Páginas

domingo, 16 de julho de 2023

Botafogo dispara após vitória que foi a síntese de sua caminhada no Brasileiro




Para que se tenha uma ideia do que o Botafogo já realizou neste Brasileiro, há um número imbatível. Se ampliado para todo o campeonato o aproveitamento alvinegro nas 15 rodadas iniciais, o time terminaria a competição com impressionantes 98 pontos. E, neste caso, iria pulverizar, com oito pontos de sobra, o recorde do Flamengo de 2019. A 13ª vitória veio em 90 minutos que sintetizam a caminhada do time até aqui: houve jogos em que o Botafogo dominou, impôs seu estilo; houve outros em que viveu no limite. Aconteceu um pouco de cada coisa diante do Bragantino. E o resultado final foi justo.


Nas últimas quatro rodadas, o time venceu três de seus cinco perseguidores mais diretos. E mais: tem sete vitórias em sete jogos contra os times que, junto com ele, compõem o grupo dos oito primeiros colocados. É uma campanha brutal.





Adryelson e Tiquinho comemoram vitória do Botafogo — Foto: Alexandre Durão / ge



Curiosamente, o Botafogo que fez a sua forma de jogar ser hegemônica apareceu num primeiro tempo que terminou sem gols. Houve algum desconforto no início, porque o Bragantino tinha uma vantagem no centro do campo. Saía de trás com três homens, fazia Lucas Evangelista se mover para o centro como um quarto meio-campista e superava os três homens alvinegros. Por vezes, obrigava um dos zagueiros a deixar a linha ofensiva para compensar a inferioridade, mas ainda assim os eventuais espaços não representaram tantas chances claras aos visitantes. Porque os zagueiros ganhavam duelos e porque o Bragantino não tinha tanta profundidade para infiltrar.


E num duelo de ideias distintas, em que os visitantes valorizavam o fato de ficar mais tempo com a bola, enquanto o Botafogo preferia os ataques rápidos, verticais, claramente os alvinegros foram mais perigosos. A cada roubada de bola geravam a sensação do perigo e, por pelo menos duas vezes, tiveram finalizações claras. Eduardo acertou o travessão e Luís Henrique andou muito perto de abrir o marcador. A proposta do Botafogo prevaleceu num jogo que não pendia tanto para qualquer dos lados. Se fosse obrigatório haver um vencedor no intervalo, seriam os donos da casa. Chama atenção como o time tem movimentos articulados para seus ataques rápidos, como chega com objetividade à área adversária.


O segundo tempo trouxe um Botafogo que lidou com um controle de bola maior do rival, com algumas oportunidades importantes, e que finalizou duas vezes e fez dois gols. E, nos dois lances, contou com erros defensivos do time paulista. Este é o Botafogo que enfrenta circunstâncias que parecem adversas, mas ainda assim sobrevive. Num campeonato de 38 rodadas, ganhar mesmo quando a adversidade se apresenta é um requisito que nenhum pretendente ao título pode rejeitar. No entanto, ver tais situações se repetirem é algo que precisa ser evitado.


E as circunstâncias que cercaram os movimentos iniciais da segunda etapa foram muito favoráveis. Com um minuto de bola rolando, Bruninho ficou de frente para Lucas Perri mas não fez o gol. Instantes depois, do outro lado do campo, o zagueiro Natan e o goleiro Cleiton falharam num lançamento longo de Cuesta. Tche Tche alcançou a bola uma fração de segundo antes que ela cruzasse a linha de fundo e permitiu a Eduardo fazer o 1 a 0.


O gol condicionou o jogo, do ambiente à precipitação do Bragantino nos metros finais. O Botafogo teve os espaços para o contragolpe, nem encaixou tantos. Mas, num deles, Natan voltou a errar uma rebatida e Di Plácido chutou cruzado para sentenciar o jogo. O Bragantino continuou atacando, o Botafogo seguiu protegendo sua área, mas ninguém acreditava mais numa mudança de cenário.


O Botafogo disparou, tem a seu favor o astral, virtudes ao defender a área e a forma como castiga rivais ao jogar em transições rápidas. E tem vencido mesmo quando não se impõe de forma clara. Num calendário exigente como o brasileiro, em que seus perseguidores seguem vivos em copas, é fácil vê-los enxergando atalhos nos mata-matas para alcançarem troféus. Porque, na longa maratona dos pontos corridos, o Botafogo parece distante. E este é outro trunfo alvinegro. A tentação que se apresentará a seus maiores rivais para que apontem prioridades que não sejam o título do Brasileirão.




Por Carlos Eduardo Mansur
Jornalista. No futebol, beleza é fundamental

Análise: Botafogo vence "trocação franca" com o Bragantino e mantém 100% contra o G-6



Glorioso encarou o último rival do topo da tabela que faltava enfrentar, sofreu alguns sustos, mas levou a melhor mais uma vez



O Botafogo venceu o Bragantino por 2 a 0, gols de Eduardo e Di Plácido, no Estádio Nilton Santos e segue sobrando na ponta do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, chegou a 39 pontos somados e dormiu com vantagem de 13 para o segundo colocado, o Flamengo, que joga neste domingo contra o Fluminense.







Botafogo 2 X 0 Bragantino | Melhores Momentos | 15ª rodada do Campeonato Brasileiro


O triunfo sobre o Bragantino fechou uma sequência dos sonhos para o torcedor alvinegro: 100% de aproveitamento contra os times do G-6. Foram cinco vitórias em cinco jogos contra os times do topo da tabela, nove gols marcados e apenas dois sofridos (ambos para o Flamengo em uma partida que teve um jogador a menos durante a maior parte do tempo).


O placar de 2 a 0, o quarto consecutivo do Glorioso, leva à impressão de que foi uma vitória dominante e tranquila dos donos da casa, mas essa não é a realidade. O bem treinado time do Bragantino deu muito trabalho ao Alvinegro e proporcionou uma partida muito divertida de se assistir. Fosse uma luta de boxe, poderíamos dizer que houve uma "trocação franca", quando os dois lutadores trocam golpes e se expõe ao rival.

Hoje eles foram melhores no jogo, no volume, mas nós fomos eficientes. Eu posso usar a palavra letal. Nós não tivemos muitas chances, mas as chances que nós tivemos nós colocamos no fundo da rede
— Cláudio Caçapa


O jovem time comandado por Pedro Caixinha tem um ataque veloz e iniciou a partida abusando da dobradinha entre Juninho Capixaba e Vitinho pelo lado esquerdo do ataque, dando muito trabalho para o lateral-direito Di Plácido.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ John Textor comemora vitória do Botafogo com torcedores em Nova York


O argentino, que terminou a noite como herói após marcar o primeiro gol com a camisa alvinegra, sofreu defensivamente na primeira etapa. A cada chance criada pelo Braga, o Botafogo respondia com uma outra boa oportunidade, usando principalmente a inteligência de Eduardo e a velocidade de Luís Henrique.



"Faltam palavras para descrever esse momento", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/faltam-palavras-para-descrever-esse-momento-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11785623.ghtml)


Os dois times tiveram duas ótimas oportunidades, enquanto Glorioso não conseguiu colocar na direção do gol, parando na trave em uma delas, o Bragantino viu Lucas Perri salvar ambas, com direito a uma defesa muito difícil em finalização de Juninho Capixaba.


O segundo round começou também com uma chance para cada lado, mas o Glorioso foi quem conectou o golpe. Minutos depois de Bruninho sair cara a cara com Perri e parar em defesa do goleiro, Tchê Tchê aproveitou falha de Cleiton, tocou para trás e Eduardo colocou na rede.


