Base do time titular é mantida com nove jogadores, mas diretoria trabalha para repor o espaço deixado por Almada, Luiz Henrique e outras peças importantes do elenco
Assista também no
Seleção debate possibilidade de André Jardine no Botafogo: “considero um bom nome” (https://globoplay.globo.com/v/13226814/)
Após a conquista de dois importantes títulos em 2024, o Botafogo vira a página para 2025 com uma reformulação a ser feita. O clube tem a necessidade de repor Thiago Almada, que vai para o Lyon, e Luiz Henrique, que informou ao clube o desejo de também defender o time francês, mas Textor espera negociá-lo com um clube inglês. Precisa ainda definir o novo treinador e contratar peças para encorpar o elenco, que tem outros nove jogadores de saída. Mas por que tantas baixas após um ano tão vitorioso?
A resposta passa por acordos prévios com Almada e Luiz Henrique, pelo apelo de jogar na Europa e pela oxigenação do elenco, que está mantendo nove dos 11 titulares que conquistaram o Brasileiro e a Conmebol Libertadores em 2024. Entenda caso a caso.
Saídas esperadas, mas promessas de reposições
Internamente, as baixas são consideradas normais. No caso do argentino Almada, ele veio inicialmente para o Botafogo, mas com pré-contrato para rumar ao Lyon a partir de janeiro.
A situação de Luiz Henrique é dada mais como surpresa, embora também houvesse um acordo para que ele fosse para o clube francês quando desejasse. O Alvinegro semeia a esperança de convencê-lo a permanecer, pelo menos, até o Mundial de Clubes, o que não será uma tarefa fácil já que o desejo do atacante é voltar para a Europa - o que já foi comunicado ao clube.
Na reta final de 2024, John Textor, dono da SAF, prometeu "vender muito e comprar mais" nesta temporada.
- Nosso plano no Botafogo é vender muito e comprar ainda mais. É aumentar o nível, estar no top-3 do Brasil todo ano, lutar pela Libertadores todo ano. Torcedores lá podem ficar loucos com essa questão de compartilhar transferências, mas a água flui por onde tem que fluir, os jogadores vão para onde têm que ir - projetou o dirigente.
+ Botafogo aguarda rescisão de Artur Jorge e propõe acerto financeiro ao técnico e ao Al-Rayyan; entenda
John Textor Botafogo Libertadores — Foto: Agustin Marcarian/Reuters
Treinador para comandar o time ainda em janeiro
Com o impasse com Artur Jorge, que recebeu oferta do Al-Rayyan, do Catar, Textor agora tem a missão de encontrar um novo comandante para o Botafogo. O brasileiro André Jardine foi um dos entrevistados, mas a definição ainda não aconteceu.
O norte-americano não determinou um prazo; mas, ao contrário do que fez quando trouxe Artur, quer ser mais rápido na escolha. A ideia é ter o treinador ainda em janeiro.
André Jardine conquista o Campeonato Mexicano com o América — Foto: Hugo Rivera/Jam Media/Getty Images
Fim de contratos e oxigenação de folha
Oito jogadores da lista de saídas - Gatito, Pablo, Adryelson, Rafael, Marçal, Tchê Tchê, Eduardo e Óscar Romero - tinham contrato com término em dezembro. O clube até tentou discutir alguns vínculos para reduzir vencimentos, caso do meia Eduardo, mas não chegou a um acordo. Além disso, o lateral-esquerdo Hugo foi emprestado ao vitória.
O clube também entendeu que maior parte desses jogadores tinha vencimentos altos para serem reservas. Com isso, viu a oportunidade de oxigenar a folha financeiramente.
Entende-se que é possível fazer contratações de jogadores com nível de titularidade com os vencimentos daqueles que deixaram o clube.
Eduardo comemora gol em Botafogo x RB Bragantino — Foto: André Durão/ge
Lista de saídas pode aumentar
A relação de saídas ainda pode aumentar. O zagueiro Lucas Halter e o atacante Tiquinho Soares estão envolvidos na negociação pelo zagueiro Jair, do Santos. O centroavante tem contrato somente até o fim de 2025. Como poderá assinar com outro clube na metade do ano, entende-se que é a oportunidade de negociá-lo sem ter prejuízo mais adiante.
O volante Danilo Barbosa, que disputa posição com Allan para substituir Gregore, também pode ter novo destino. Ele pode ser envolvido na contratação de Luan Cândido, do Red Bull Bragantino. O meio-campista é outro atleta com contrato somente até dezembro de 2025.
Assista também no
Botafogo segue em negociação por Jair, zagueiro do Santos (http://globotv.globo.com/globocom/central-do-mercado/v/botafogo-segue-em-negociacao-por-jair-zagueiro-do-santos/13221260/)
+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Base do time titular mantida
Dos 11 que vinham sendo utilizados por Artur Jorge, a base está majoritariamente mantida. Ainda permanecem nove jogadores: o goleiro John, o lateral-direito Vitinho, os zagueiros Bastos e Barboza, o lateral-esquerdo Alex Telles, os volantes Gregore e Marlon Freitas, o meia Savarino e o atacante Igor Jesus.
Para substituir Almada e Luiz Henrique, além de fortalecer o elenco, a diretoria já fez propostas por diferentes jogadores - caso do goleiro Léo Linck, do zagueiro Jair e do meia Bitello - e contatos por outros, como Muniain, Luan Cândido e Marlon Gomes.
Botafogo posado para foto antes de duelo contra o Pachuca — Foto: Vitor Silva/Botafogo
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
A reapresentação do time principal do Botafogo está marcada para o dia 14 de janeiro. O elenco que inicia o Campeonato Carioca, com atletas que retornam de empréstimo, jogadores do sub-23 e sub-20, retomaram os trabalhos nesta quinta (2).
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro