Apesar da realização dos exames, o clube ainda não prevê data de retorno às atividades e mantém posição de que volta só acontecerá com liberação dos órgãos de saúde
O Botafogo marcou para a próxima semana, no Estádio Nilton Santos, a realização de exames da Covid-19 em funcionários, jogadores e familiares mais próximos. Os testes serão disponibilizados por um laboratório em contrato de permuta com o departamento de marketing do clube.
Apesar da realização dos testes, o Botafogo ainda não prevê data de retorno às atividades. A posição do clube é que a volta acontecerá quando houver liberação dos órgãos de saúde competentes.
Além dos atletas, serão testados funcionários que têm relação direta com o elenco, como comissão técnica e equipe que atua no Nilton Santos. Familiares que convivem diretamente com essas pessoas também farão os exames.
Os jogadores serão divididos em grupos, em turnos diferentes, para não haver nenhum tipo de contato entre eles e funcionários.
Elenco do Botafogo será testado para Covid-19 na próxima semana — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Chefe do departamento médico do Botafogo, Christiano Cinelli acompanha de perto as reuniões dos clubes com a Ferj e participa da elaboração do Protocolo Jogo Seguro, que definirá o futuro do Campeonato Carioca.
- Com o jogador que já teve o vírus, mas já se curou e criou anticorpos, teremos um protocolo de exames pós-doença para avaliar se o vírus deixou alguma sequela que seja imperceptível. Há relatos no mundo todo, mesmo em pacientes assintomáticos, de problemas cardíacos, pulmonares... Isso poderia levar a algum tipo de risco na realização das atividades - explicou Cinelli ao GloboEsporte.com.
Serão realizados dois testes: PCR, que aponta se a pessoa está com infecção ativa, e sorologia, que detecta a presença dos anticorpos IGM e IGG no corpo do paciente. Caso o jogador/funcionário ainda estiver com o vírus, ele será colocado em quarentena.
Christiano Cinelli é o homem de confiança da diretoria alvinegra no planejamento para o retorno das atividades. As decisões do clube nesse momento de pandemia têm sido tomadas de acordo com orientações do médico e seus companheiros.
Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!