Páginas

domingo, 23 de março de 2025

Análise: Botafogo começa a mostrar nova cara com Paiva e apresenta mudanças em amistoso com vitória



Com desentrosamento inicial, time aposta em lançamentos, mas ocupa bem espaços e conquista vitória contra o Novorizontino com protagonismo de Patrick de Paula




Assista também no




Botafogo 3 x 1 Novorizontino | Melhores momentos | Amistosos de clubes 2025



O Botafogo venceu o Novorizonto por 3 a 1 no Nilton Santos em amistoso na tarde deste sábado (22). Esse foi o segundo jogo sob o comando do treinador Renato Paiva, que começou a dar sua cara para o time e a corrigir alguns erros que a equipe vinha cometendo no início irregular de 2025.


O treinador português apostou em bolas longas, reposicionamento do time com foco do abertura de espaços na marcação compacta do time paulista e fez inversões de jogadores durante o jogo quando as investidas não davam certo. Veja os detalhes da nova cara do time a seguir:


Em relação ao time campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2024, a equipe entrou em campo com três mudanças - Santiago Rodríguez fazendo a estreia para suprir lacuna deixada por Thiago Almada; Artur na ponta direita, lugar que era de Luiz Henrique; e Patrick de Paula adaptado no meio, substituindo Savarino, que está com a seleção da Venezuela.


O Botafogo entrou em campo com: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Artur, Patrick de Paula e Santiago Rodríguez; Igor Jesus.


+ Paiva vê vitória do Botafogo em amistoso como "bom teste" para enfrentar Palmeiras

+ Atuações do Botafogo: Patrick de Paula e Artur são destaques em amistoso; dê suas notas





Jogadores do Botafogo em amistoso contra o Novorizontino — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Aposta em bolas longas e controle do jogo

O Novorizontino jogou no 3-4-3, nitidamente compactado, principalmente na marcação. Como estratégia para esse tipo de jogo, o Alvinegro passou boa parte do primeiro tempo investindo em bolas longas.


O principal jogador a exercer essa função foi o zagueiro Barboza, que recebia pelo lado esquerdo, observava a movimentação e buscava o lançamento. Aos 11 minutos, por exemplo, o Alvinegro teve a primeira chance, justamente com uma tentativa pelo alto do defensor, que Artur buscou e finalizou, mas a bola foi para fora.


Outro ponto visível no "teste" foi o quanto o Botafogo priorizou a posse, trocando passes na intermediária, e usufruindo da articulação de Gregore e Marlon Freitas para ficar com a bola. Essa foi uma clara tentativa de bagunçar o adversário, abrir espaços, que rapidamente eram ocupados pelo sistema ofensivo. Por vezes, a movimentação causou confusão entre os próprios alvinegros.


A partir da segunda metade do primeiro tempo, o time de Paiva tinha total controle e então passou a usar outras estratégias. Na maioria das vezes, com o alargamento do campo com os laterais posicionados mais avançados e nas extremidades, o que em muitos momentos abriu possibilidade para a construção pelo meio.



+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes



Oportunismo de Patrick de Paula como meia e construção do placar

Uma das grandes mudanças no time para esse jogo foi a utilização de Patrick de Paula como meia, jogando mais avançado do que sua posição de origem. Apesar de pouca participação nas construções, o jogador se mostrava bem posicionado quando a bola aparecia na frente.


Aos 24 minutos, em lançamento de Barboza, Patrick avançou entre dois marcadores e cruzou para a área onde Igor Jesus conseguiu sua primeira finalização no jogo. Mas o primeiro gol saiu aos 38 minutos, após cobrança de falta e rebatidas, a bola sobrou para Alex Telles, que finalizou e Barboza completou (vídeo abaixo).


Assista também no




Aos 39 min do 1º tempo - Gol do Botafogo! Alexander Barboza abre o placar da partida! (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-39-min-do-1o-tempo-gol-do-botafogo-alexander-barboza-abre-o-placar-da-partida-13450271.ghtml)


Depois foi a vez de aparecer o oportunismo de Patrick. Aos 42, Artur recebeu na entrada da área e deu passe para o meia, que chutou forte para fazer o segundo. Apesar de ser orientado a estar mais próximo dos atacantes, o jogador não ficou só nisso.


Volante de origem, voltou com frequência para ajudar os companheiros, apresentando melhora na condição física com o "vai e vem" - o jogador até participou do início da temporada, também fez gols, mas não teve boas atuações. Diferente deste sábado, apesar de ser um jogo amistoso.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Santiago, Botafogo, Novorizontino — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


Segundo tempo de novos testes e mais gols

Com 2 a 0 no placar, o Alvinegro voltou com duas mudanças: Matheus Martins no lugar de Santiago Rodríguez e Jair no de Bastos, mas essas foram apenas duas de um total de dez modificações ao longo dos últimos 45 minutos. Só o Barboza e Gregore não foram substituídos.


Essa segunda parte do jogo serviu para observar novos jogadores, mesmo que o padrão tático desejado por Paiva tenha sido deixado de lado. Afinal, é difícil manter a ideia com diferentes trocas e observações.


O que se pode ver foram as individualidades, mesmo que em pena amostragem e diante de um Novorizontino gostando mais do jogo. No gol, Léo Linck jogou os primeiros 23 minutos, mas lugar a Raul no restante. Esse último goleiro, inclusive, fez três grandes defesas, o que prova a melhora do time paulista no jogo.


O Alvinegro teve alguns lapsos de ofensividade, com Matheus Martins, que finalizou duas vezes - uma para fora e outra na trave.


O número final do placar saiu dos pés, de novo, de Patrick de Paula, em jogada que Marlon Freitas deu o passe em profundidade, Igor Jesus deixou de calcanhar e o meia, bem posicionado, finalizou bem e ampliou.


Assista também no



Aos 22 min do 2º tempo - Gol do Botafogo! Patrick de Paula marca mais um para o Glorioso! (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-22-min-do-2o-tempo-gol-do-botafogo-patrick-de-paula-marca-mais-um-para-o-glorioso-13450352.ghtml)


Aos 32 do segundo tempo, e melhor na partida, o Novorizontino descontou com um golaço de Marlon, que acertou um chute de muito longe e acertou o ângulo.


Ainda é cedo para dizer se as novas alternativas de Paiva vão surtir efeito, afinal, o duelo foi amistoso. A partir do próximo domingo, contra o Palmeiras, na estreia do Brasileirão, a exigência vai aumentar e será possível analisar o time em ritmo de competitividade. Para o treinador português, o teste foi aprovado.


- O objetivo é sempre ganhar. Depois, ter uma exibição melhor. Acima de tudo, os momentos bons são reflexos de algo que estamos trabalhando. Quero potencializar o que já há. Estou satisfeito porque os jogadores olharem para o jogo como algo que se tem que ganhar. Estamos a trabalhar como equipe e demos mais um passo neste sentido - disse, em coletiva de imprensa.




"Torcedor sai satisfeito para casa", analisa Pedro Dep após amistoso | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/torcedor-sai-satisfeito-para-casa-analisa-pedro-dep-apos-amistoso-a-voz-da-torcida-13450448.ghtml)


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro