Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Bastidores: irritado com postura contra o Palmeiras, Textor faz discurso, cita "Botafogo Way" e decide demitir Paiva


Ainda no sábado, empresário fez discurso em tom de cobrança para a delegação citando estilo de jogo ofensivo. No domingo, ele decretou a saída do treinador



Assista também no



Veja a entrevista coletiva de Renato Paiva depois da derrota do Botafogo para o Palmeiras



O primeiro ato de um John Textor "mais focado" no Botafogo — o americano se desligou do comando do Lyon — não foi a demissão de Renato Paiva, anunciada nos primeiros minutos desta segunda no Brasil, noite de domingo nos EUA, onde a delegação alvinegra está hospedada.


+ Textor renuncia ao comando do Lyon, nomeia executivos e decide dar mais atenção ao Botafogo


Ainda no sábado, o americano fez um discurso importante sobre o "Botafogo Way" para toda a delegação presente nos Estados Unidos, horas após a derrota para o Palmeiras e a eliminação na Copa do Mundo de Clubes. Ali começava a queda do treinador português.


Depois que os jogadores deixaram o Lincoln Field, o dono da SAF alvinegra apareceu no hotel durante o almoço de todos os jogadores, comissão técnica e funcionários que estão na Filadélfia. O jogo foi às 12h (horário local), por isso os atletas comeram mais tarde.


Textor pediu a palavra e, na frente de todos, reforçou que deseja ver no Alvinegro um jogo mais ofensivo e propositivo. Ele afirmou que estava orgulhoso pela campanha, principalmente por causa da vitória sobre o PSG, mas decepcionado pela forma como o time se comportou contra o Palmeiras.




John Textor em Palmeiras x Botafogo — Foto: FRANCK FIFE / AFP


O americano enxergou a oportunidade de fazer esse discurso porque toda a delegação estava reunida de uma vez. As palavras foram passadas de formas sérias e diretas. Renato Paiva, claro, era um dos presentes e ouviu tudo.


Nos bastidores, a chateação não foi só de John Textor. Uma parte dos jogadores discordou do modelo de jogo implementado contra o rival paulista. Não houve nenhum tipo de reclamação, mas alguns atletas preferiam outra estratégia diante do Palmeiras.


Quem deve ser o novo técnico do Botafogo? Vote!


No decorrer do domingo, parte do grupo foi a Nova York para um dia de folga. Até a parte da tarde, ainda não era comentada a chance de queda imediata de Paiva. À noite, porém, o incômodo de Textor falou mais alto, e o português foi comunicado da demissão.





Renato Paiva e Textor antes de Botafogo x Palmeiras — Foto: Vitor Silva / Botafogo


A conversa com o treinador se deu já na parte final do domingo, após Textor expor seus pontos para integrantes da diretoria. O martelo foi batido minutos antes de o comunicado do Botafogo ser publicado nas redes sociais, à 0h25 (de Brasília).


A surpresa foi tamanha que um membro da comissão técnica estava em um avião a caminho de Portugal no momento que a demissão foi oficializada. O profissional vai retornar ao Brasil nos próximos dias para formalizar a rescisão.


+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Botafogo no WhatsApp



🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana e Sofia Miranda — Filadélfia, EUA

sábado, 28 de junho de 2025

Palmeiras x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa; Globo, ge e sportv transmitem ao vivo



Assista também no




O Verdão foi líder do Grupo A, mas teve uma primeira fase irregular. Depois de uma boa exibição no empate sem gols com o Porto, o time venceu o Al Ahly, mas teve sua pior atuação contra o Inter Miami, quando saiu perdendo por 2 a 0 e buscou o 2 a 2 no fim da partida.


O Botafogo se classificou no segundo lugar do grupo B da Copa. Foram duas vitórias, sobre o Seattle Sounders e o Paris Saint-Germain, e uma derrota para o Atlético de Madrid. No retrospecto contra o rival Palmeiras, o Alvinegro sustenta cinco jogos de invencibilidade; a última derrota carioca foi em novembro de 2023.


Onde assistir

  • Transmissão: Globo, sportv, ge e Cazé TV.




Lincoln Financial Field — Foto: Marcelo Courrege




Escalações prováveis



Palmeiras - Técnico: Abel Ferreira


Recuperado de um edema na coxa direita, Aníbal Moreno está disponível para ser novamente titular, mas em contrapartida Murilo sofreu uma lesão na coxa esquerda e deve perder o restante da Copa do Mundo de Clubes. Além da questão física, Abel pode fazer mudanças por ordem tática, como Mauricio na vaga de Raphael Veiga.



Time provável: Weverton; Giay (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Mauricio; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque (Flaco López).



  • Quem está fora: Murilo (lesionado).
  • Pendurados: Gustavo Gómez, Giay, Richard Ríos, Piquerez, Raphael Veiga, Felipe Anderson e Abel Ferreira.


Assista também no



Caio Ribeiro alerta Palmeiras e mostra caminhos para vencer o Botafogo (https://ge.globo.com/video/caio-ribeiro-alerta-palmeiras-e-mostra-caminhos-para-vencer-o-botafogo-13714538.ghtml)


Botafogo - Técnico: Renato Paiva


O Botafogo perdeu um de seus titulares no jogo contra o Atlético de Madrid, no encerramento da fase de grupos: Gregore. O volante recebeu o segundo cartão amarelo e vai cumprir suspensão contra o Palmeiras. Na ausência de Gregore, o técnico Renato Paiva deve promover o time com uma dobra de laterais pela esquerda, com Cuiabano atuando na ponta. Jair se ausentou de parte do último treino, com sobrecarga muscular, e é dúvida.



Time provável: John; Vitinho, Jair (Kaio Fernando), Barboza e Alex Telles; Allan e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Cuiabano; Igor Jesus.


  • Quem está fora: Gregore (suspenso), Bastos (lesão no joelho esquerdo) e Matheus Martins (recuperação de lesão muscular na coxa);
  • Pendurados: Barboza, Joaquín Correa e Cuiabano.


Assista também no

    

Botafogo encerra preparação para encarar o Palmeiras na Copa; veja imagens do treino
 (https://ge.globo.com/video/botafogo-encerra-preparacao-para-encarar-o-palmeiras-na-copa-veja-imagens-do-treino-13715012.ghtml)



Arbitragem

  • Árbitro: Francois Letexier (FRA);
  • Assistente 1: Cyril Mugnier (FRA);
  • Assistente 2: Mehdi Rahmouni (FRA);
  • Quarto árbitro: Glenn Nyberg (SUE);
  • VAR: Jerome Brisard (FRA).


Por Redação do ge — Filadélfia, EUA

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Botafogo faz primeiro treino na Filadélfia; Vitinho participa de atividade



Lateral foi substituído contra o Atlético de Madrid, mas treinou nesta quarta



Assista também no



Palmeiras x Botafogo: quem se classifica para as quartas da Copa do Mundo de Clubes? (https://globoplay.globo.com/v/13705656/)


Sob forte calor de 32 graus na manhã desta terça-feira, o Botafogo fez a primeira atividade no Centro de Treinamento do Eagles, na Filadélfia, visando o jogo contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes.


Vitinho, que deixou a partida contra o Atletico de Madrid com dores na posterior da coxa direita, treinou normalmente. O lateral-direito saiu do jogo contra os espanhóis por desgaste físico e não tem lesão. Ele, portanto, não deve ser problema para enfrentar o time paulista.



+ Saiba por que o rebaixamento do Lyon afeta as finanças e as contratações do Botafogo

+ Vaga às quartas da Copa de Clubes renderá R$ 71 milhões a Palmeiras ou Botafogo




Botafogo faz primeiro treino na Filadélfia — Foto: Sergio Santana / ge


O começo do treino teve o elenco dividido em dois blocos: os jogadores titulares contra o Atlético ficaram em grupo dividido dos reservas.


Os atletas do onze inicial fizeram um trabalho mais voltado para o lado físico e correram no gramado. Os reservas ficaram com a comissão técnica em atividades com bola.


+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

+ Mata-mata: a batalha dos camisas 10 na Copa do Mundo de Clubes


A forte temperatura demandou que o gramado fosse molhado diversas vezes.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Assista também no



Botafogo ressuscitado para as oitavas: "A gente não acreditava que ia passar", diz Rizek (https://globosatplay.globo.com/sportv/v/13705739/)


+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Filadélfia, EUA

terça-feira, 24 de junho de 2025

Análise: Botafogo supera o grupo da morte e vai às oitavas com talento, entrega e organização



Apesar da derrota no confronto direto, Alvinegro deixa Atlético de Madrid para trás e termina com mesma pontuação do PSG na Copa do Mundo de Clubes



Assista também no




Atlético de Madrid 1 x 0 Botafogo | Melhores momentos | Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025




Quando o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Clubes, em dezembro, apontou PSG e Atlético no Madrid no caminho do Botafogo, a missão de um caminho praticamente impossível já foi cravada de primeira. Não era para menos - afinal, o Alvinegro foi o único sul-americano a enfrentar dois europeus na mesma chave. O clube carioca desafiou as probabilidades a passou.


+ Paiva comemora vaga do Botafogo: "Se dissesse no Brasil que íamos passar, seria esculachado"


A atuação na derrota por 1 a 0 contra o clube espanhol, nesta segunda-feira, no fechamento do grupo, não foi das melhores. O time deu muito a bola para o rival e, com exceção dos minutos iniciais do primeiro tempo, pouco fez nos contra-ataques para tentar ameaçar.


Isso não tira todo o mérito da equipe comandada por Renato Paiva na competição. A dura missão vinha necessariamente acompanhada de sofrer em partes dos jogos. O Alvinegro enfrentou times melhores tecnicamente e tentar bater de frente nesta parte era praticamente suicídio.


Bastou ao Botafogo intensidade, organização e esforço. E isso houve de sobra. Contra o PSG, uma atuação defensiva para ficar marcada por anos na vitória por 1 a 0. Diante do Atlético, mudanças no decorrer do jogo para travar o rival pelo meio - os espanhóis só marcaram no fim, com Griezmann, e tiraram o Alvinegro da liderança.


+ Com classificação, Botafogo soma R$ 147,3 milhões em premiações na Copa do Mundo de Clubes


O time espanhol, que precisava de um resultado elástico, naturalmente deu espaços para o Botafogo explorar nas transições. O time conseguiu fazer isso nos minutos iniciais: com trocas rápidas de passe, atingiu bem as costas dos laterais para chegar ao ataque.





Time posado do Botafogo x Atlético de Madrid — Foto: Vítor Silva/Botafogo



— Sabíamos que jogaríamos contra uma grande equipe. Não nos defendemos tão bem, não por causa do gol que sofremos, mas às vezes avançávamos cedo demais, muito próximo da nossa área, mais do que eu queria na verdade. O tempo passa, e o resultado entra na cabeça, isso influencia a forma como jogam. Quero ter mais posse de bola, especialmente nos momentos de transição, decidir melhor. O Savarino teve a primeira oportunidade. Passamos, mas não foi um jogo tão bom - analisou Paiva.


+ Da Rússia, Luiz Henrique comemora vaga do Botafogo e ironiza: "Que grupo da morte o quê?!"


Com o passar do tempo, De Paul passou a ocupar mais uma função de meia pela direita, controlando o jogo do lado para dentro. O Atlético teve mais controle da posse sempre a partir de ações do argentino e deu conta das saídas rápidas alvinegras. O clube carioca passou a não ter mais a bola no pé e começou a apenas sobreviver no jogo, se defendendo.



Assista também no



"Classificação histórica!", festeja Pedro Dep após jogo do Botafogo | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/classificacao-historica-festeja-pedro-dep-apos-jogo-do-botafogo-a-voz-da-torcida-13703326.ghtml)



Nem só de entrega viveu o Botafogo - afinal, defender é tão difícil quanto atacar. A organização começava lá na frente com Igor Jesus, destaque nos três jogos. O camisa 99 saiu da fase de grupos com dois gols e uma aparição de destaque no cenário internacional.


