Alvinegro lidera as estatísticas de ataque, defesa e finalizações certas
Título credenciou Botafogo como favorito ao Estadual (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press) |
No começo do ano, o Botafogo teve de se acostumar a conviver com a desconfiança da torcida. Porém, superou seus rivais e conquistou a Taça Guanabara. Agora a situação é bem diferente. O Glorioso vem derrotando sem dificuldade os adversários e vive em céu de brigadeiro. A questão é:
como azarão, o Alvinegro já convenceu. Mas, e agora, será que vai corresponder como favorito?
Dono da melhor pontuação, ataque mais positivo, defesa menos vazada e time que mais finaliza ao gol adversário, o Botafogo mostrou que tem condições de ser um grande time. Mas o favoritismo pode ser uma armadilha, e é exatamente isso que o Alvinegro quer evitar.
– Se pudermos ter o favoritismo e as vantagens, será muito melhor. Mas temos de atuar naturalmente, sem nos preocupar com isso. Temos que saber conviver com essa situação e acho que estamos amadurecendo nessa direção – afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.
Em alta, os líderes da equipe fazem procuram não deixar o oba-oba tomar conta da equipe. Para o zagueiro Bolívar, o maior adversário do Glorioso pode ser ele mesmo:
– Não somos favoritos. Em um campeonato que se decide em clássicos, tudo pode acontecer. Temos de respeitar os rivais sempre, são times grandes. O Botafogo está bem e encontrou a própria identidade. Hoje jogamos com a posse de bola, mas também temos marcação agressiva. A equipe está bem definida.
Como os treinadores gostam de afirmar, "o futebol é dinâmico". O Botafogo que se cuide para não decepcionar a torcida neste momento. Caso contrário, pode voltar a ser apenas mais um azarão.
Rival é exemplo a não seguir na Taça Rio
No que depender da experiência de seus jogadores, o Botafogo não vai deixar o bom momento passar. Na Taça Guanabara, quando era zebra, o Alvinegro disputou a semifinal contra o Flamengo, até então time de melhor campanha, e venceu por 2 a 0. A partir desse jogo, o rival vem descendo ladeira abaixo.
Todo o favoritismo do Rubro-Negro acabou logo com um minuto de jogo. Além da classificação, o clássico serviu de exemplo ao Glorioso, que entendeu como um mau resultado pode trazer fortes consequências na competição.
– Temos de manter a humildade sempre. Já passamos por situações que nos mostraram que o sucesso é temporário. Derrotamos o Flamengo quando estávamos em baixa e eles em alta. Não adianta ficar pensando que está no topo quando não está – afirmou o volante Gabriel à Fox Sports.
Mesmo com a preocupação do elenco, a possibilidade do Botafogo encarar mais uma final de turno é grande. Com o primeiro lugar do Grupo A encaminhado, o Alvinegro deve ter pela frente um time pequeno na semifinal.
Quesitos nos quais o Botafogo é líder
Gols marcados
Botafogo - 35
Fluminense - 27
Vasco - 23
Fluminense - 27
Vasco - 23
Gols sofridos
Botafogo - 9
Fluminense - 12
Flamengo - 12
Fluminense - 12
Flamengo - 12
Finalizações certas
Botafogo - 109
Vasco - 90
Fluminense - 85
Vasco - 90
Fluminense - 85
Finalizações permitidas
Botafogo - 54
Vasco - 60
Fluminense - 62
Vasco - 60
Fluminense - 62
Leia mais no LANCENET!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!