Ex-atacante alvinegro afirma que jogador tem tudo para evoluir no novo clube e que deve aproveitar convivência com Seedorf para saber lidar com um possível sucesso repentino
Luizão e Bruno Mendes (Fotos: Eduardo Viana e Ricardo Rimoli) |
Sabedoria e frieza para fazer gols desde jovem. Assim foi o atacante Luizão, com passagem por vários clubes do Brasil. Assim é Bruno Mendes, que começa a se destacar no Botafogo. Ambos revelados pelo Guarani e despontaram cedo para o futebol brasileiro atuando no Brinco de Ouro da Princesa.
O primeiro atuou pelo Botafogo em 2004, mas atrapalhado pelas lesões, não mostrou o brilho habitual. O segundo, chegou ao Glorioso há um mês e jogou poucos minutos em duas partidas, mas já foi o suficiente para mostra ao que veio, ao marcar o gol de empate em 1 a 1 contra o Grêmio, no Olímpico neste domingo.
Conhecedor do potencial da jovem revelação, Luizão falou ao LANCENET! nesta segunda-feira e parabenizou Bruno pelo gol e aconselhou “pés no chão e trabalho” ao artilheiro.
- O Bruno é muito jovem, talentoso e teve início promissor. Ele tem que continuar trabalhando forte. E conquistar o seu espaço aos poucos - disse o ex-atacante.
O início de Bruno Mendes no Botafogo é realmente animador. Desde 2004, quando o clube começou a disputar o Brasileirão na fórmula de pontos corridos, já que no primeiro ano do formato, o Glorioso estava na Segunda Divisão, poucos jogadores alvinegros conseguiram fazer gols no Grêmio jogando em seu estádio.
Em 2004 o próprio Luizão e o zagueiro Sandro fizeram os gols do empate em 2 a 2, no Olímpico. Em 2005 não houve confronto, já que o Tricolor estava na Série B. Em 2006 e 2007, O Botafogo foi derrotado sem marcar gols. Em 2008, Renato Silva marcou, mas com nova derrota para os cariocas. Em 2009 e 2010 mais dois resultados negativos sem que os jogadores do Glorioso fizessem gol. Em 2011 Loco Abreu fez o gol da vitória alvinegra.
SUCESSO REPENTINO NÃO ATRAPALHA
Promovido aos profissionais do Guarani quando ainda era muito jovem, Luizão, assim como Bruno alcançou o sucesso cedo, com 18 anos, no Brasileirão de 1994. Ele foi um dos destaques do Guarani ao lado de Amoroso, com quem formava a dupla de ataque bugrina. O ex-atacante acredita que assim como ele, Bruno Mendes saberá lidar com a rápida ascensão após o gol contra o Grêmio.
- Não acredito que o assédio possa atrapalhar. O que o Bruno não pode pode fazer é se acomodar pelo bom início e pelos elogios. Tem que sempre trabalhar. Fazer treinamentos específicos após os treinos com a equipe. Tem que querer evoluir e se aperfeiçoar - afirmou.
Na opinião de Luizão, para atingir essa evolução profissional e encontra essa sabedoria, Seedorf poderá ser um bom “professor” para o atacante alvinegro.
- Ele tem a oportunidade de conviver com um jogador como o Seedorf, que é muito experiente e que poderá ajudá-lo neste momento também - disse.
COMPARAÇÃO COM CARECA
No Guarani, Bruno foi comparado a outro ídolo do Bugre, o ex-atacante do clube e da Seleção Brasileira Careca. Ao contrário de muitos veem essas comparações como negativas, Luizão prefere analisar de outra maneira.
- Ser comparado ao Careca é algo bom. Não vejo pelo lado negativo. Alguém ser lembrado por ser parecido com ele é algo positivo e deve servir de incentivo. E o Bruno deve procurar o seu espaço.
No início da tarde desta segunda-feira, Bruno Mendes e o elenco do Botafogo desembarcam no Rio de Janeiro vindos de Porto Alegre. No retante do dia os jogadores têm folga. Na terça, às 9h, eles se reapresentam e começam os preparativos para o clássico de quinta-feira, às 21h, contra o vasco, no Engenhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!