase como para mostrar que o Botafogo deste ano não começou a ser construído apenas em 2022.


Mas era o que a escalação inicial indicava. Sem poder contar com Gatito (convocado), Lucas Fernandes (machucado) e Eduardo (suspenso), Luís Castro precisou mudar peças e um pouco do esquema também. A alteração no estilo de marcação e as entradas de Gabriel Pires e Lucas Piazon no meio de campo não surtiram tanto efeito.


+ Del Piage lembra "momento do passado" ao comemorar gol da vitória do Botafogo





Del Piage comemora o primeiro gol marcado no ano, parecido com o do ano passado — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Goiás x Botafogo: Marçal leva amarelo por tentar acertar drone com a bola


O Botafogo apostou muito mais nos ataques pelo lado esquerdo, por onde Marçal e Victor Sá eram mais acionados. O lateral-esquerdo, inclusive, foi o jogador que mais acertou e errou passes na partida (52 e 25, respectivamente). A ideia de Luís Castro era atacar por ali, já que havia observado que era o trecho que gerava maior desconforto para o time dirigido pelo ex-técnico do Botafogo Jair Ventura.


- O Piazon deu mais profundidade no lado esquerdo e isso fez com que o Marçal pudesse aproveitar mais o lado também. Portanto, foi estratégico aproveitar mais esse lado esquerdo no primeiro tempo e continuar a fazer com a entrada do Jeffinho no segundo tempo.




“Que vitória!”, comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/que-vitoria-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10975794.ghtml)


Com a defesa adversária mais cansada, Jeffinho fez praticamente o que quis pelo lado esquerdo de ataque. Driblou, arrancou, apanhou (foi o jogador do Botafogo que mais sofreu faltas, três) e foi do pé dele que saiu o passe para o gol do remanescente volante.


Em um jogo com pouco brilho técnico, a eficiência defensiva de Adryelson se uniu à participação ofensiva de Tiquinho Soares para dar esperança à torcida alvinegra. Com um elenco mais robusto e recheado, é interessante ver no time do Botafogo a necessidade de não depender de apenas um jogador.




Autor do gol da vitória, Del Piage parabeniza Botafogo: "Temos que enaltecer a garra do grupo" (https://ge.globo.com/futebol/video/autor-do-gol-da-vitoria-del-piage-parabeniza-botafogo-temos-que-enaltecer-a-garra-do-grupo-10975728.ghtml)


As substituições de Luís Castro no time fizeram a diferença e mostraram a importância das contratações alvinegras - até porque ao menos quatro meio-campistas não puderam jogar - nas duas janelas. Com um elenco mais encorpado, o clube pode se dar ao luxo de ter um jogador jovem, liso e ensaboado como Jeffinho para o segundo tempo. Por mais que seja uma decisão questionável, no fim das contas, deu certo.


Apesar das consideráveis mudanças no meio de campo, não é porque venceu que o Botafogo convenceu. Nem sempre vai ser assim - é até mais difícil que seja tendo desfalques importantes no meio de campo. E tá tudo certo.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Eleito "Craque do Jogo", Adryelson parabeniza grupo, comemora troféu e vitória do Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/eleito-craque-do-jogo-adryelson-parabeniza-grupo-comemora-trofeu-e-vitoria-do-botafogo-10975723.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


A preocupação com a zona de rebaixamento parece ter ficado para trás com os nove pontos de vantagem. Com o objetivo inicial de permanecer na primeira divisão cada vez mais assegurado, já dá para pensar em voos maiores. Com o resultado, o Botafogo agora é o nono colocado e está a dois do América-MG, que fecha o G-8. A próxima missão, porém, será mais complicada, já que pega o líder Palmeiras, segunda-feira, às 20h, no Nilton Santos.


Luís Castro exalta Botafogo: "Arte de defender é tão bonita quanto a de atacar"



Técnico elogiou sistema defensivo alvinegro; Adryelson foi eleito o craque do jogo em transmissão da TV Globo



O Botafogo venceu o Goiás por 1 a 0, pela 28ª rodada do Brasileirão, e ultrapassou o adversário na tabela de classificação. O confronto foi marcado pela consistência defensiva de Adryelson, eleito o craque do jogo na transmissão da TV Globo e no ge. O treinador também aprovou o desempenho do zagueiro e elogiou o setor:


+ Atuações do Botafogo: Jeffinho e Tiquinho são os melhores em campo


- Agora temos um maior conhecimento entre os jogadores e também uma capacidade de tornar o bloco mais curto, encurtar os espaços dos adversários e capacidade de pressionar na frente, no princípio de construção do adversário, não deixando a bola chegar limpa para o adversário definir a jogada. Eu tenho dito varias vezes que a arte de defender e tão bonita quanto a de atacar - disse Castro.