Há lições para serem tiradas do duelo contra o Atlético, principalmente na forma como abordar as recuperações de bola e tentar contra-atacar - o Alvinegro teve muito espaço para agredir, mas foi afobado na hora de levar a posse para o terço final.


+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

+ Mata-mata: a batalha dos camisas 10 na Copa do Mundo de Clubes


Mas, diante do feito de deixar um europeu para trás, é justo exaltar o que é bom: uma equipe sólida defensivamente, que sofreu (na medida do possível) pouco mesmo contra dois dos melhores ataques do mundo e vai para o mata-mata maior do que chegou aos Estados Unidos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte|: Por Sergio Santana — Pasadena, EUA

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Análise: Botafogo desafia o impossível e conquista vitória para ficar na eternidade contra PSG



Time de Renato Paiva beira a perfeição na defesa e bate PSG com gol de Igor Jesus



Assista também no




PSG 0 x 1 Botafogo | Melhores Momentos | Copa do Mundo de Clubes 2025



No "cemitério dos favoritos" definido por Renato Paiva, o PSG foi enterrado diante de uma primorosa atuação do Botafogo. Principalmente no lado defensivo, o Alvinegro teve uma atuação para ficar na eternidade e vencer o melhor time do mundo por 1 a 0, com gol de Igor Jesus, no Rose Bowl pela segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes.


+ Renato Paiva diz que Botafogo foi taticamente perfeito: "PSG bebeu do seu próprio veneno"


Assista também no



"O Botafogo chocou o mundo", festeja Pedro Dep após vitória do Botafogo | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafogo-chocou-o-mundo-festeja-pedro-dep-apos-vitoria-do-botafogo-a-voz-da-torcida-13695597.ghtml)



O rival, pela superioridade técnica, naturalmente teve mais a posse da bola, mas o clube carioca não abdicou de jogar. Sempre que pôde, explorou contra-ataques e espaços nas costas do time francês para gerar perigo.


Não houve medo. Em nenhum momento. O Botafogo foi o mesmo Botafogo de sempre - mas com mais responsabilidade e equilíbrio defensivo. Todo e qualquer movimento de jogadores do PSG perto da grande área era acompanhado por dois (às vezes, até três) jogadores.


Assista também no


Luis Enrique elogia Botafogo: "Time que melhor se defendeu contra nós na temporada" (https://globoplay.globo.com/v/13695616/)


A exceção foram os primeiros 15 minutos, quando Vitinho ficou sobrecarregado no lado direito e sofreu com as dobras de Kvaratskhelia e Mayulu no setor.



+ Técnico do PSG, Luis Enrique elogia o Botafogo: "Foi a equipe que melhor se defendeu contra nós"


Renato Paiva ajustou o problema trazendo Allan para o lado direito e ajudando o camisa 2 nas dobras. A partir disso, foi difícil ver qualquer jogador do clube francês dominar uma bola perto da área sem ter a companhia de um atleta do Botafogo por perto.





Igor Jesus e jogadores do Botafogo - PSG - Copa do Mundo de Clubes — Foto: Frederic J. Brown / AFP


No ataque, as oportunidades apareceram nas transições. O time foi inteligente e sabia o momento de atacar, explorando as costas dos laterais - que, às vezes, subiam ao mesmo tempo. Em uma recuperação de bola de Artur no meio-campo, Savarino recebeu com liberdade e acionou Igor Jesus, que contou com um desvio para marcar.



O cenário se repetiu mesmo quando Luis Enrique trouxe mais titulares para o jogo. Fabián Ruiz e Nuno Mendes, inicialmente poupados, entraram no começo do segundo tempo. Mesmo assim, o PSG não conseguiu criar uma chance real com bola no chão.


+ Imprensa internacional destaca vitória do Botafogo sobre o PSG: "Porrada histórica"



"Nunca vamos ter medo de ninguém", diz Barboza após vitória do Botafogo em cima do PSG (https://globoplay.globo.com/v/13695584/)


Houve até outra oportunidade para o Botafogo marcar, mas Savarino desperdiçou chance de cabeça dentro da grande área em fraca cabeçada nas mãos de Donnarumma. O Alvinegro se defendia, mas não abdicou de atacar quando as chances apareciam.


O esforço coletivo foi recompensado: a vitória foi comemorada quase como um título no gramado. Não era para menos: triunfar contra o PSG antes desta quinta-feira parecia um sonho impossível. Menos para esse Botafogo.



+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

quinta-feira, 19 de junho de 2025

PSG x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes; TV Globo, sportv e Globoplay transmitem



Assista também no



Voz do Setorista: A vida de skatista de John Textor antes de virar CEO do Botafogo (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-a-vida-de-skatista-de-john-textor-antes-de-virar-ceo-do-botafogo-13690049.ghtml)



PSG e Botafogo fazem, nesta quinta-feira, o duelo entre os detentores do título da Liga dos Campeões e da Conmebol Libertadores. O jogo será às 22h (horário de Brasília), no Rose Bowl, em Los Angeles. A partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos, que também conta Seattle Sounders e Atlético de Madrid. O jogo tem transmissão ao vivo na TV Globo, no sportv e no Globoplay, além de tempo real com vídeos no ge (clique aqui para acompanhar).


Sediada nos Estados Unidos, a competição acontece em sua primeira edição neste ano de 2025, reunindo 32 clubes dos cinco continentes do mundo para uma disputa. São três jogos na fase de grupos e, na sequência, mata-mata de confronto único a partir das oitavas de final.



Assista também no



Allan reafirma poder do Botafogo: "Chegamos aqui como campeões da Libertadores, não convidados" (https://ge.globo.com/video/allan-reafirma-poder-do-botafogo-chegamos-aqui-como-campeoes-da-libertadores-nao-convidados-13693101.ghtml)



+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

+ Favoritismos da Copa #2: chances de vitória e de classificação nos grupos




O Botafogo fez a estreia com vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders, em jogo válido pela primeira rodada, no último domingo. O zagueiro Jair e o atacante Igor Jesus fizeram os dois gols do Alvinegro, que está em segundo lugar no grupo. O time de Renato Paiva, que chegou ao torneio por ser o atual campeão da Libertadores, tem a difícil missão de superar os franceses em duelo que vale a liderança do grupo.


Recentemente campeão da Liga dos Campeões, o PSG chega embalado com duas goleadas. Uma por 5 a 0 sobre a Inter de Milão, na final da competição continental, e outra, por 4 a 0, sobre o Atlético de Madrid, já pelo torneio mundial. Os comandados de Luis Henrique são o time a ser batido no grupo e favoritos para o duelo contra os brasileiros.


+ Favoritos e surpresas: confira o guia da Copa do Mundo de Clubes 2025

+ Mapa-múndi mostra onde nasceram os atletas da Copa do Mundo de Clubes



Assista também no



Renato Paiva diz que reconheceu para o grupo do Botafogo que "fez asneira" contra o Seattle (https://ge.globo.com/video/renato-paiva-diz-que-reconheceu-para-o-grupo-do-botafogo-que-fez-asneira-contra-o-seattle-13693110.ghtml)



Onde assistir

  • Transmissão: TV Globo, sportv, Globoplay, DAZN e CazéTV.
  • Tempo Real: o ge acompanha a partida com lances em tempo real (clique aqui).



Rose Bowl, estádio em Pasadena, EUA — Foto: Catherine Ivill - AMA/Getty Images



Prováveis escalações



Botafogo - técnico: Renato Paiva


Em função da dificuldade do confronto, o técnico português deve promover apenas uma alteração no time que fez a estreia contra o Seattle Sounders. O atacante Mastriani deve deixar o time para dar lugar ao volante Allan, dando mais sustentação no meio-campo. Cuiabano no ataque também é uma opção.



Provável escalação: John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Allan (Cuiabano); Artur, Savarino e Igor Jesus.




+ Quem é o seu camisa 10 favorito na Copa do Mundo de Clubes? Faça a simulação


  • Quem está fora: Matheus Martins (transição física após lesão na coxa esquerda).
  • Pendurados: Barboza e Joaquín Correa.


PSG - técnico: Luis Enrique


O treinador espanhol segue sem poder contar com a Dembélé, estrela do time e artilheiro na temporada. O atacante apareceu no campo no último treino antes do duelo desta noite, mas segue em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda. No restante, a tendência é que a formação do duelo contra o Atlético de Madrid seja mantida.



Provável escalação: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nunco Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz; Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos e Doué.



+ Onde a bola rola: conheça os 12 estádios da Copa do Mundo de Clubes 2025



  • Quem está fora: Dembelé (lesão na coxa esquerda).
  • Pendurados: Marquinhos e Fabián Ruiz.


Arbitragem


  • Árbitro: Drew Fischer (CAN)
  • Árbitro assistente 1: Micheal Barwegen (CAN)
  • Árbitro assistente 2: Lyes Arfa (CAN)
  • Quarto árbitro: Gustavo Tejera (URU)
  • VAR: Shaun Evans (AUS)
  • AVAR: Guillermo Pacheco (MÉX)


Fonte: Por Redação do ge — Los Angeles, EUA

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Análise: Botafogo complica vida de forma desnecessária, mas supera ansiedade por importante vitória



Alvinegro cumpre objetivo, mas tem pontos a corrigir após jogo contra Seattle Sounders na Copa do Mundo de Clubes


Assista também no




Botafogo 2 x 1 Seattle Sounders | Melhores momentos | Copa do Mundo de Clubes



Ufa! O Botafogo passou pelo primeiro passo da Copa do Mundo de Clubes com mais emoção do que o esperado, mas a missão foi cumprida: vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders, neste domingo, no Lumen Field.


+ Marlon Freitas diz que Botafogo sofreu em vitória sobre o Seattle: "Temos que tirar muitas lições"

+ Análise dos rivais: goleada do PSG sobre o Atlético deixa uma boa notícia e outra ruim para o Botafogo


Assista também no


Pedro Dep manda recado: "Paiva, não precisa ser corajoso sempre" | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/pedro-dep-manda-recado-paiva-nao-precisa-ser-corajoso-sempre-a-voz-da-torcida-13683810.ghtml)



Existem diferentes jogos dentro da própria partida. Os primeiros minutos foram de tensão, de um time claramente nervoso e errando jogadas que geralmente são acertadas com facilidade - Gregore, por exemplo, teve dificuldade para sair jogando e fazer triangulações na saída de bola.


Aos poucos, o cenário mudou. O Botafogo deixou o nervosismo para trás e foi ganhando campo com jogadas perigosas. Igor Jesus por pouco não marcou - o camisa 99 foi desarmado por um zagueiro na pequena área no movimento do chute.


Assista também no



Paiva admite erros e fala sobre o confronto com o PSG: "Vamos ter que fazer praticamente uma noite perfeita" (https://globoplay.globo.com/v/13683815/)


A melhora do Alvinegro passa muito por Artur. Com e sem bola, o camisa 7 chamou a responsabilidade para livrar o time da pressão. Em bate-boca com o lateral Tolo desde os primeiros minutos da partida, ele sofreu falta boba do defensor na lateral do campo. Alex Telles bateu com estilo e Jair marcou.



+ Paiva reconhece problemas defensivos em vitória com dois tempos distintos do Botafogo: "Jogo teve duas caras"




Igor Jesus em Botafogo x Seattle Sounders, pela Copa do Mundo de Clubes — Foto: Vitor Silva/BFR


+ Atuações do Botafogo: Barboza e John são os melhores na vitória sobre o Seattle; dê suas notas


O Botafogo dava bastante espaço para o Seattle atacar - natural pela formação escolhida, com praticamente quatro atacantes em campo -, mas praticamente não sofreu com chances perigosas. Os poucos homens no meio-campo se compensavam com um time que chegava ao ataque de diferentes maneiras, seja por passes rápidos, cruzamentos ou na bola parada.


Para completar a etapa inicial de domínio e dar uma pitada de tranquilidade, o time brasileiro dobrou a vantagem com Igor Jesus, aproveitando cruzamento de Vitinho. Tudo parecia estar em paz.


O segundo tempo virou ao avesso - e muito por culpa do Botafogo, apesar do natural mérito do Seattle. Renato Paiva voltou do intervalo com Correa no lugar de Mastriani.


