Time fica duas vezes à frente no placar, mas cede empate para São Paulo. Treinador reclama de não marcação de impedimento em gol de Diego Souza e cobra vermelho a Anderson Martins
Melhores momentos: Botafogo 2 x 2 São Paulo pela 27ª rodada do Brasileirão
Um misto de frustração e alívio para o Botafogo no Nilton Santos, no empate em 2 a 2 com o São Paulo, neste domingo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro chegou a estar duas vezes à frente no placar, e nos acréscimos viu o goleiro Saulo operar dois milagres no mesmo lance e evitar a derrota. Apesar de a vitória não ter vindo, o técnico Zé Ricardo ficou satisfeito com o comportamento da equipe, mas fez duras críticas à arbitragem, assunto que não costuma comentar.
- É um empate que deixa a gente realmente chateado porque poderia ter saído com a vitória. Enfrentamos o então líder da competição, com grandes jogadores. Deixamos a mensagem da competitividade. Se formos competitivos igual fomos hoje, poderemos jogar de igual para igual diante de qualquer equipe - analisou.
Zé Ricardo em Botafogo x São Paulo — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
Se o comportamento do time deixou o Zé Ricardo satisfeito, não se pode dizer o mesmo da atuação do árbitro da partida, Rafael Traci. Avesso a comentar arbitragem, o treinador dessa vez fez duras críticas. Viu impedimento no gol de Diego Souza e disse que Anderson Martins deveria ter sido expulso após matar um contra-ataque quando já tinha cartão amarelo.
O Botafogo entrará mais uma vez com representação na CBF contra a arbitragem, comunicou o vice-presidente de futebol, Gustavo Noronha. As alegações são impedimento de Diego Souza no primeiro gol do São Paulo e a não marcação de pênalti de Carneiro em Igor Rabello.
- Tenho dois anos e meio de profissional. Só lembro de ter falado de arbitragem uma vez, senão me engano na Arena Corinthians, num gol mão do Jô, ainda pelo Vasco. Não gostei da arbitragem. O Rafael não foi bem. No primeiro gol, na minha visão, pode ser passível de discussões, mas acho que Diego estava impedido. Logicamente o nosso atleta não vai dar passe pra trás ali, a bola bateu nele. Anderson Martins, que foi meu zagueiro, excelente zagueiro, poderia ter sido expulso. Passível de expulsão também um lance no Igor Rabello. Nunca justifiquei nenhum tipo de resultado, mas é importante essa questão. Tem que estar atento em todas as situações. De forma geral, acho que a arbitragem foi ruim.
Na próxima rodada, o Botafogo tem clássico carioca contra o Vasco, terça-feira, dia 9 de outubro, no Nilton Santos. Antes, a equipe decide uma vaga nas quartas de final da Sul-Americana contra o Bahia, dia 3 de outubro, também no Nilton Santos. A equipe baiana venceu o jogo de ida por 2 a 1.
Confira mais declarações de Zé Ricardo
Análise da partida
A nossa equipe teve bom comportamento geral, gostei mais no primeiro tempo. Sem dúvida que a gente perdeu volume na marcação com a saída do Jean, demos espaços ao São Paulo, que fez um segundo tempo melhor. Se falar da pontuação dos times, a gente somou um ponto. Mas se falar pelo que criamos, a chateação fica - reconheceu.
Elogios a Saulo
Muita confiança no Saulo e no Diego. Não é fácil substituir dois ídolos da equipe. Jefferson ídolo do clube, e o Gatito que é um ídolo recente. A cada jogo, eles são colocados à prova. A gente viu hoje um atleta corajoso, o São Paulo usou muito a bola aérea. Ele foi arrojado. No lance do São Paulo, foi uma falha coletiva, Rabello já tinha chegado na cobertura, muita gente já tinha passado.
Saulo falhou no segundo gol?
A gente falhou no rebote. Falha coletiva. Ele mostrou um talento que a gente já conhece no final do jogo. É normal essas variações para um atleta que foi colocado à prova. Para mim, deu conta do recado.
Parabéns à equipe
Parabenizei porque a entrega foi muito grande, o respeito ao São Paulo foi muito grande, mas em nenhum momento deixamos de acreditar na vitória. Precisamos ser agressivos, competitivos e sempre com Fair Play.
Gatito perto de retorno?
Não posso responder ainda infelizmente. Avaliamos. Tanto Flavio Tênius quanto Jorcey disseram que tinha de esperar mais. Na terça-feira, antes do treino, certamente vou passar para vocês.
Pimpão no lugar de Erik contra o Bahia
A tendência natural é essa mesma. Acho que são atletas que têm alguma semelhança. Pimpão e Erik gostam de jogar pelo mesmo lado. Temos que ajustar algumas coisas.
Lesão de Jean
Está sentindo muitas dores, mas vamos avaliar com calma para ver como será o aproveitamento dele na sequência. A saída do Jean fez a gente perder volume defensivo. Talvez seja o único com esse volume de marcação no nosso elenco. Gustavo, Matheus e Lindoso são mais criadores do que pegadores. Logicamente que o São Paulo perdendo fez mexidas para ganhar volume.
Crescimento de Kieza
A gente sabe que um jogador com a experiência e rodagem dele é uma questão de oportunidade e fase mesmo. A gente acredita no atleta e tem que passar confiança. Tanto Brenner quanto Aguirre precisam de confiança, mas o momento do Kieza é positivo. O falar dele, o posicionamento e toda preocupação dele ajudam. Feliz por reencontrar o melhor momento dele
Falhas da equipe
Erramos algumas decisões que vínhamos conversando, principalmente no terço final do campo. Não podemos tomar decisões equivocadas, porque Bahia tem muitas armas, e isso pode ser fatal pra gente. Nossa transição poderia ter sido melhor sem dúvidas, tivemos oportunidades. Tecnicamente a gente pecou ao não fazer essa transição.
Gramado do Nilton Santos
Infelizmente nosso gramado não apresenta condições ideais, isso atrapalha, atrapalhou o São Paulo também. Vamos torcer para que a empresa que cuida do nosso gramado tenha tempo para melhorar.
Jogo aberto
Substituições do Aguirre foram para buscar a vitória. A gente com calma poderia ter buscado o terceiro, mas alguns fatores nos impediram. São Paulo conseguiu empate, e o jogo ficou aberto pelo desgaste das duas equipes.
Apoio da torcida
Acho que é uma sequência. Se conseguirmos fazer bons jogos, e a torcida perceber o empenho e a entrega, ela virá. Ela é fundamental pra gente. Foi hoje e será fundamental na quarta-feira.
Promoção de ingressos
Iniciativa muito positiva da nossa direção. É um ano muito difícil, e somente a união de jogadores, diretoria, funcionários e principalmente a torcida pode nos ajudar. O apoio dela nos deixa mais forte para seguir.
Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro