Comandante teve Vasco como adversário em seis oportunidades como técnico: veja o retrospecto; na noite desta quarta, ele terá novo encontro com o ex-clube
Vitor Silva/Botafogo
A reestreia de Alberto Valentim pelo Botafogo será contra o Vasco, na noite desta quarta-feira, em São Januário, pela 26ª rodada do Brasileirão. O treinador se sentirá em casa, e tem como trunfo o fato de conhecer bem o Alvinegro e também o Cruz-Maltino, equipe que mais enfrentou como técnico e onde também trabalhou entre agosto de 2018 e abril desse ano
O Vasco foi o último adversário de Valentim, quando ainda treinava o Avaí. Pela 24ª rodada, o técnico comandou a equipe catarinense no empate em 0 a 0 com a equipe carioca. O time de Vanderlei Luxemburgo "está fresco na memória" do treinador alvinegro, que busca iniciar uma reação com o Botafogo no campeonato.
- Coincidentemente o clube que mais enfrentei como técnico. Clássico a gente sabe como é. Enfrentei recentemente o Vasco pelo Avaí, ajuda porque está muito fresco o que vi do time do Vanderlei. Conheço muito bem os jogadores, grande parte do elenco trabalhou comigo. Preciso usar isso tudo para o confronto de quarta-feira - disse Valentim em sua coletiva de apresentação.
Botafogo tem cinco derrotas e apenas uma vitória no returno do Brasileirão.
De volta, Valentim comandou primeiro treino nesta segunda e conversou com os atletas na academia — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Valentim contra o Vasco: três vitórias, duas derrotas e um empate
18/03/2018: Botafogo 2 x 3 Vasco
21/03/2018: Botafogo 3 x 2 Vasco
01/04/2018: Botafogo 2 x 3 Vasco
08/04/2018: Vasco 0 x 1 Botafogo (campeão carioca)
02/06/2018: Vasco 1 x 2 Botafogo (em São Januário)
10/10/2019: Avaí 0 x 0 Vasco
Alberto Valentim volta ao Nilton Santos quase um ano e quatro meses depois de deixar o Botafogo rumo à Arábia Saudita. No Alvinegro, reencontrará praticamente metade do elenco com o qual foi campeão carioca em 2018. O técnico acredita que o fato vai acelerar o processo de adaptação, já que 16 dos 33 jogadores do grupo conhecem seu método de trabalho.
À frente do Glorioso, Valentim já derrotou o Vasco em São Januário, em clássico válido pelo Brasileirão do ano passado: 2 a 1, com gols de Kieza e Igor Rabello - atletas que já deixaram o clube.
Depois do Botafogo, Valentim passou por Pyramids FC, Vasco e Avaí.
Valentim comandou o Vasco de agosto de 2018 a abril de 2019 — Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Com o Vasco, a história é mais recente. Valentim foi apresentado em 28 de agosto de 2018 e permaneceu em São Januário até 21 de abril de 2019. Oito meses conhecendo a fundo o adversário que enfrentará nesta quarta. Ajudou a montar o elenco da atual temporada e conhece quase todos os atletas que Luxemburgo tem à disposição.
Nesta quarta, às 21h30, o Vasco cruza mais uma vez o caminho de Alberto Valentim. Vestindo a camisa da estrela solitária, o treinador espera que as boas memórias contra o adversário cruz-maltino prevaleçam.
Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!