O argentino ficou pedido. Começou como ponta esquerda, passou para o meio após a saída de Savarino e chegou a aparecer na linha de volantes. Em campo, o camisa 30 pouco contribuiu com a marcação e o Alvinegro seguiu dando espaços aos americanos, que voltaram mais ativos.


+ Botafogo vence o Seattle Sounders na estreia na Copa do Mundo de Clubes





Jogadores do Botafogo comemoram o gol de Jair no Seattle Sounders pela Copa do Mundo de Clubes 2025 — Foto: Buda Mendes / Getty Images


Diante de um cenário de um Botafogo com campo aberto para contra-ataques e um Seattle que sonhava, mas pouco fazia para concretizar, Renato Paiva optou por empilhar o time de atacantes. O português colocou Arthur Cabral ao lado de Igor Jesus, que chegou a virar ponta. O time, que já quase não ficava com a bola no pé, passou a apenas correr atrás do Sounders.


Os americanos criaram, criaram, criaram… e chegaram. Roldan marcou aos 30 do segundo tempo e os donos da casa até tiveram chance de empatar no minuto final, mas John fez grande defesa para travar uma finalização na pequena área.


+ Compre já seus ingressos para os jogos do Botafogo


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


A disparidade técnica era evidente. Quando colocou a bola no chão, o Botafogo achou espaços e caminhos com naturalidade para assustar o Seattle. Mas, no segundo tempo, abusou da sorte e da forma de abordar o jogo, praticamente abrindo mão de ter um meio-campo marcador diante de um time que se jogou ao ataque na intenção de buscar o resultado.


A lição, que serve para o bem e para o mal, tem que ser levada à risca se o time quiser superar um grupo com dois europeus nesta competição. O primeiro passo foi dado.


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo

🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Sergio Santana — Seattle, EUA

domingo, 15 de junho de 2025

Botafogo x Seattle Sounders: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes; TV Globo, sportv e Globoplay transmitem



Assista também no


Com Botafogo e PSG, confira análise completa do grupo B para a Copa do Mundo de Clubes (https://ge.globo.com/video/com-botafogo-e-psg-confira-analise-completa-do-grupo-b-para-a-copa-do-mundo-de-clubes-13677302.ghtml)



A Copa do Mundo de Clubes já começou! Botafogo e Seattle Sounders se enfrentam às 23h (horário de Brasília) deste domingo, no Lumen Field, em Seattle. A partida é válida pela primeira rodada do grupo B, que também conta com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid. O jogo tem transmissão ao vivo na TV Globo, no sportv e no Globoplay, além de tempo real com vídeos no ge (clique aqui para acompanhar).


Sediada nos Estados Unidos, a competição acontece em sua primeira edição neste ano de 2025, reunindo 32 clubes dos cinco continentes do mundo para uma disputa. São três jogos na fase de grupos e, na sequência, mata-mata de confronto único a partir das oitavas de final.


+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

+ Favoritismos da Copa #1: chances de vitória e de classificação nos grupos



O Botafogo carimbou a ida à Copa ao vencer a Conmebol Libertadores de 2024, conquistada sobre o Atlético-MG. Na atual edição da Libertadores, o Alvinegro está classificado para disputar as oitavas de final; no Campeonato Brasileiro, os comandados de Renato Paiva ocupam a oitava posição, com 18 pontos.


O Seattle Sounders, por sua vez, garantiu a vaga na Copa inédita com a conquista da Concachampions de 2022, sobre o Pumas (México). Na MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos, o clube é o atual sexto colocado da conferência oeste, com 26 pontos em 18 partidas. A franquia é considerada uma das mais bem-sucedidas da história da MLS.


+ Favoritos e surpresas: confira o guia da Copa do Mundo de Clubes 2025

+ Mapa-múndi mostra onde nasceram os atletas da Copa do Mundo de Clubes


Onde assistir

  • Transmissão: TV Globo, sportv, Globoplay e CazéTV;
  • Tempo Real: o ge acompanha a partida com lances em tempo real (clique aqui).


Lumen Field, casa do Seattle Sounders que vai receber jogos do Botafogo na Copa de Clubes — Foto: Soobum Im/Getty Images


Prováveis escalações


Botafogo - técnico: Renato Paiva


O treinador português deve manter a espinha dorsal do time para a estreia na Copa do Mundo. A dúvida reside na titularidade de Savarino, que foi o último a se juntar à delegação em Santa Bárbara, na Califórnia. Devido aos treinos perdidos, o venezuelano pode dar lugar a Santi Rodríguez.



Provável escalação: John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Artur, Savarino (Santi Rodríguez) e Cuiabano; Igor Jesus.


+ Quem é o seu camisa 10 favorito na Copa do Mundo de Clubes? Faça a simulação


  • Quem está fora: Matheus Martins (transição física após lesão na coxa esquerda).



Seattle Sounders - técnico: Brian Schmetzer


O Seattle Sounders vai contar com o apoio de sua torcida, jogando em casa no Lumen Field. Mas a equipe comandada por Brian Schmetzer - que vem de duas derrotas na MLS, para Minnesota United e Whitecaps - lida com desfalques como o zagueiro Yeimar Gómez e o atacante Jordan Morris.



Provável escalação: Frei; Álex Roldán, Bell, Ragen e Nouhou; Cristian Roldán e Vargas; De La Vega, Rusnák e Kent; Ferreira.



+ Onde a bola rola: conheça os 12 estádios da Copa do Mundo de Clubes 2025



  • Quem está fora: Yeimar e Jordan Morris (recuperação de lesão).


Arbitragem

  • Árbitro: Glenn Nyberg (SUE)
  • Árbitro assistente 1: Mahbod Beigi (SUE)
  • Árbitro assistente 2: Andreas Söderkvist (SUE)
  • Quarto árbitro: Campbell-Kirk Kawana-Waugh (NZL)



Fonte: Por Redação do ge — Seattle, EUA

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Novo reforço do Botafogo, Arthur Cabral fez 102 gols na Europa e movimentou mais de R$ 220 milhões em transferências



Centroavante passou por três diferentes clubes e valorizou quatro vezes mais desde que deixou o Brasil

















Assista também no



Botafogo é o primeiro do Rio a estrear na Copa do Mundo de Clubes ()



Arthur Cabral foi anunciado como novo reforço do Botafogo na noite deste domingo. O centroavante de 27 anos estava no Benfica há duas temporadas e vestirá a camisa alvinegra a partir da Copa do Mundo de Clubes.


