Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Em 1913, Botafogo inaugurava estádio de General Severiano com vitória sobre o Flamengo


A última partida no local aconteceu em 1974, um empate em 2 a 2 contra o Madureira


Há 107 anos, Botafogo e Flamengo iniciavam a história de um confronto que marcou o futebol carioca. No dia 13 de maio de 1913, o Alvinegro derrotava o rival por 1 a 0 em clássico que inaugurou não só a rivalidade, mas também o estádio de General Severiano, que foi a casa do clube até a década de 1970.


O jogo

A inauguração do novo campo do Botafogo marcou ainda a estreia da equipe no Campeonato Carioca daquele ano. O clássico, que teve início às 16h, foi bastante elogiado pela imprensa pelo equilíbrio e grandes chances criadas pelos rivais. Um jornal da época definiu o confronto como "titânico", conforme consta no livro "Jogos Memoráveis do Botafogo", de Auriel de Almeida.


O único gol da partida foi marcado ainda no primeiro tempo. Aos 26 minutos, Lauro cobrou escanteio, Facchine cabeceou, e Cazuza rebateu, espalmando ainda o rebote de Abelardo. Mas o goleiro rubro-negro não conseguiu impedir o chute de Mimi Sodré, que anotou o primeiro gol da história do clássico entre Botafogo e Flamengo.


Mimi Sodré, filho do governador paraense Lauro Nina Sodré, fez 42 gols pelo Botafogo entre 1910 e 1916, sendo artilheiro do Campeonato Carioca nas edições de 1912 e 1913. Também foi convocado para a seleção brasileira. Além de jogador, fez carreira na Marinha, onde chefiou a Comissão Naval durante a II Guerra Mundial.



Antigo estádio de General Severiano — Foto: Reprodução

Escalação do Botafogo: Álvaro Werneck; Pino, Edgard Dutra, Edgard Pullen, Juca Couto; Rolando de Lamare, Mimi Sodré, Abelardo de Lamare; Villaça, Lauro Sodré e Facchine.


Escalação do Flamengo: Cazuza; Gallo, Pindaro, Nery, Lawrence; Amarante, Orlando Bahiano, Alberto Borgerth; Joca Figueira, Raul de Carvalho e Del Nero.


À época, os clubes não tinham a figura do treinador, mas sim comissões técnicas, geralmente improvisadas, chamadas de Ground Committeé.


Botafogo e Flamengo se enfrentaram 371 vezes desde 1913, com 136 vitórias do Fla, 112 do Alvinegro e 123 empates.


O estádio de General Severiano

Até 1913, o Botafogo mandava suas partidas em um campo da Rua Voluntários da Pátria, em um terreno que foi alugado em 1908. Nesse local, o Alvinegro conquistou o título carioca de 1910. No ano seguinte, após confusão generalizada em um jogo contra o América com direito à invasão da torcida, dois jogadores alvinegros foram severamente punidos pela Liga Metropolitana, o que fez o clube abandonar o campeonato.


Ainda naquele ano, o terreno foi vendido pelo proprietário à prefeitura. Sem casa, o Botafogo jogou uma liga independente em 1912, ano em que alugou um terreno do Ministério da Justiça na Rua General Severiano. As obras para adaptação do local começaram em junho. Na temporada seguinte, com o novo estádio, o clube retornou ao Carioca.


Mais de três mil pessoas acompanharam o jogo de inauguração do estádio de General Severiano.



Sub-20 do Botafogo treina em General Severiano — Foto: Divulgação/Botafogo


A última partida no estádio aconteceu em 30 de novembro de 1974, um empate em 2 a 2 contra o Madureira. Três anos depois, com problemas financeiros, o Botafogo vendeu sua sede para a Vale do Rio Doce e transferiu o departamento de futebol para Marechal Hermes. O terreno foi readquirido nos anos 1990 e reestruturado. No lugar do estádio, hoje o clube tem um shopping center.


Atualmente, apenas o sub-20 e o time feminino treinam na sede. Parte da base faz suas atividades no Caio Martins, em Niterói, e a equipe principal trabalha no Nilton Santos.


*Com informações do livro "Jogos Memoráveis do Botafogo", de Auriel de Almeida.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!