Jovem do Botafogo vai bem nos duelos com o tricolor Henrique, o vascaíno Rodrigo e o flamenguista Juan. Ricardo: "Para um garoto de 18 anos, está fazendo muita coisa"
Bem que Ricardo Gomes avisou: é difícil intimidar o Ribamar. Com apenas 18 anos, o jovem atacante do Botafogo mostrou maturidade para encarar os seus primeiros clássicos como profissional e não titubeou na frente de zagueiros muito mais experientes, como por exemplo Henrique (29 anos), do Fluminense, Rodrigo (35 anos), do Vasco, e Juan (37 anos), do Flamengo. Apesar de o Alvinegro ter vencido só um de cinco confrontos contra os rivais, o garoto vem se destacando nestes embates. Marcou dois gols, sofreu pênaltis e chamou a atenção do técnico Rogério Micale, que o convocou para a seleção brasileira sub-20 durante a semana.
Ribamar marcado de perto por Juan (Flamengo), Luan (Vasco) e Renato Chaves (Fluminense) (Foto: Infoesporte) |
Nos clássicos contra o Fluminense, Ribamar marcou os seus primeiros e únicos gols como profissional: um antecipando Henrique e batendo de primeira, e outro desviando com o peito o chute de Gegê. Depois, foi a vez de encarar o Vasco. E o jovem deu trabalho a Rodrigo, que atuou mesmo com um problema no ombro. No reencontro, o zagueiro vascaíno chegou a dizer que com ele 100% "o bicho iria pegar" para o atacante alvinegro, mas em campo o garoto só foi parado com falta - inclusive um pênalti não marcado pelo árbitro. No último sábado, foi a vez de duela pela primeira vez com o Flamengo, e logo no início do jogo deixou Juan para trás na corrida com uma grande arrancada. No segundo tempo, novamente foi decisivo ao se antecipar a Wallace na área e sofrer a penalidade do defensor rubro-negro (veja os lances abaixo).
RIBAMAR X HENRIQUEAtacante se antecipa ao tricolor e marca seu primeiro gol pelo Bota
RIBAMAR X RODRIGO Atacante dá trabalho a vascaíno e só é parado com faltas pelo rival
RIBAMAR X WALLACE Atacante se antecipa ao rubro-negro na área e sofre pênalti
E o Botafogo desperdiçou alguns contra-ataques em que poderia ter matado o jogo, mas não o fez e acabou castigado pelo empate. Questionado se poderia ser um pouco de afobação do garoto em momentos de maior adrenalina, Ricardo Gomes discordou. O técnico alvinegro enxergou o fato com naturalidade, citou também o desgaste e lembrou que Ribamar já está superando as expectativas pela pouca idade que tem.
Ele foi convocado para a seleção sub-20, se fizesse tudo certo seria convocado para a seleção de cima. Afobação? Lógico que não. (...)
Para um garoto de 18 anos, ele
está fazendo muita coisa"
Ricardo Gomes, sobre Ribamar
- Se você quiser que esse jogador de 18 anos faça tudo certo... Ele foi convocado para a seleção sub-20, se fizesse tudo certo seria convocado para a seleção de cima. Afobação? Lógico que não. Ele teve um desgaste importante essa semana, segurou... Para um garoto de 18 anos, ele está fazendo muita coisa - defendeu o treinador.
Ribamar começou 2016 ainda nas categorias de base, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e subiu às pressas ao lado do volante Matheus Fernandes para completar o grupo na pré-temporada no Espírito Santo. Era para ser apenas um período de experiência, mas enquanto o companheiro voltou para o sub-20 ele aproveitou a brecha e ficou. E ganhou espaço até da joia Luís Henrique, também de 18 anos e que vinha sendo mais badalado após ser promovido aos profissionais em 2015. Ribamar deve enfrentar o Coruripe nesta terça-feira, na estreia da Copa do Brasil, porém, irá desfalcar a equipe no próximo domingo, contra o Bangu, pelo Carioca. Isso porque ele vai se apresentar à seleção sub-20 dos dias 10 a 15 para treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Fonte: GE/Por Thiago Lima/Juiz de Fora, MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!