Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

Bota x Grêmio: Seedorf estreia em duelo de veteranos com Zé Roberto



Confronto, que será neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, ainda coloca em jogo vaga na zona de classificação para a Libertadores

Um confronto simples entre Botafogo e Grêmio já seria motivo para despertar a atenção de quem acompanha de perto o Campeonato Brasileiro. O fato de estarem separados apenas por um ponto entre os cinco primeiros colocados já aumentaria o grau de importância do jogo. Mas quando se confirma a estreia de um jogador do calibre do holandês Seedorf, maior contratação do clube carioca nos últimos tempos, é provável que todas os holofotes da 11ª rodada da competição se voltem para o duelo que será disputado neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão.

Os dois times vivem um bom momento no Campeonato Brasileiro. Embalado pelo sorisso, a simpatia e a estreia de Seedorf no meio-campo do time, provavelmente na vaga de Fellype Gabriel, o Botafogo está na quinta colocação, com 17 pontos, e não perde há quatro jogos, com duas vitórias contundentes contra Bahia, no Engenhão, e Corinthians, no Pacaembu.

Já o Grêmio vem subindo de produção e chegou a ultrapassar o Botafogo na tabela de classificação, chegando a 18 pontos e ocupando um lugar na zona de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem. O time vem de duas vitórias e, coincidentemente, também conta com o veterano Zé Roberto, de 37 anos, no meio-campo.

O Sportv transmite o duelo (menos para o Estado do Rio de Janeiro, que terá transmissão do Premiere). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 18h.



Botafogo: finalmente, o técnico Oswaldo de Oliveira poderá contar com o holandês Seedorf em seu time. A única dúvida é com relação ao ataque, já que Elkeson ficou fora do jogo com o Santos por estar com dores no tornozelo esquerdo e treinou apenas sábado com o grupo. Com isso, o time entra em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Seedorf, Andrezinho e Vítor Júnior; Elkeson (Rafael Marques).

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não revelou e tampouco indicou a escalação nos treinamentos da semana. Priorizou a recuperação física dos jogadores. Tem o retorno de Werley, após cumprir suspensão, e deve optar por Leandro no ataque na vaga do suspenso Kleber. O time provável: Marcelo Grohe, Tony, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno.



Botafogo: Marcelo Mattos ainda não se recuperou de uma lesão no púbis. Com dores na coxa direita, Cidinho também não estará à disposição.

Grêmio: Luxemburgo não conta com os lesionados Fábio Aurélio (joelho direito) e Julio Cesar (joelho esquerdo), além dos suspensos Kleber (terceiro cartão amarelo) e Edilson (punido pelo STJD).



Botafogo: Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Lucas Zen e Márcio Azevedo.

Grêmio: André Lima, Fernando, Rondinelly, Souza, Tony e Vilson.



Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxilido por Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). Luiz Flávio arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 146 faltas (média de 48,6 por jogo), aplicou 21 amarelos (média de 7 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,3 por jogo). O campeonato tem média de 4,68 amarelos, 0,24 vermelho, 37,5 faltas e 0,3 pênalti.


Botafogo: não há como tirar o olho de Seedorf. Ele fará sua estreia com a camisa 10 do clube, cercado de expectativa não só de torcedores do Botafogo, mas do Brasil inteiro.

Grêmio: Marcelo Moreno vive nova fase. Autor de três gols nos últimos dois jogos, o centroavante assumiu a artilharia do time no Brasileirão - são quatro no total. É a maior esperança de gol, afinal, Kleber não atuará por suspensão.



Seedorf, meia do Botafogo: "Não vim aqui para falar sobre coisas em que o Brasil deve melhorar. Ainda tenho que jogar e o país tem muitos talentos. Os brasileiros que atuam na Europa, normalmente, são os melhores jogadores de seus times. Não estou com qualquer impressão de um nível mais baixo. É simplesmente diferente. E como tudo que é diferente, preciso aprender. É entrar e jogar. Futebol no fim é mesma coisa, com a mesma bola e que se joga com o pé".

Fernando, volante do Grêmio: "Trabalhar na derrota é uma coisa. A gente vinha sofrendo. O vento virou. Agora, tivemos duas vitórias seguidas, e uma fora de casa. Vamos ver se mantemos a boa fase. O jogo é difícil, tem jogador importante estreando, então, temos de ter atenção".



* Com os rebaixamentos do Botafogo em 2002 e Grêmio em 2004, as duas equipes se enfrentaram apenas 14 vezes depois que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003. Nesses confrontos, houve 5 vitórias gremistas, 5 botafoguenses e 4 empates..

* Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio não vence o Botafogo no Rio de Janeiro há quase 11 anos (ou 7 jogos). A última vitória gremista no Rio aconteceu dia 07/11/2001, quando o Grêmio venceu por 3 a 1 no Maracanã. Nos últimos sete jogos entre as duas equipes no Rio em Brasileiros, o Botafogo venceu quatro (2 a 1 em 2004; 3 a 0 em 2007; 2 a 0 em 2009; 2 a 1 em 2011) e houve três empates (2 a 2 em 2006; 3 a 3 em 2009; 2 a 2 em 2010).

* Uma partida entre Botafogo e Grêmio não termina empatada em 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro há quase 40 anos (ou 36 jogos). O último e único empate sem gols da história deste confronto em Brasileiros aconteceu dia 09/12/72, no estádio Olímpico.

header último confronto v2
Em um momento do Campeonato Brasileiro do ano passado no qual o Botafogo ainda sonhava com o título da competição, o time venceu por 1 a 0 o Grêmio, no Olímpico, no dia 22 de setembro de 2011. O atacante uruguaio Loco Abreu foi o autor do gol da vitória, marcado aos 20 minutos do 
segundo tempo.







Por Hector Werlang e Thales SoaresPorto Alegre e Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!