O paraibano atuou em três temporadas no Brasil - pelo Ceará, clube que foi formado em 2017, e depois no Palmeiras, quando foi adquirido do Vozão por R$ 5,5 milhões. O atacante, porém, partiu para a Europa em 2019 para o FC Basel, da Suíça, onde passou a ter destaque no Velho Continente e chamar a atenção.


+ Paiva revela ansiedade por Arthur Cabral e Joaquín Correa no Botafogo: "Entusiasma qualquer treinador"




Arthur Cabral em ação pelo Benfica na pré-temporada — Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images


Depois de três temporadas do futebol suíço, foi para a Fiorentina, da Itália, até chegar ao Benfica, em 2023. No início do ano, o West Ham, da Inglaterra, tentou contratá-lo, mas esbarrou na alta pedida dos portugueses, que queriam 20 milhões de euros.



Valores das transferências de Arthur Cabral

  • 2018: Palmeiras adquire 50% dos direitos econômicos do jogador por R$ 5,5 milhões
  • 2020: FC Basel compra Arthur por 4,4 milhões de euros (cerca de R$ 26,9 milhões na época)
  • 2022: Fiorentina o contrata por 15 milhões de euros (R$ 93 milhões na época)
  • 2023: Benfica acerta sua contratação por 20 milhões euros (R$ 107 milhões na época) fixos, mais 5 milhões de euros (R$ 27 milhões na época) em variáveis.


O centroavante na Europa

  • 248 Jogos - 157 como titular
  • 102 gols e 20 assistências


A melhor temporada de Arthur no continente europeu foi no início de 2020, ainda no Basel quando entrou em campo 31 vezes, marcando 27 gols e distribuindo cinco assistências. A média de participação em gols chegou a ser superior a um por partida.


Em sua última temporada, porém, o jogador entrou em campo 34 vezes - apenas sete como titular - porque teve a forte concorrência de Vangelis Pavlidis, titular no time de Bruno Lage.


+ Com festa da torcida, Botafogo embarca aos EUA para a disputa da Copa do Mundo de Clubes





Vangelis Pavlidis marca o seu segundo gol contra Barcelona na Champions — Foto: REUTERS/Rodrigo Antunes



Arthur Cabral perdeu espaço em função da boa fase do grego. Pavlidis fez 53 jogos na temporada, com 29 gols e 11 assistências.


Seu último gol pela equipe portuguesa foi em 9 de abril, contra o Tirsense. Na ocasião, o treinador Bruno Lage, ex-Botafogo, optou o colocou no decorrer do segundo tempo e comentou sobre a "missão" de deixá-lo fora do time.


- Uma entrada do Arthur muito boa. Tem sido um profissional incansável. Hoje foi muito difícil não metê-lo no onze e ele respondeu assim, trabalhando, com um gol e celebrando com os colegas que estavam no banco - disse, em coletiva de imprensa após o jogo.


Assista também no



Voz do Setorista: Botafogo apresenta reforços e se prepara para a Copa do Mundo de Clubes (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-botafogo-apresenta-reforcos-e-se-prepara-para-a-copa-do-mundo-de-clubes-13661219.ghtml),



+ Compre já seus ingressos para os jogos do Botafogo


Arthur assinou contrato com o Botafogo na manhã deste domingo e tem chegada nos Estados Unidos prevista para esta segunda-feira, quando se juntará a delegação alvinegra.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

domingo, 8 de junho de 2025

Arthur Cabral assina com o Botafogo e será reforço para a Copa do Mundo de Clubes



Jogador vai encontrar a delegação alvinegra já nos Estados Unidos



O Botafogo chegou a um acordo com o atacante Arthur Cabral na última sexta-feira, e o jogador assinou o contrato na manhã deste domingo e está próximo de ser anunciado como reforço para a Copa do Mundo de Clubes. O vínculo será válido por três anos e meio.





Arthur Cabral em ação pelo Benfica na pré-temporada — Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images


Arthur deixa o Benfica (Portugal) para suprir a lacuna deixada no ataque em função da venda de Igor Jesus ao Nottingham Forest. O atacante está em Lisboa e encontrará a delegação do Botafogo já nos Estados Unidos.


O Alvinegro pagará 15 milhões de euros (R$ 95 milhões) ao Benfica - entre custo fixo e bônus por metas atingidas. A chance de futuramente ir para o Lyon - que também pertence a John Textor - pesou na decisão do jogador, que não deseja fechar as portas para um eventual retorno ao mercado europeu.


Assista também no



Botafogo é o primeiro do Rio a estrear na Copa do Mundo de Clubes (https://globoplay.globo.com/v/13663416/)


Renato Paiva conversou com Arthur Cabral nos últimos dias e afirmou que o atacante terá protagonismo dentro do esquema do jogo, além de reafirmar o desejo de contar com o camisa 9 no clube carioca.


+ Compre já seus ingressos para os jogos do Botafogo


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Cahê Mota — Rio de Janeiro

sábado, 7 de junho de 2025

Botafogo embarca para a Copa de Clubes neste domingo, e torcida prepara festa de despedida



Delegação terá até 80 pessoas. Promessa é de que problemas de viagem ao Catar não se repitam



Assista também no



Voz do Setorista: Botafogo apresenta reforços e se prepara para a Copa do Mundo de Clubes (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-botafogo-apresenta-reforcos-e-se-prepara-para-a-copa-do-mundo-de-clubes-13661219.ghtml)



O Botafogo prepara um esquema especial para a viagem aos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. O time embarca neste domingo, por volta de 21h, e a torcida fará uma despedida: uma nova edição do "Aerofogo" está prometida.


+ Montoro diz que se inspira em Almada e define posição: "Sou um falso ponta"


O clube definirá a lista final de quem viaja neste sábado - a ideia é que a delegação tenha entre 70 e 80 pessoas, incluindo jogadores, funcionários e diretores. O grupo de atletas, por exemplo, recebeu folga da última quarta-feira até o dia da viagem.




Tour da taça da Copa do Mundial de Clubes, Botafogo — Foto: Ronald Lincoln/ge


A ideia inicial era que 28 atletas estivessem na lista, mas, com as novas contratações, o número deve aumentar para 30. Na primeira fase, o Alvinegro enfrentará PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.


Para que a delegação tenha mais conforto durante o voo, o clube fretará um avião - a empresa responsável por viabilizar a viagem não será a mesma utilizada na Copa Intercontinental, quando atletas reclamaram da aeronave. Há promessa de que os problemas da ida ao Catar não se repitam.


O avião terá três tipos de poltronas: executiva, no estilo cama, que serão destinadas aos atletas; premium, mais reclinável do que as normais; e a "eco", dentro dos padrões dos voos comerciais.


O clube também promete supervisionar o esquema de alimentação durante o voo. A ideia é que a madrugada em viagem sirva como uma noite comum de sono.





Botafogo em desembarque na Argentina para a Recopa Sul-Americana — Foto: Vitor Silva/BFR


O voo tem previsão de duração de 13 horas, e a chegada em Los Angeles será por volta de 10h (de Brasília) de segunda-feira. Depois, a delegação ainda viaja, por transporte terrestre, 150 quilômetros até Santa Bárbara - local que servirá de base do time durante o Mundial.


+ Compre já seus ingressos para os jogos do Botafogo


Mas, antes do embarque, os jogadores terão um último contato com a torcida que fica no Brasil. O Movimento Ninguém Ama Como A Gente, responsável por organizar as festas no Nilton Santos, convocou os alvinegros a concentrarem em frente ao Salão Nobre, no Aeroporto do Galeão.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo

🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Redação do ge — Rio de Janeiro

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Botafogo muda perfil de contratações para Copa do Mundo e corre contra o tempo por "cereja do bolo"



Clube procura jogadores "prontos", deixa possibilidade de revenda em segundo plano e ainda tem esperança por contratações um ponta e Luka Jovic







Na despedida de Igor Jesus, Botafogo vence o Ceará no Brasileirão (https://globoplay.globo.com/v/13657361/)



O Botafogo agita o noticiário na curta janela especial para a Copa do Mundo de Clubes. Em seis dias, o clube carioca anunciou o meia Álvaro Montoro, o zagueiro Kaio Pantaleão e tem acordos encaminhados por Arthur Cabral e Joaquín Correa. Além disso, ainda conversa com Luka Jovic, sérvio do Milan.


+ Botafogo se entende com o Benfica e negocia salários por acerto com Arthur Cabral


Como o tempo para transferências visando o torneio internacional é curto - esta janela fecha no dia 10, próxima terça-feira -, o Alvinegro acelera os negócios da maneira que pode. As conversas concretas com Correa, por exemplo, começaram no fim da última semana.


Ainda há uma clara mudança no perfil de jogadores buscados pela SAF para a disputa da Copa do Mundo. É comum que o Botafogo, por ser uma empresa, contrate jogadores jovens, ainda longe do auge técnico e físico, os desenvolva e venda com lucro no médio prazo.


Montoro pode ser um exemplo disso, mas o argentino é exceção nesta janela. Kaio Pantaleão tem 29 anos, Arthur Cabral tem 27 e Joaquín Correa tem 30. Todos chegam para ajudar no curto prazo, mas a chance de uma revenda para recuperar o dinheiro investido é pequena.





Joaquín Correa — Foto: Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images


A diretoria entende isso, mas a análise é de que precisa equilibrar a juventude com a qualidade de jogadores que vistam a camisa e se apresentem para entrar em campo desde já. Não que Montoro, visto internamente com potencial de ser peça para seleção da Argentina no futuro, não seja um atleta de impacto, mas o camisa 8 passará por um natural período de adaptação física por ainda ser jovem.


+ Botafogo troca documentos por Joaquín Correa e aguarda o argentino neste fim de semana



O projeto Jovic

Mesmo com Correa e Arthur Cabral próximos de acordos, o Botafogo também quer Luka Jovic, ex-Real Madrid. O clube carioca pode, sim, contratar os três, mas a situação do sérvio é a mais complicada.


O atacante se apaixonou pelo Milan e tem desejo de permanecer no clube italiano, com quem tem contrato até o fim de junho - portanto, pode sair de graça e assinar pré-contrato com qualquer outra equipe. A questão é que os Rossoneri ainda não deram nenhum sinal de que vão continuar com o camisa 9.
]



Luka Jovic abre o placar na volta entre Inter de Milão e Milan na Copa da Itália — Foto: Image Photo Agency/Getty Images



Jovic não quer se comprometer com nenhum outro clube porque o Milan passará por mudanças administrativas e há a esperança de que os novos dirigentes o avaliem positivamente. Até lá, a tendência é que não dê uma resposta a nenhum dos times interessados nele - além do Botafogo, o Cruz Azul, do México, e uma equipe da Arábia Saudita também enviaram ofertas.


+ Botafogo desiste da contratação de Gatito Fernández


O Alvinegro não desiste e tenta uma cartada diferente pelo sérvio. A diretoria da SAF ofereceu uma "cláusula Milan" a Jovic, caso o sérvio assine com o clube carioca. Se em qualquer momento do contrato os italianos mostrem interesse no camisa 9, haverá uma liberação gratuita, sem qualquer multa, rescisão ou pagamento de luvas. A notícia foi dada pelo "Jornal O Globo" e confirmada pelo ge. Mesmo assim, ainda não há otimismo de que ele jogue a Copa do Mundo de Clubes.


A cereja do bolo?

Com reforços para zaga, meio-campo e ataque, o Botafogo ainda vê a contratação de um ponta com capacidade de um para um para viabilizar a janela "ideal" antes da Copa do Mundo de Clubes. No momento, a situação é de pouco tempo para finalizar qualquer operação para jogadores do setor.


O colombiano Hinestroza, do Atlético Nacional, foi um dos principais alvos. O Alvinegro perguntou o preço e se mostrou disponível para negociar, mas o clube de Medellín afirmou que só o liberaria em dezembro e a partir de US$ 10 milhões (R$ 55,9 milhões). As conversas estagnaram.





Renato Paiva e Textor no Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Vários nomes têm sido oferecidos, mas ou são muito caros ou não são encarados como uma melhora para o time titular.


A diretoria não desistiu de tentar contratar o ponta ainda nesta janela, mas enxerga que talvez a contratação não aconteça agora. Se este for o caso, essa será a posição atacada na próxima janela, a partir de 10 de julho.


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Kamehameha duplo e o último a sair do estádio: como foi a despedida de Igor Jesus, do Botafogo, no Nilton Santos



Atacante campeão da Libertadores e do Brasileirão se despede de "casa", mas ainda terá a disputa da Copa do Mundo de Clubes e admite "coração apertado" em últimos dias no Glorioso





Assista também no


"Só faltou o gol do Igor Jesus para a noite ser perfeita", diz Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/so-faltou-o-gol-do-igor-jesus-para-a-noite-ser-perfeita-diz-dep-a-voz-da-torcida-13655982.ghtml)



A noite da última quarta-feira foi de emoção para Igor Jesus no Nilton Santos. Na vitória por 3 a 2 sobre o Ceará, pela 10ª rodada do Brasileirão, o centroavante viveu sua despedida do estádio, recebeu homenagens e foi o último a deixar o local. Campeão da Libertadores e do Brasileirão, o atacante ainda disputará a Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos antes de seguir para a Inglaterra, onde vai defender o Nottingham Forest.


O jogo teve clima especial desde antes da bola rolar. Igor contou com um camarote exclusivo para familiares e amigos, diferente do espaço coletivo em que normalmente ficavam. O gol, que ele tanto buscou, não veio. Mas veio homenagem: após converter o pênalti do segundo gol, Alex Telles comemorou com o gesto do kamehameha, uma referência ao anime Dragon Ball Z, marca registrada de Igor Jesus.


O camisa 13 chamou o companheiro, que repetiu o movimento. O "kamehameha duplo" foi um dos momentos marcantes da despedida.


+ Paiva celebra boa fase do Botafogo e projeta Copa: "Se tivéssemos medo, ficaríamos em casa"





Em homenagem a Igor Jesus, Alex Telles imita comemoração do atacante, que está de saída do Botafogo — Foto: André Durão


+ Homenageado pela torcida, Igor Jesus explica saída do Botafogo: "Sonho de disputar uma grande liga"


A decisão de quem bateria o pênalti até foi discutida. Mas, segundo Alex Telles, a escolha ficou nas mãos do próprio Igor:


- A gente conversou antes, eu falei que se ele se sentisse confiante para bater (poderia). (...) Na hora, ele me olhou e ele mesmo falou: “bate, bate teu jeito”. Então ele acabou também assumindo essa responsabilidade pra que eu pudesse bater. Eu estava confiante e só fiz meu trabalho — explicou o lateral.


+ Compre já seus ingressos para os jogos do Botafogo


A ida de Igor Jesus ao Nottingham Forest já vinha sendo desenhada há meses. O Botafogo recebeu propostas de diferentes clubes, mas foi com o Forest que chegou a um acordo final. A decisão ficou nas mãos do atacante, que revelou ter confirmado sua saída ainda na concentração para o jogo, nesta quarta-feira.


- Hoje é quarta. Sexta-feira passada meu empresário disse que entre os clubes estava certo, só faltava minha decisão. Eu optei por ir porque o clube hoje é uma SAF, precisa de dinheiro para pagar as contas. Não quero atrasar o lado do clube. Quero seguir minha vida agora na Europa e ter uma grande passagem lá.


Mesmo com a negociação fechada, Igor insistiu em disputar a Copa do Mundo de Clubes com a camisa do Botafogo. Segundo ele, uma forma de retribuir a confiança e encerrar esse ciclo com protagonismo.




Igor jesus despedida Nilton Santos — Foto: André Durão


Após o apito final, ele viveu um verdadeiro rito de despedida no Nilton Santos. Nove faixas, cada uma com uma letra de seu nome, subiram na arquibancada inferior. Igor foi abraçado pelos companheiros, balançou uma bandeira com sua imagem entregue por um torcedor, vestiu camisa de uma torcida organizada e agradeceu à arquibancada.


Mas ainda não foi um adeus completo. Segundo o técnico Renato Paiva, o momento de despedida no vestiário será adiado.


- Não conversei com ele. Por que vou falar de despedidas se ele ainda não foi embora e tem uma responsabilidade pela frente de representar o Botafogo em um Mundial de Clubes? Como o mantenho motivado? É simples: Copa do Mundo de Clubes da Fifa (...), O Igor todos conhecem. Foi à procura do gol (contra o Ceará), não se omitiu, não se escondeu. Essa é a maior vitória que temos e é o que eu quero para o Mundial: que sejamos nós mesmos.




Igor Jesus recebe homenagem da torcida do Botafogo — Foto: André Durão



Igor Jesus foi o último jogador a deixar o Nilton Santos. Às 23h23, ainda cercado por torcedores e funcionários, posava para fotos, assinava camisas, cartazes... Como quem não queria sair de casa.


- O coração ficou um pouco apertado. O Botafogo é um clube que eu amo bastante, que me fez acreditar novamente no meu potencial. Poder sair daqui vitorioso é gratificante - disse em entrevista coletiva na zona mista do estádio.



Igor Jesus deixando o Nilton Santos em sua despedida "de casa" — Foto: Jéssica Maldonado / ge


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O Botafogo embarca nos próximos dias para os Estados Unidos, onde disputará o toorneio mundial como campeão da América. Igor segue junto com a delegação. Seu novo destino o aguarda, mas, antes disso, ainda tem mais uma missão com a camisa alvinegra.


+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!


Assista também no




Botafogo 3 x 2 Ceará | Melhores momentos | 10ª Rodada | Brasileirão 2025


🗞️ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro