Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Botafogo: Líder de fato e de direito


OPINIÃO


Grande jornada do Botafogo, hoje no Couto Pereira. Um jogão daqueles que o torcedor que assistiu pela TV não conseguia levantar do sofá.

Desde o início o Coritiba, que jogava diante de sua torcida, partiu pra cima em busca do gol, dando o prenúncio de um grande jogo.

Com jogadas de efeito, o veterano Lincoln comandava as ações e ditava o ritmo da partida pelo lado do Coxa. Tanto que, com exatos 30 segundos, o time da casa abriu o placar numa bola chutada por ele que desviou em Doria, que fazia, com 17 anos, sua estreia como titular na zaga botafoguense. A bola resvalada enganou Renan que substituía o titular Jefferson, na Seleção.

Ao contrário do que muitos poderiam supor, nem o jovem zagueiro e nem o Botafogo se abateram com o gol e o bom começo do Coritiba logo deu lugar a uma leve supremacia do time carioca, que passou a comandar o meio de campo, com boa posse de bola e partindo pra reação. Já, aos 20 minutos, conseguiu o empate com Lucas, em boa trama de Herreira pela direita.

Com o empate, as duas equipes continuaram buscando o gol perdendo chances alternadamente, até que aos 25 minutos, em excelente jogada pela esquerda, Marcio Azevedo, deixando seu marcador pra trás, arrematou a gol e Vitor Junior escorou no rebote do goleiro Vanderlei. Era o gol da virada parcial, dos alvinegros.

Com a vantagem estabelecida, o botafogo conduziu bem o jogo até o intervalo.

Na volta pro segundo tempo, o Coritiba veio pra cima e conseguiu o empate logo aos 4 minutos. Lucas Mendes marcou após desvio do zagueiro Émerson, de cabeça, na cobrança de escanteio pela esquerda. 
O veterano Lincoln, em dia de maestro, comandava a reação do Coxa até que cansou e foi substituído por Vinícius, aos 35 minutos. Com isso o Coritiba já não era tão agudo em suas ações como no início do segundo tempo.

O castigo veio aos 38, quando Elkeson, que havia entrado no lugar do laborioso Felipe Gabriel, lançou Lucas pela direita numa virada de bola excepcional que pegou a defesa adversária em linha. O lateral penetrou com velocidade no corredor e abriu a jogada pra Herreira (Guerreiro). O argentino, da linha de fundo, colocou novamente o lateral na cara do gol. Lucas marcou o gol da virada, estabelecendo o placar final de 3 a 2 pro Bota.

Destaque para o goleiro Vanderlei do Coxa, com boas defesas e para Lincoln, que comandou todas as jogadas ofensivas do time enquanto teve fôlego.

Pelo lado do Botafogo, Lucas reinou absoluto que, com os dois gols marcados, se redimiu de vez com a torcida depois das expulsões em sequência, contra Fluminense e Vitória, que custaram ao clube o título Carioca e a passagem de fase na Copa do Brasil.

Em suma, todo o time carioca jogou bem, fazendo a torcida esquecer os inúmeros desfalques de hoje. Herrera fez as assistências para os dois gols e manteve o nível de atuação da estreia contra o São Paulo quando marcou três gols, tanto que ninguém se lembrou de Loco Abreu. Vitor Junior também se destacou e parece que assegura, definitivamente, uma vaga no time. Pra fechar, Renan manteve sua invencibilidade pessoal com excelente atuação, à altura do titular Jeferson. 

O treinador Oswaldo foi sóbrio e parece ter aprendido com os episódios das expulsões de Lucas, ao substituir, ainda no intervalo, o volante Jadson, que já tinha cartão amarelo, por Lucas Zen. Foi bem também nas entradas de Elkeson e depois Cidinho, prestigiando dessa maneira mais um jovem talento vindo da base. Isso é promissor.

Sem dúvidas, uma grande jornada do Botafogo, que assume a liderança do Brasileirão. Isso tudo é muito bom.

Felip@odf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!