Técnico repetiu mesmo meio de campo em três oportunidades; com volta de Gustavo Bochecha, comandante tem opção a fazer e usará pausa para definir melhor formação
Após 11 jogos no comando do Botafogo, uma das incertezas de Eduardo Barroca parece ser o meio de campo. Até aqui, o técnico tem variado as formações e repetiu a mesma escalação em três oportunidades: o trio Bochecha-Cícero-João Paulo foi usado três vezes, enquanto Alex Santana-Cícero-João Paulo e Alex Santana-Cícero-João Paulo-Valencia foram opções em duas partidas cada.
Lesões
Um dos motivos das variações na escalação são as lesões dos jogadores de meio. Alex Santana e Bochecha ficaram fora de alguns jogos e dificultaram a vida do treinador num momento em que Barroca aperfeiçoava o jogo do Botafogo.
O prata da casa, por exemplo, desfalcou o Alvinegro nas últimas duas partidas devido a um trauma no tornozelo esquerdo.
Ainda com dores no local, Bochecha faz fisioterapia e outros tratamentos, mas já voltou a treinar com o restante do grupo no Nilton Santos.
Bochecha, de verde à esquerda, voltou a treinar com o elenco na última quarta — Foto: Reprodução/Twitter do Botafogo
Com seu retorno, Barroca aproveitará a pausa para sanar a dúvida: Bochecha ou Alex Santana? O técnico pode também optar por ambos juntos, como já fez em dois jogos.
Variação do esquema
O 4-3-3 foi o estilo preferido de Barroca, mas o técnico também variou o esquema tático e, em quatro jogos, optou por montar o meio com quatro jogadores com Valencia mais avançado. Com essa formação, o time teve três derrotas e apenas uma vitória.
Botafogo 0x2 São Paulo: Bochecha (Ferrareis), Wenderson (Luiz Fernando), João Paulo (Valencia) e Cícero
Goiás 1x0 Botafogo: Bochecha, Alex Santana (Luiz Fernando), Cícero e João Paulo (Pimpão)
Sol de América 0x1 Botafogo: Alex Santana, Cícero (Luiz Fernando), João Paulo (Bochecha) e Valencia (Jean)
Botafogo 0x1 Palmeiras: Cícero, Alex Santana, João Paulo (Yuri) e Valencia (Ferrareis)
Busca por meia criativo
Na busca por deixar o time mais criativo, o técnico chegou a utilizar Leo Valencia em cinco confrontos (dois deles como titular), mas não funcionou. O chileno é o único meia com características de armador atualmente no elenco.
Como solução, Barroca tem utilizado João Paulo como camisa 10, mas o meio-campista ainda não se encontrou como o cara pensante da equipe. O jogador não recuperou completamente o ritmo após oito meses parado na temporada anterior.
Até por isso, o Botafogo está no mercado em busca de um armador. O clube entende que essa é a principal deficiência do elenco e, recentemente, sondou a situação de Marlone, do Goiás, junto ao empresário do meia, que atuou ao lado de Diego Souza no Sport.
Uma certeza
Por enquanto, a única certeza no meio-campo do Botafogo tem sido Cícero. O veterano participou de todas as 11 partidas com Barroca e foi muito elogiado pelo treinador.
- Tenho gostado muito do Cícero, tem experiência, a bola bate no pé dele e não queima, sai coisa boa do pé dele. Jogador de estatura, cabeceia bem. Um jogador que chega à essa altura da vida profissional com o desejo de bater seus recordes. Não fica fora de treino, os números físicos dele em jogo são bons - observou Barroca.
Cícero foi titular em todos os 11 jogos de Barroca; o meia tem quatro gols pelo Botafogo — Foto: André Durão
Para aumentar a dúvida
Pouco antes da pausa para a Copa América, Barroca ganhou mais uma opção para o meio de campo do Botafogo. Recuperado de lesão na coxa direita, Alan Santos entrou bem contra o Vasco, pela sétima rodada, para confundir um pouco mais o treinador.
Elogiado pelo comandante, o volante tem se dedicado aos treinamentos para ganhar novas oportunidades com Barroca.
- Estou vivendo meu melhor momento físico desde que cheguei, estou bem confiante na minha parte física. Minha parte técnica com certeza vai sair com o ritmo de jogo. Estou à disposição para quando o Barroca precisar e por quanto tempo necessitar - disse Alan em papo com o GloboEsporte.com.
O meio-campo do Botafogo nos 11 jogos com Barroca
Botafogo 0x2 São Paulo: Bochecha (Ferrareis), Wenderson (Luiz Fernando), João Paulo (Valencia) e Cícero
Botafogo 3x2 Bahia: Bochecha, João Paulo e Cícero (Luiz Fernando) - Alex Santana e Valencia entraram nas vagas de Erik e Pimpão, respectivamente
Botafogo 1x0 Fortaleza: Bochecha (Alex Santana), João Paulo e Cícero
Fluminense 0x1 Botafogo: Bochecha, Alex Santana (Rickson) e Cícero - Valencia substituiu Erik
Goiás 1x0 Botafogo: Bochecha, Alex Santana (Luiz Fernando), Cícero e João Paulo (Pimpão)
Sol de América 0x1 Botafogo: Alex Santana, Cícero (Luiz Fernando), João Paulo (Bochecha) e Valencia (Jean)
Botafogo 0x1 Palmeiras: Cícero, Alex Santana, João Paulo (Yuri) e Valencia (Ferrareis)
Botafogo 4x0 Sol de América: Cícero, Alex Santana (Bochecha) e João Paulo
Botafogo 1x0 Vasco: Bochecha (Alan Santos), Cícero (Jean) e João Paulo
CSA 1x2 Botafogo: Alex Santana, Cícero e João Paulo (Lucas Campos) - Rickson entrou no lugar de Erik
Botafogo 0x1 Grêmio: Cícero, Alex Santana e João Paulo (Yuri)
Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!