Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Elkeson pode pegar Grêmio, mas Oswaldo admite fazer mudanças táticas



Meia começará jogando contra o Grêmio caso tenha condições, mas alteração no sistema já é considerada pelo treinador



Elkeson - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Elkeson teve uma entorse no tornozelo esquerdo, mas deverá
treinar com bola neste sábado (Foto: Alexandre Loureiro)
O técnico Oswaldo de Oliveira já vê Elkeson como a opção primordial para o ataque do Botafogo. Mesmo tendo escalado Rafael Marques como titular diante do Santos, por causa de uma entorse no tornozelo esquerdo do maranhense, o treinador garante que colocará o meia como titular, caso ele esteja recuperado das dores.
Ao longo da semana, Elkeson tratou a lesão e não treinou com bola, o que deve acontecer neste sábado pela manhã, no Engenhão.

Oswaldo, por sua vez, acredita que o jogador possa estar em condições plenas de entrar em campo. Caso isso aconteça, Rafael Marques ficará pela primeira vez no banco de reservas.
– Se o Elkeson estiver zeradinho, vai começar o jogo contra o Grêmio – garantiu o treinador botafoguense.

Apesar de já ter sua preferência, Oswaldo de Oliveira já admite mudar o esquema tático da equipe, atualmente o 4-2-3-1. Com Elkeson e Rafael Marques à sua disposição – dois atacantes afeitos à movimentação, algo sempre pedido pelo treinador – o time pode passar a jogar de forma diferente no futuro.

Com isso, depois da saída de Loco Abreu e Herrera, Oswaldo abre uma possibilidade que parecia impensável até o mês passado, quando ainda contava com os dois estrangeiros: a de abrir mão de seu sistema padrão. Antes, o treinador já tinha afirmado que não pretendia mudar. Discurso que atualmente é o contrário:
– O sistema de jogo é para fazer o time se adaptar aos jogadores que tem. Admito, sim, que, pelas características, podemos mudar. Desde que continuemos marcando bem, com um time competitivo e fazendo gols.

Mesmo já tendo suas definições e preferências no ataque, a curto prazo, Oswaldo já planeja algumas mudanças radicais para dar mais consistência a seu setor ofensivo.

ELKESON E RAFAEL: JUNTOS?
Já considerando fazer alterações dentro do esquema tático alvinegro, o técnico Oswaldo de Oliveira foi até mais ousado e não descartou a possibilidade de escalar Elkeson e Rafael Marques juntos no ataque, em um futuro próximo. Desde que chegou ao Botafogo, Oswaldo nunca abriu mão do 4-2-3-1.
Para o treinador, efetuar a mudança no sistema tendo os dois jogadores poderia dar bons resultados. Oswaldo disse que planeja colocar os atletas juntos já há algum tempo e afirmou que as hipóteses de escalar Rafael Marques e Elkeson como parceiros de ataque já lhe passavam pela cabeça antes mesmo da chegada do novo reforço.

– É uma variação interessante do sistema (Jogar com os dois ao mesmo tempo). Desde que pensamos na contratação do Rafael Marques, cogitamos essa possibilidade – afirmou o comandante, já consciente da possibilidade.
- A opinião dos especialistas:
Vale a pena mudar o esquema tático ou apostar em apenas um atacante?
"Não mexeria no time agora, o esquema tem funcionado com o Elkeson. Rafael ainda está chegando, precisa de um tempo para se adaptar"
Alvaro Oliveira Filho
Colunista LANCE!
"Se não mudou com o Loco, não deveria mudar agora. É preciso dar tempo para este estilo dar certo. Jogaria com Elkeson ou Rafael Marques"
Tiago Pereira
Editor LANCE!
- Bate-Bola:
Oswaldo de Oliveira
Técnico, em entrevista coletiva
Depois de 17 anos sem um título brasileiro, você acha que o time deve dar uma resposta imediata?
Acho que o esporte não passa por aí. Porque uma necessidade passa distante do prazer. Sabemos do longo jejum que o Botafogo vem enfrentando, mas queremos a conquista para termos prazer.
Como você analisa um possível revezamento no meio-campo?
É uma função desgastante, a ligação entre ataque e defesa. Temos de ter quantidade e qualidade, principalmente por termos perdido alguns jogadores que faziam isso com muita qualidade.
Você conhece bem Wanderley Luxemburgo, técnico gremista. Terá algum cuidado especial?
Não, faz tempo que não enfrento um time dirigido por ele. Mas o Grêmio está indo bem e isso é reflexo do trabalho de um grande treinador.


Leia mais no LANCENET! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!