No início da tarde desta quinta-feira, o atacante Biro Biro teve alta da Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ficou internado desde terça-feira, quando desmaiou no campo anexo do Estádio Nilton Santos durante um treinamento do Botafogo.
Botafogo F.R.✔@Botafogo
O atleta Biro Biro recebeu alta e já deixou a Clínica São Vicente. O jogador deverá permanecer sob repouso para que, em quinze dias, realize o exame de estudo eletrofisiológico. O Botafogo, através de seu departamento médico, seguirá acompanhando de perto o dia a dia do atleta.
O jogador foi acompanhado pelo cardiologista Eduardo Saad, que já programou um estudo eletrofisiológico do jogador dentro de 15 dias para investigar o motivo da síncope - perda momentânea de consciência - sofrida pelo atleta.
Biro Biro, Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Biro Biro passou por uma série de exames. Na quarta-feira, Saad explicou:
- A suspeita ainda é de arritmia cardíaca, o que ainda não apareceu em nenhum exame. Fizemos mais uma ressonância, para pesquisar as causas desses desmaios, mas não tem nada encontrado ainda. Hoje, ele tem uma síncope a esclarecer. Ainda não está clara a razão dela.
Na quarta-feira, Biro Biro se manifestou através de redes sociais:
- Boa noite, gostaria de agradecer a todos pelas preocupações, pela mensagem e pelas orações. Graças a Deus, já está tudo bem e já estou descansando. E aguardando para voltar mais forte do que nunca. Mais uma vez agradeço a todos de coração.
+LEIA MAIS:
+Biro Biro deve ter alta nesta quinta e ficará afastado por 15 dias para exame no coração
+Biro Biro faz novos exames nesta quarta e ainda pode passar por segunda intervenção
+Após atendimento a Biro Biro na terça-feira, médico diz: "Está muito bem, lúcido e estável"
+Carli relata tensão de jogadores do Botafogo em atendimento a Biro Biro: "Imagine o desespero"
O estudo eletrofisiológico - introdução de cateter para captar atividade elétrica em áreas do coração - determinará se Biro Biro terá de fazer ou não uma nova ablação, procedimento para tratamento de algumas arritmias cardíacas.
A ablação é realizada por meio de cateteres, sem a necessidade de abertura do tórax para acesso ao coração, possibilitando rápida recuperação. Esses cateteres são posicionados no foco do problema e uma energia, chamada radiofrequência, que aquece o tecido e “queima” o local, é aplicada para eliminar a arritmia.
Biro Biro passou mal durante treino do Botafogo
No ano passado, Saad realizou a ablação no coração de Biro Biro. O jogador apresentou pela primeira vez um mal-estar, identificado posteriormente como miocardite (inflamação) viral, ainda quando atuava na China. Em agosto 2017, chegou a desmaiar durante um jogo do Shanghai Shenxin.
Desde então, segundo apurou o GloboEsporte.com, o jogador mostra ansiedade, receios e insegurança para voltar ao futebol. Ele recebeu dois relatórios o liberando para a prática do esporte, do médico Eduardo Saad. O primeiro quando voltou da China e outro, depois, quando foi jogar no São Paulo.
Na terça-feira, questionado sobre a possibilidade de Biro Biro ter de abandonar os gramados, Saad explicou:
- É muito difícil afirmar isso nesse momento. Como disse inicialmente, a gente ainda não tem ideia exatamente do que causou esse mal-estar. É precipitado dizer que aconteceu A, B ou C diagnósticos. Temos que reinvestigar. Nos exames recentes, ele não tinha nada de maligno no coração. Isso pode mudar? Pode. A gente precisa reavaliar, mas ainda é muito cedo para falar alguma coisa.
Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!