A vantagem era o que o Botafogo precisava para estabilizar e correr menos riscos, o que é uma especialidade da equipe que sofreu apenas sete gols no Brasileirão inteiro. Quando o Red Bull se lançou à frente com a entrada de Thiago Borbas, o líder mostrou a letalidade exaltada por Caçapa.


Jogada de Segovinha, a bola sobrou para Di Placido soltar um foguete cruzado e ampliar a vantagem aos 14 minutos. A partir daí, atordoado, o Braga tentou responder, mas pouco ameaçou a baliza defendida por Perri.


Mais uma vez, o Botafogo mostra estar em um patamar completamente diferente de qualquer rival no Campeonato Brasileiro. Um time dominante na defesa e eficiente no ataque. O caminho é longo, mas o olhos dos botafoguenses estão vidrados em uma taça que a cada rodada é mais real.




Bandeira da torcida do Botafogo com um cachorro de binóculo olhando a taça do Brasileiro — Foto: Alexandre Durão / ge



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Caçapa se despede do Botafogo após nova vitória: "Saio feliz da vida, com dever cumprido"



Vitória sobre o Bragantino foi o último jogo do treinador, que sai de cena para a chegada de Bruno Lage e sua comissão técnica: "Nunca imaginava passar pelo que passei hoje"



Cláudio Capaça encerra sua passagem interina no comando do Botafogo com 100% de aproveitamento. Sob a batuta dele, o líder do Brasileirão venceu o Bragantino na noite deste sábado, por 2 a 0, e abriu 13 pontos de diferença para o segundo colocado. Caçapa elogiou sobretudo a eficiência de sua equipe no Nilton Santos.


Leia mais sobre o Botafogo:








Botafogo 2 X 0 Bragantino | Melhores Momentos | 15ª rodada do Campeonato Brasileiro



- Falando do jogo, já sabíamos que o Bragantino era uma equipe qualificada, rápida, de transição. Um time que gosta da bola. Hoje eles mostraram que são uma grande equipe, estão muito bem no campeonato. Impuseram a nós uma dificuldade muito grande no encaixe da marcação, nós não conseguimos marcá-los tão bem. E nós não conseguíamos ficar com a bola, talvez pela pressão que eles faziam - disse o treinador.


"Hoje eles foram melhores no jogo, no volume, mas nós fomos eficientes. Eu posso usar a palavra letal. Nós não tivemos muitas chances, mas as chances que nós tivemos nós colocamos no fundo da rede", acrescentou.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Caçapa em Botafogo x Bragantino — Foto: Alexandre Durão / ge


O treinador resumiu sua passagem de quatro jogos (e quatro vitórias) no comando interino do Botafogo e afirmou que o sentimento é de "dever cumprido". Bruno Lage e sua comissão técnica assumem a equipe a partir de agora.


- Você usou a palavra que eu ia usar: o sentimento é de dever cumprido. Me deram uma missão, eu cheguei e, graças a Deus, cumpri. Cumpri bem junto com todos, não cumpri sozinho. Saio daqui hoje feliz da vida, com dever cumprido, um ótimo trabalho dos atletas também. Isso me traz paz e tranquilidade para dar sequência na minha carreira - afirmou.


Diretor-executivo de futebol do Botafogo, André Mazzuco pediu a palavra na coletiva para agradecer aos serviços de Cláudio Caçapa e aproveitou para explicar que a inscrição de Bruno Lage já está quase finalizada.


- Quero prestar todo nosso agradecimento, todos nossos elogios, o meu "muito obrigado", o "obrigado" do Botafogo. Por ter interrompido suas férias e ter vivido essa experiência maravilhosa, de quatro jogos e quatro vitórias, zero gols sofridos. Esse grupo nos orgulha muito, já mostrou que pode brigar até o final. Graças ao trabalho de todos que passaram por aqui, o Cláudio é mais um que vai estar conosco até o final. Quero agradecer ao Cláudio, ao Lúcio Flávio, ao Herrera, que nos ajudaram demais. Já demos nossas boas-vindas ao Bruno, estamos fazendo da forma mais leve possível, mantendo tudo que temos construído. Mais uma vez, Cláudio, um agradecimento muito forte nosso, do John, de todos que puderam desfrutar da tua passagem. No final do ano você vem nos visitar de novo aqui. Obrigado! - disse o dirigente.


- Só para deixar claro: a gente encerra o ciclo com o Cláudio de maneira muito tranquila. A documentação, a questão de trabalho, está sendo processada. A gente espera que esteja tudo ajustado para quarta-feira. Mas, de toda forma, temos um suporte se precisar para quarta. Mas o Cláudio tem os afazeres dele também, temos que liberar (risos). A gente já tinha combinado, um acordo bem tranquilo, tudo ajustado com o Bruno também. Já tinha falado lá atrás, o ambiente é muito bom, a gente procura fazer as coisas com muita transparência, de maneira leve, par anão pegar ninguém de surpresa. A única surpresa que teve foi o telefonema para ele lá em Lavras (risos), mas o resto está tudo calculado. É um até breve, porque o Cláudio faz parte do nosso grupo, da Eagle. E a gente precisava liberar ele. Sei que, por ele, ele ficaria. Mas está tudo certo - completou.



"Faltam palavras para descrever esse momento", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/faltam-palavras-para-descrever-esse-momento-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11785623.ghtml)



O Botafogo é o líder isolado do Campeonato Brasileiro, neste momento a 13 pontos de distância do Flamengo, que é o segundo colocado - o Fla joga no domingo e pode voltar a encurtar a diferença para 10 pontos. O Alvinegro volta a campo no domingo da semana que vem para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro.



Leia mais sobre a coletiva de Cláudio Caçapa:


Mudança no intervalo

- No intervalo, o que eu disse aos atletas e que precisávamos mudar a atitude, fazer algo diferente se quiséssemos ganhar o jogo. Os atletas entenderam. Acho que foi isso. Se tenho que usar uma palavra no intervalo, é a atitude. Tínhamos que mudar a atitude.


Passar o bastão para Bruno Lage

- Já conversamos um pouco sobre isso no final do jogo, já fizemos essa transição para os atletas sentirem que o novo treinador, com a comissão, estão prontos para trabalharem e passarem o que acreditam. Mas o que eu falei para o Bruno é que, quando cheguei, o grupo me abraçou. Não precisei fazer muita coisa. Uma das coisas que eu pedi ao grupo foi que fizessem com ele a mesma coisa que fizeram comigo, abraçar o Bruno e a comissão, trabalharem da mesma forma. Por enquanto não ganhamos nada, ainda está muito longe para cravar que o Botafogo vai ser campeão, mesmo que eu acredite muito. É degrau por degrau, passo a passo, muito trabalho. O Bruno é muito inteligente, nem precisei falar muito, ele sabe o que precisa colocar. Alguns pontos precisam ser melhorados, com certeza. E ele vai fazer. O mais simples vai ser o melhor para ele e para o grupo.


Solidez defensiva


- Não podemos esquecer que eu fui zagueiro né, então tem isso também. O segredo desse time é a solidariedade, a união. É o "sofrer junto", contra o Grêmio nós também sofremos juntos. Isso é o grande ponto forte deles, eles detestam tomar gol. Tem que ser assim, tem que detestar tomar gol. Porque, quando se detesta, todo mundo recompõe, todo mundo marca, todo mundo defende. Acho que o trabalho é esse. Eles entenderam, gostaram da receita. Acho que tem tudo para continuar dando certo.



Ser eficiente e jogar bonito

- Isso é tudo que a gente quer, é defender bem. Eu falei para eles: eu gosto do time que defende bem, que todo mundo defende. Se o Tiquinho tiver que descer, ele desce sem problema. Se analisar hoje, o Luis Henrique, o próprio Segovia, todo mundo defende, todo mundo precisa baixar. O futebol evoluiu muito, não dá para fazer uma linha de quatro só com os dois volantes defendendo. Defende todo mundo e, quando joga, tem que jogar todo mundo também. O prazer do zagueiro é defender, mas também dar a bola, dar um passe, quebrar linhas. Hoje o Botafogo não foi tão brilhante, mas foi eficiente. É o que a gente tem tentado ser. Talvez o melhor é ser eficiente, eficaz e jogar bonito, seria maravilhoso. Mas às vezes não dá, às vezes temos que jogar pelo resultado. Iniciamos dessa forma, defendemos bem e jogamos. Mas aí são as circunstâncias do jogo que nos fazem mudar dentro do próprio jogo.


Evolução de Di Plácido

- É um cara que está totalmente integrado ao grupo, é o mais brincalhão, entendeu? Faz piada, conta história, ele está muito solto no grupo. Para mim, lateral são dois pontos: defender e atacar. O Di Placido é um jogador ofensivo e muito ofensivo, é o ponto forte dele, a característica marcante dele é essa parte ofensiva. E, lógico, trabalhando também essa parte defensiva. De às vezes não dar o bote lá. É um jogador inteligente, que está entendendo isso e vai melhorando a cada jogo, a cada treino. Tenho certeza que vai continuar seguindo essa evolução dentro dos jogos.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Jogadores do Botafogo jogam Caçapa para o alto e fazem festa com a torcida



"Torcedor é nosso combustível", diz Eduardo após 2 a 0 no Bragantino




O Botafogo venceu mais uma no Brasileirão. Neste sábado, a equipe bateu o Bragantino por 2 a 0, com gols de Eduardo e Di Plácido, e conquistou a oitava vitória em oito jogos no Nilton Santos. Líder isolado da competição, o Alvinegro chegou a 39 pontos em 15 rodadas e fez a festa com a torcida após o jogo.





Caçapa jogado para o alto pelos jogadores do Botafogo — Foto: Alexandre Durão / ge


O técnico interino Caçapa, que dirigiu a equipe pela última vez, foi saudado pelos torcedores e jogado para o alto pelos jogadores. O português Bruno Lage foi contratado, apresentado e deve comandar a equipe no próximo jogo.




Botafogo faz a festa com a torcida no final da partida contra o Bragantino (https://ge.globo.com/futebol/video/botafogo-faz-a-festa-com-a-torcida-no-final-da-partida-contra-o-bragantino-11785587.ghtml)



- Agradecer a torcida que fez a parte dela e manter como estávamos desde o início. Foi assim que chegamos até aqui e assim que vamos continuar. O torcedor tem que entender que é o nosso combustível. Se eles estão com a gente, estamos com um a mais em campo - disse Eduardo, autor do primeiro gol.




Eduardo do Botafogo comemora gol marcado contra o Bragantino no Nilton Santos Brasileirão — Foto: Alexandre Durão





Botafogo 2 X 0 Bragantino | Melhores Momentos | 15ª rodada do Campeonato Brasileiro



A festa da torcida, na verdade, começou antes de a bola rolar. Quando o time entrou em campo, os torcedores, que lotaram o Nilton Santos (pouco mais de 37 mil presentes), exibiram um bandeirão com o mascote do clube usando binóculo e olhando a taça do Brasileirão.





Bandeira da torcida do Botafogo com um cachorro de binóculo olhando a taça do Brasileiro — Foto: Alexandre Durão / ge


O Botafogo é o líder isolado do Campeonato Brasileiro, neste momento a 13 pontos de distância do Flamengo, que é o segundo colocado - o Fla joga no domingo e pode voltar a encurtar a diferença para 10 pontos. O Alvinegro volta a campo no domingo da semana que vem para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro.




Botafogo entra em campo com show da torcida para a partida contra o Bragantino (https://ge.globo.com/futebol/video/botafogo-entra-em-campo-com-show-da-torcida-para-a-partida-contra-o-bragantino-11785486.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro