Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Botafogo se conforma com liderança entre cariocas no ranking do público



Média de pagantes no Engenhão é baixa, mas ainda maior que a de rivais: 'Por ora, nossa meta é manter (essa posição)', diz diretor de marketing


Torcida do Botafogo tem média de 9.611 pagantes
no Engenhão (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com) 
 
A cada jogo do Botafogo, a cena se repete. O estádio do Engenhão tem capacidade para quase 47 mil torcedores, normalmente em jogos de grande porte a carga total de ingressos colocada à venda gira em torno de 36 mil, mas as arquibancadas costumam ficar vazias. A média de público do Alvinegro é de apenas 9.611 pagantes por partida (abaixo da média da competição, que é de 11.884 pagantes). Mesmo assim, o clube ainda é líder nesse ranking entre os cariocas, o que já contenta a diretoria.

- Por ora, nossa meta é manter a liderança entre os times cariocas na média de público. Só depois podemos pensar em outros objetivos - disse o diretor de marketing do clube, Marcelo Guimarães.

O Botafogo tem apenas a 12ª colocação na lista de melhores públicos (sem levar em conta a média por ocupação do estádio), atrás de times como Palmeiras e Sport, que estão na zona de rebaixamento. A situação só não é pior do que a dos rivais cariocas. O Fluminense ocupa só a 14ª posição desse ranking (com média de 8.881 pagantes) e é seguido por Flamengo (8.784) e Vasco (8.304).

Há vários motivos que afastam o botafoguense do Engenhão, como a dificuldade de acesso para quem mora na Zona Sul da cidade e os preços dos ingressos, considerados caros por parte da torcida (as entradas mais baratas custam R$ 20). A queda na média de público também coincidiu com a proibição de consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.
Promoção leva novos torcedores ao estádio, mas a presença vem com a performance. O torcedor cada vez mais quer assistir a um espetáculo de arte"
Marcelo Guimarães, diretor de marketing

Marcelo Guimarães afirma que a única ação em estudo para aumentar a presença de torcedores é fazer promoções. No entanto, o dirigente não vê a medida como uma solução.

- Promoção leva novos torcedores ao estádio, mas a presença vem com a performance. O torcedor cada vez mais quer assistir a um espetáculo de arte. Estamos no caminho certo. Nosso estádio é excelente e ajuda. Temos banheiros limpos e com sabonete líquido. Temos também a única mascote voadora do Brasil, que é o Caçador - argumentou.

No próximo domingo, às 16h (de Brasília), o Botafogo tem a chance de melhorar essa média de público. O time recebe o Corinthians no Engenhão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e precisa da vitória para se manter na briga por uma vaga na Libertadores 2013. A diretoria vai manter a promoção de ingressos, com preços entre R$ 10 e R$ 30, e abrir o setor Leste Superior para a partida.

Por Marcos Guerra São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!