Páginas

sábado, 4 de janeiro de 2025

Saída de treinador e 11 jogadores: entenda a reformulação do elenco após o ano vitorioso do Botafogo



Base do time titular é mantida com nove jogadores, mas diretoria trabalha para repor o espaço deixado por Almada, Luiz Henrique e outras peças importantes do elenco



Assista também no





Seleção debate possibilidade de André Jardine no Botafogo: “considero um bom nome” (https://globoplay.globo.com/v/13226814/)



Após a conquista de dois importantes títulos em 2024, o Botafogo vira a página para 2025 com uma reformulação a ser feita. O clube tem a necessidade de repor Thiago Almada, que vai para o Lyon, e Luiz Henrique, que informou ao clube o desejo de também defender o time francês, mas Textor espera negociá-lo com um clube inglês. Precisa ainda definir o novo treinador e contratar peças para encorpar o elenco, que tem outros nove jogadores de saída. Mas por que tantas baixas após um ano tão vitorioso?


A resposta passa por acordos prévios com Almada e Luiz Henrique, pelo apelo de jogar na Europa e pela oxigenação do elenco, que está mantendo nove dos 11 titulares que conquistaram o Brasileiro e a Conmebol Libertadores em 2024. Entenda caso a caso.


Saídas esperadas, mas promessas de reposições

Internamente, as baixas são consideradas normais. No caso do argentino Almada, ele veio inicialmente para o Botafogo, mas com pré-contrato para rumar ao Lyon a partir de janeiro.


A situação de Luiz Henrique é dada mais como surpresa, embora também houvesse um acordo para que ele fosse para o clube francês quando desejasse. O Alvinegro semeia a esperança de convencê-lo a permanecer, pelo menos, até o Mundial de Clubes, o que não será uma tarefa fácil já que o desejo do atacante é voltar para a Europa - o que já foi comunicado ao clube.


Na reta final de 2024, John Textor, dono da SAF, prometeu "vender muito e comprar mais" nesta temporada.


- Nosso plano no Botafogo é vender muito e comprar ainda mais. É aumentar o nível, estar no top-3 do Brasil todo ano, lutar pela Libertadores todo ano. Torcedores lá podem ficar loucos com essa questão de compartilhar transferências, mas a água flui por onde tem que fluir, os jogadores vão para onde têm que ir - projetou o dirigente.


+ Botafogo aguarda rescisão de Artur Jorge e propõe acerto financeiro ao técnico e ao Al-Rayyan; entenda






John Textor Botafogo Libertadores — Foto: Agustin Marcarian/Reuters


Treinador para comandar o time ainda em janeiro

Com o impasse com Artur Jorge, que recebeu oferta do Al-Rayyan, do Catar, Textor agora tem a missão de encontrar um novo comandante para o Botafogo. O brasileiro André Jardine foi um dos entrevistados, mas a definição ainda não aconteceu.


O norte-americano não determinou um prazo; mas, ao contrário do que fez quando trouxe Artur, quer ser mais rápido na escolha. A ideia é ter o treinador ainda em janeiro.





André Jardine conquista o Campeonato Mexicano com o América — Foto: Hugo Rivera/Jam Media/Getty Images



Fim de contratos e oxigenação de folha

Oito jogadores da lista de saídas - Gatito, Pablo, Adryelson, Rafael, Marçal, Tchê Tchê, Eduardo e Óscar Romero - tinham contrato com término em dezembro. O clube até tentou discutir alguns vínculos para reduzir vencimentos, caso do meia Eduardo, mas não chegou a um acordo. Além disso, o lateral-esquerdo Hugo foi emprestado ao vitória.


O clube também entendeu que maior parte desses jogadores tinha vencimentos altos para serem reservas. Com isso, viu a oportunidade de oxigenar a folha financeiramente.


Entende-se que é possível fazer contratações de jogadores com nível de titularidade com os vencimentos daqueles que deixaram o clube.





Eduardo comemora gol em Botafogo x RB Bragantino — Foto: André Durão/ge


Lista de saídas pode aumentar

A relação de saídas ainda pode aumentar. O zagueiro Lucas Halter e o atacante Tiquinho Soares estão envolvidos na negociação pelo zagueiro Jair, do Santos. O centroavante tem contrato somente até o fim de 2025. Como poderá assinar com outro clube na metade do ano, entende-se que é a oportunidade de negociá-lo sem ter prejuízo mais adiante.


O volante Danilo Barbosa, que disputa posição com Allan para substituir Gregore, também pode ter novo destino. Ele pode ser envolvido na contratação de Luan Cândido, do Red Bull Bragantino. O meio-campista é outro atleta com contrato somente até dezembro de 2025.


Assista também no




Botafogo segue em negociação por Jair, zagueiro do Santos (http://globotv.globo.com/globocom/central-do-mercado/v/botafogo-segue-em-negociacao-por-jair-zagueiro-do-santos/13221260/)



+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


Base do time titular mantida

Dos 11 que vinham sendo utilizados por Artur Jorge, a base está majoritariamente mantida. Ainda permanecem nove jogadores: o goleiro John, o lateral-direito Vitinho, os zagueiros Bastos e Barboza, o lateral-esquerdo Alex Telles, os volantes Gregore e Marlon Freitas, o meia Savarino e o atacante Igor Jesus.


Para substituir Almada e Luiz Henrique, além de fortalecer o elenco, a diretoria já fez propostas por diferentes jogadores - caso do goleiro Léo Linck, do zagueiro Jair e do meia Bitello - e contatos por outros, como Muniain, Luan Cândido e Marlon Gomes.





Botafogo posado para foto antes de duelo contra o Pachuca — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


A reapresentação do time principal do Botafogo está marcada para o dia 14 de janeiro. O elenco que inicia o Campeonato Carioca, com atletas que retornam de empréstimo, jogadores do sub-23 e sub-20, retomaram os trabalhos nesta quinta (2).


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Jair aceita ir para o Botafogo, e acerto depende de ajustes com o Santos



Zagueiro de 19 anos tinha o desejo de ir para a Europa, mas foi convencido nos últimos dias


Assista também no






"A bola está com o Botafogo", diz Rizek sobre interesse do clube no técnico André Jardine (https://ge.globo.com/video/a-bola-esta-com-o-botafogo-diz-rizek-sobre-interesse-do-clube-no-tecnico-andre-jardine-13226032.ghtml)



O Botafogo está cada vez mais perto de ter o primeiro reforço para 2025. O zagueiro Jair, de 19 anos, que pertence ao Santos, aceitou a proposta do Glorioso. Antes, ele tinha o desejo de deixar o atual clube apenas para uma transferência ao Exterior.


O jogador é um desejo do Alvinegro há meses, principalmente pelo potencial visto pela rede multiclubes de John Textor, a Eagle Holding. Para ter o jovem defensor, o Alvinegro precisa amarrar algumas partes com o Santos, principalmente a questão de transferências de jogadores no "pacote", além de um valor em dinheiro.


O ge publicou nesta sexta-feira os detalhes da negociação. Entenda como está a negociação do Botafogo para contratar Jair, do Santos.


O Botafogo ainda não está totalmente convencido em enviar os três jogadores ao Santos - além, claro, das questões que envolvem os próprios atletas -, mas as conversas estão evoluindo.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora





Jair durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/ Santos FC


Jair é alvo antigo da Eagle Football, empresa multi-clubes de John Textor, e considerado promissor para médio e longo prazo. O Botafogo vê um potencial de Seleção no defensor de 19 anos.


O diferencial de Jair está na saída de bola. O zagueiro tem facilidade de sair jogando tanto com a perna direita quanto com a esquerda. Isto é considerado importante para o modelo de jogo do Alvinegro, que tem Bastos e Barboza como titulares hoje.


Assista também no





Botafogo 2 x 1 Fast | Gols | 1ª rodada | Copa São Paulo de Futebol Júnior


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O Botafogo, vale lembrar, perdeu Adryelson, que passou os últimos seis meses emprestado pelo Lyon, como opção direta para a dupla titular de zagueiros. Por isso, a contratação de um defensor é uma das prioridades da diretoria na janela.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Que jogador do elenco de 2024 do Botafogo merecia entrar no muro dos ídolos do clube?



O ge fez o questionamento a 40 jornalistas, que votaram em até cinco nomes; 13 dos campeões da Libertadores e do Brasileiro foram citados, mas ganhou o que foi quase unanimidade, veja qual



Assista também no




Mais novo ídolo com a camisa 7, Luiz Henrique relembra título (https://ge.globo.com/video/mais-novo-idolo-com-a-camisa-7-luiz-henrique-relembra-titulo-13153481.ghtml)



O Botafogo teve um 2024 mágico. O time foi campeão do Brasileirão e da Conmebol Libertadores e voltou a ocupar os lugares mais altos nas principais competições do país após 29 anos. A temporada histórica, claro, traz consigo jogadores que jamais serão esquecidos pelos torcedores.


+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes





Muro de ídolos do Botafogo antes de ser apagado para obras: será pintado um novo — Foto: GloboEsporte.com


Não há fórmula mágica para um jogador se tornar ídolo de um clube. Simplesmente acontece. Títulos, identificação, estilo de jogo... Vários fatores podem influenciar na decisão de colocar um atleta em uma posição destacada na história da instituição.


No caso do Botafogo, tudo o que envolve jogadores marcantes é especial. O clube tinha um muro dos ídolos à frente do casarão de General Severiano. O local, que tinha pinturas de atletas marcantes da história do Alvinegro, foi coberto no meio desse ano por causa de obras, mas há o projeto de criar um "novo muro" no Estádio Nilton Santos em 2025.


Após a temporada de vitórias, o ge fez o seguinte questionamento a 40 jornalistas: "Que jogador do elenco de 2024 merecia entrar no muro dos ídolos?"


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


As respostas eram limitadas a cinco jogadores por pessoa. Foi criado um sistema de pontuação.


  • 1ª escolha = 5 pontos
  • 2ª escolha = 4 pontos
  • 3ª escolha = 3 pontos
  • 4ª escolha = 2 pontos
  • 5ª escolha = 1 pontos


Ao todo, 13 jogadores diferentes foram citados nas respostas. O que mais recebeu pontos foi Luiz Henrique, praticamente unanimidade entre os participantes, com 36 citações. Se apenas um deles conseguir um lugar no novo muro, esse espaço deveria ser do atacante, segundo a avaliação dos jornalistas.




Luiz Henrique, campeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


  • Luiz Henrique: 154 pontos
  • Marlon Freitas: 112 pontos
  • Savarino: 74 pontos
  • Gatito Fernández: 71 pontos
  • Júnior Santos: 59 pontos
  • Alexander Barboza: 35 pontos
  • John: 9 pontos
  • Tiquinho Soares: 6 pontos
  • Gregore: 6 pontos
  • Bastos: 5 pontos
  • Igor Jesus: 3 pontos
  • Almada: 2 pontos
  • Alex Telles: 1 ponto

Confira todos os votos dos jornalistas:



🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ]Por Bárbara Mendonça e Sergio Santana — Rio de Janeiro

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Bastidores: negativas de Textor motivam Luiz Henrique a decidir deixar o Botafogo rumo ao Lyon


Empresário americano tem considerado ofertas pelo jogador, como a da Fiorentina, baixas e sequer abre negociações



Assista também no




Tá na Área debate situação de Luiz Henrique, trocas, negociações e contratações do Botafogo (https://ge.globo.com/sportv/programas/ta-na-area/video/ta-na-area-debate-situacao-de-luiz-henrique-trocas-negociacoes-e-contratacoes-do-botafogo-13221431.ghtml)



A decisão de Luiz Henrique de deixar o Botafogo rumo ao Lyon é o capítulo mais recente de um acordo firmado na época em que foi contratado pelo Alvinegro. O dono da SAF, John Textor, sempre afirmou que o atacante tinha a escolha de se transferir para a França quando quisesse durante a vigência do contrato de cinco anos assinado com o clube carioca.


+ Botafogo acerta compra de Jeffinho do Lyon


As recentes consultas feitas pela situação do jogador ajudam a explicar a decisão tomada. Dono da Eagle, rede de que contempla o Botafogo e o Lyon, o empresário americano tem considerado os valores sugeridos pelos direitos de Luiz Henrique muito baixos. Tanto que não abriu negociação com nenhum clube.




Luiz Henrique e John Textor — Foto: Reprodução


+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes


Esse é o caso da sondagem mais recente, feita pela Fiorentina, da Itália. Dentro desse cenário, o estafe do jogador entende que utilizar a cláusula do acordo para enviá-lo ao Lyon é a melhor escolha a ser feita para se recolocar no mercado europeu. Luiz Henrique estava em baixa no Betis, da Espanha, quando foi contratado pelo Botafogo, clube pelo qual foi campeão da Libertadores e do Brasileiro e foi eleito o Rei da América, pelo jornal uruguaio El País.


Atuando por lá, acreditam os empresários de Luiz Henrique, o patamar de valor das eventuais ofertas deve mudar. Não está descartada, por isso, a hipótese de o atacante defender outro clube europeu imediatamente caso o Lyon tope negociá-lo.


Assista também no




Luiz Henrique despista sobre ficar no Botafogo para o Super Mundial em 2025, mas diz que tem desejo em ficar (https://ge.globo.com/video/luiz-henrique-despista-sobre-ficar-no-botafogo-para-o-super-mundial-em-2025-mas-diz-que-tem-desejo-em-ficar-13168019.ghtml)



De acordo com a apuração do ge, a decisão está tomada por parte do atleta. Luiz Henrique inclusive visitou as instalações da equipe francesa quando viajou para a França, logo após a derrota na Copa Intercontinental para o Pachuca, do México.


O Botafogo está ciente do desejo do jogador, mas não confirma até o momento sua ida ao clube da rede de John Textor. O Alvinegro ainda semeia a ideia de tentar convencê-lo a permanecer para a disputa do Mundial de Clubes, em junho, nos Estados Unidos.


Assista também no




Luiz Henrique brilha e Botafogo conquista a Libertadores (https://globoplay.globo.com/v/13144923/)



Enquanto o futuro não é totalmente definido, Luiz Henrique curte as férias - deixou a análise de eventuais novas ofertas aos seus empresários. Ainda há expectativa de que novas propostas apareçam.


Ao mesmo tempo, Textor tenta resolver a delicada situação financeira do Lyon. No dia 15 de novembro, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) proibiu o clube de contratar na janela de janeiro e anunciou que vai rebaixá-lo ao fim da temporada do Campeonato Francês se não melhorar as finanças.


Textor busca maneiras de evitar o transfer ban e o rebaixamento ao fim da temporada. Nesta quarta-feira, por exemplo, o Lyon anunciou que vendeu Jeffinho ao Botafogo por 5,3 milhões de euros (R$ 33,9 milhões). Segundo a imprensa francesa, o rombo nas contas do gigante francês gira em torno de US$ 530 milhões.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro