Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Conmebol divulga calendário de 2018 com "eventual final única" para Libertadores


Com quatro meses de antecedência, entidade anuncia cronograma, deixa aberta possibilidade de decisão com só um jogo e ainda marca data: 1º de dezembro, em um sábado








Além de ampliar os ganhos para seus torneios a partir de 2019, a Conmebol também anunciou o calendário de suas competições de clubes para 2018. Nas datas anunciadas, uma chama atenção. A entidade deixou marcada uma eventual final única para a Libertadores para o dia 1º de dezembro do próximo ano, um sábado. No entanto, a mudança no formato do torneio ainda não está garantida, e os dias 7 e 28 de novembro estão reservados para os dois jogos da decisão, caso o regulamento seja mantido (veja o calendário completo mais abaixo).


A final única é um desejo do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. O martelo sobre a adoção ou não do modelo europeu na decisão será batido no final deste ano. Quatro cidades surgiram como candidatas a receber o evento: Lima, São Paulo, Rio de Janeiro e Miami.


O calendário foi aprovado em reunião do Conselho da Conmebol, nesta quarta-feira, em Bogotá. Pela primeira vez, a entidade divulgou o cronograma com tanta antecedência. A Libertadores começará no dia 22 de janeiro de 2018, com os jogos de ida da primeira de três fases anteriores à fase de grupos. A segunda fase, onde entram os primeiros brasileiros na disputa, está marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


Os jogos da fase de grupos terão seu pontapé inicial no dia 28 de fevereiro e irão até o dia 23 de maio. Devido à Copa do Mundo, o mata-mata da Libertadores só será disputado a partir de agosto. Portanto, a competição ficará parada por quase três meses. O jogo de ida das oitavas de final está marcado para o dia 8 de agosto.


A Recopa Sul-Americana, que reúne os vencedores da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior, será disputada nos dias 7 e 21 de fevereiro. Em 2018, a taça pode ter dois brasileiros, com o Grêmio de um lado, e Sport, Flamengo ou Fluminense de outro. A Copa Sul-Americana começará no dia 14 de fevereiro, com seis partidas da primeira fase, e tem seus dois jogos da final marcados para os dias 5 e 12 de dezembro.


CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO:



Confira o calendário completo da Conmebol em 2018 (Foto: Divulgação/Conmebol)


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com, Assunção





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!