Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Se o Carioca acabasse hoje, Botafogo teria sua pior colocação na história


Oitavo lugar, em 1923 e 1985, foi o posto mais baixo do Alvinegro ao fim do estadual. A uma rodada do encerramento, time é nono, e pode cair até para 11º neste domingo



Desde o começo da temporada, o planejamento do Botafogo sempre indicou que a prioridade era a Taça Libertadores, competição que o clube voltou a disputar após 18 anos. Com isto em mente, comissão técnica e diretoria resolveram que o time reserva seria utilizado na maioria dos jogos do Campeonato Carioca. A postura funcionou no campeonato continental: depois de superar a fase preliminar, o Glorioso lidera o Grupo 2, após uma partida em casa e duas fora. No estadual, porém, o desempenho é abaixo da crítica. Com a derrota deste sábado, diante do Boavista (melhores lances no vídeo), o Botafogo caiu para a nona posição, a uma rodada do fim. Se o campeonato se encerrar desta forma, o Alvinegro amargará sua pior colocação na história de mais de 100 anos do Carioca (é disputado desde 1906).

As piores posições do Botafogo ao fim do estadual aconteceram em 1923 e 1985, quando o clube terminou sua participação no oitavo lugar. Em 23, por sinal, eram apenas oito participantes, e o Alvinegro ficou com a última posição. Não havia rebaixamento previsto à época. Em 2014, também já não há risco de degola, mas a situação pode piorar. Se vencerem seus jogos neste domingo, Macaé e Bangu farão o Bota cair para a 11ª posição. No pior cenário possível, após a última rodada, dentro de mais uma semana, o Glorioso pode terminar o Carioca até em 13º lugar.

Henrique em ação contra o Boavista: foi a sexta derrota alvinegra no Carioca (Foto: Luciano Belford / SS Press)

O vexame, porém, pode ser amenizado. Se vencer o Nova Iguaçu na última rodada e todas as combinações de resultados forem favoráveis, o clube pode até encerrar a participação com a sexta colocação.

Após a derrota do time reserva diante do Boavista, o técnico Eduardo Hungaro admitiu o incômodo com a sexta derrota no Carioca (houve ainda quatro vitórias e quatro empates). Ele, no entanto, lembra que isto não deve afetar em nada o jogo desta terça, contra o Independiente del Valle, no Maracanã, pela Taça Libertadores.

- Perder nunca é bom. Estamos em uma sequência de maus resultados e no futebol é importante você se habituar à vitória. Mas foi o que falei para eles aqui agora: temos que levantar a cabeça. Vou precisar deles. Vou precisar de jogadores que estão jogando nessa equipe. E a gente já tem o desfalque do Edilson e do Bolivar (suspensos na Libertadores). São jogadores que têm valor. Que estão muito chateados com o estes resultados no estadual. Mas temos sido uma equipe competitiva na Libertadores - destacou o treinador.

Dos 14 jogos que disputou no Carioca, o Botafogo usou a equipe reserva em dez deles. O time titular só foi a campo em quatro partidas do estadual. Nesta terça, estará em ação a partir das 22h, contra os equatorianos do Independiente del Valle. A vitória é primordial para o Alvinegro manter boas chances de classificação. Apesar de liderar a chave, o grupo está embolado: três equipes somam quatro pontos (além de Botafogo e Independiente, também o San Lorenzo), enquanto o lanterna, Unión Española, aparece com três.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!