Luís Castro durante Botafogo x Goiás — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Há quem acha que no futebol defender e mais fácil que atacar, mas eu acho que é muito mais difícil. Enquanto defender precisa ser um trabalho coletivo, no ataque você pega um jogador que consegue driblar e fazer um gol. É impossível se defender com um, então tem que se defender com os onze - continuou.




Goiás x Botafogo - Melhores Momentos (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/IQsaRIGm8_k" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Com a vitória sobre o Goiás, o Botafogo chegou aos 37 pontos e à nona colocação, deixando o adversário desta quarta (28) para trás em virtude dos critérios de desempate. Na próxima rodada, o time de Luís Castro recebe o líder Palmeiras no Nilton Santos.


Confira outros trechos da entrevista de Castro:


Jeffinho no banco


- Eu já abordei o tema da problemática dos jogadores jovens, existe uma ideia de fazer eles progredirem e colocar no melhor momento e botarmos eles no patamar máximo de rendimento. É muito perigoso o jogador jovem sentir que já conquistou tudo aquilo que poderia ter conquistado. E o Jeffinho sentiu que..... que ainda há muita coisa a trabalhar e que vai continuar a trabalhar.


+ Leia mais notícias do Botafogo


- Parabéns ao Jeffinho e a toda a equipe. Nesse caso de ele ter ficado fora foi porque o Vitor Sá esteve muito bem ao longo dos treinamentos. E também esteve muito bem no último jogo. O Junior também tem estado bem, mesmo não tendo trabalhado conosco por lesão. Portanto estiveram bem no último jogo, estiveram bem nessa semana, jogaram naturalmente hoje.


Ideia de jogar pela esquerda

- Era para termos um maior equilíbrio defensivamente. E, ao projetarmos um dos laterais, a bola começou a sair mais pelo lado esquerdo. O outro tinha que se fixar mais no equilíbrio defensivo, juntamente com o Tchê e também com os dois zagueiros. Mas sem tirar o Tchê Tchê do jogo. Então, a gente precisava ter esse equilíbrio para, no momento em que o goleiro deles estivesse com a bola e tentasse ligar rápido o ataque, nós não pudéssemos sofrer por uma falta de equilíbrio.




“Que vitória!”, comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/que-vitoria-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10975794.ghtml)


- O Piazon deu mais profundidade no lado esquerdo e isso fez com que o Marçal pudesse aproveitar mais o lado também. Portanto, foi estratégico aproveitar mais esse lado esquerdo no primeiro tempo e continuar a fazer com a entrada do Jeffinho no segundo tempo.


Ausência de Lucas Fernandes e de Eduardo

Eu acho que neste momento falar das ausências é desrespeitoso com todos os jogadores que eu trouxe e com todos os jogadores que eu tenho trabalhado. Estão ausentes, então vamos falar do jogo. Em função do que disse dos 11 jogadores, eu não tinha reparado nisso, que haviam sido só jogadores que chegaram neste ano, mas eu já falei um pouco sobre isso, das dificuldade que nós vínhamos tendo.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


- Mas é importante o nosso crescimento, os jogadores treinam junto e treinam bem, os resultados podem as vezes não aparecer, como já não aparecerem, mas uma coisa não podemos falar, que nunca falta determinação e ambição aos jogadores. E isso foi refletido hoje no jogo. Jogamos fora e dentro de casa com o mesmo intuito, intuito de ganhar os jogos, e ter essa mentalidade de vitória.


Del Piage

- Nós não tivemos para esse jogo o Patrick, o Danilo, o Cadu e o Lucas Fernandes. O Del Piage aproveitou essa oportunidade para aparecer e mostrar que estava em plenas condições. E quando eu coloco ele no jogo, é com plena confiança. Foi a hora de ganharmos os pontos, de irmos em busca dos três pontos e entendermos que era a hora de seguir isso. Ele foi orientado a dar seguimento às linhas dos campos, deixar um pouco mais o Tchê Tchê e se projetar mais. E numa dessas subidas ele foi feliz. Fico feliz pelo time.


Del Piage lembra "momento do passado" ao comemorar gol da vitória do Botafogo



Volante celebra feito contra o Goiás: "voltei em um jogo importante, e pude fazer o gol da vitória"



O Botafogo venceu o Goiás por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio da Serrinha. Del Piage entrou no segundo tempo e fez o único gol do jogo, e seu primeiro pelo clube na Série A.







Melhores momentos: Goiás 0 x 1 Botafogo pela 28ª rodada do Brasileirão 2022


Após o jogo, o volante comentou sobre o momento atual que vive no clube, e relembrou o momento em que fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra, contra o CSA no ano passado, quando o clube estava na Segunda Divisão do Brasileiro.




Del Piage comemora em Goiás x Botafogo — Foto: Heber Gomes/AGIF


- Parece que foi o mesmo momento do ano passado, eu estava um pouco afastado por causa de lesões, voltei em um jogo importante, e pude fazer o gol da vitória. Fico feliz. (Quero) Enaltecer a entrega do grupo. É muito difícil jogar aqui contra a equipe do Goiás. Agora, é comemorar e pensar na segunda-feira - disse o jogador.




O gol de Goiás 0 x 1 Botafogo pela 28ª rodada do Brasileirão 2022 (https://ge.globo.com/futebol/video/o-gol-de-goias-0-x-1-botafogo-pela-28a-rodada-do-brasileirao-2022-10975699.ghtml)


Com o resultado, o Alvinegro sobe para a nona posição na tabela, com 37 pontos, mantendo uma invencibilidade de quatro jogos. A equipe de Luís Castro volta a campo na próxima segunda-feira, contra o Palmeiras, às 20h, no Nilton Santos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Atuações do Botafogo: Jeffinho e Tiquinho são os melhores em campo



Veja todas as notas dos jogadores na vitória por 1 a 0 em cima do Goiás fora de casa



Lucas Perri [GOL]: Goleiro não foi exigido, mas saiu estranho do gol por duas vezes e assustou os torcedores. Nota: 5,5.



Melhores momentos: Goiás 0 x 1 Botafogo pela 28ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/IQsaRIGm8_k" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Saravia [LAT]: Pouco acionado, não comprometeu. Fez uma falta no início do jogo em que tomou amarelo (o 11º dele no Brasileirão) e ficou pendurado, mas isso não influenciou no rendimento. Nota: 6,0.



Adryelson [ZAG]: Teve uma das melhores chances do Botafogo no primeiro tempo e foi seguro no alto. Continuou em campo mesmo após machucar a mão esquerda. Nota: 7,5.


Cuesta [ZAG]: Com o time pouco ameaçado, não teve tanto trabalho, mas teve atuação abaixo do companheiro de zaga. Nota: 7,0.





Jogadores se concentram antes de Goiás x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Marçal [LAT]: Com a maioria dos ataques pelo lado esquerdo, o capitão foi bastante acionado. Dessa vez, porém, não conseguiu ajudar o time a marcar um gol. Nota: 6,5.


Tchê Tchê [VOL]: Gerou perigoso contra-ataque para o Goiás ao perder a bola no ataque, mas fez partida segura na maior parte do tempo. Nota: 6,0.


Gabriel Pires [VOL]: Titular pela primeira vez com Luís Castro, Gabriel não conseguiu dar tanta mobilidade ao meio de campo. Nota: 6,0.


Lucas Piazon [MEI]: Titular no lugar de Eduardo, suspenso, o armador também teve dificuldade na construção das jogadas de ataque e não fez boa partida. Nota: 5,5.


Victor Sá [ATA]: Titular na noite desta quarta, pouco fez quando acionado, mesmo com o ataque do Botafogo sendo mais pelo lado que estava. Saiu no início do segundo tempo para a entrada de Jeffinho. Nota: 5,0.


Júnior Santos [ATA]: O atacante não repetiu a boa partida que fez contra o Coritiba. Apesar disso, conseguiu levar perigo ao gol do Goiás algumas vezes. Nota: 6,5.


Tiquinho Soares [ATA]: O centroavante foi o melhor do Botafogo nesta noite. Saindo bastante da área para dar opção de passe, foi quem finalizou com mais perigo ao gol adversário antes do time abrir o placar. Nota: 8,0.


Entraram

Jeffinho [ATA]: Entrou na intenção de fazer um salseiro na defesa do Goiás e deu certo. Levou perigo e deu assistência para Del Piage marcar o gol da vitória. Nota: 8,0.


Gustavo Sauer [MEI]: O camisa 10 entrou no segundo tempo para melhorar a qualidade do ataque do Botafogo e deu certo. Nota: 7,0.


Del Piage [VOL]: Autor do gol da vitória em chute de fora da área, o volante calou os críticos que torceram o nariz quando foi chamado por Luís Castro. Nota: 7,5


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!