Estádio passará por sanitização mensal e foi equipado com túnel de bio-descontaminação; adaptação aos novos hábitos é um dos grandes desafios no retorno aos treinos
Uma nova era vai ter início para o Botafogo neste sábado. O clube volta aos treinos no Nilton Santos com uma série de precauções e restrições em tempos de coronavírus e terá que "reeducar" os atletas e funcionários aos novos hábitos. O primeiro passo foi a preparação do estádio.
O "novo normal" passa pela sanitização geral do estádio, cabine de bio-descontaminação e testagem de temperatura. Para ter acesso ao campo anexo, jogadores e funcionários usarão uma área adaptada, que também passou pelo processo de desinfecção.
As medidas não foram tomadas apenas para a volta aos treinos. Ações como sanitização do estádio e testes para Covid-19 serão constantes a partir de agora. O estádio ainda foi equipado com compartimentos de álcool em gel distribuídos por vários lugares.
Mas o grande desafio será a adaptação das pessoas ao novo ambiente de trabalho. Como lidar com um esporte em que o contato se faz necessário? O Botafogo passará orientações para que atletas e funcionários consigam cumprir seu trabalho em segurança. O sucesso do protocolo depende da aceitação de todos.
- Os atletas serão orientados de uma forma bem rígida sobre higiene pessoal. E não podem se abraçar, ter esse contato uns com os outros. Levar a mão à boca, ao nariz. É muito difícil, mas essa é a orientação. É um vírus novo, nunca ninguém viveu isso. É um novo futebol que o dia a dia vai nos ajudar a entender. A gente vai ter que colocar na cabeça de cada um que esses hábitos, no momento, têm que ser deixados para trás - disse o chefe do departamento médico do Botafogo, Christiano Cinelli, ao GloboEsporte.com.
A nova rotina no Nilton Santos
Sanitização mensal do estádio
Testes frequentes para Covid-19
Álcool em gel por todo o estádio
Área adaptada para acesso ao campo anexo
Cabine de bio-descontaminação
Alimentação dos jogadores em casa
Uniformes serão levados pelos jogadores
Treinos com o mínimo de contato físico
Túnel de bio-descontaminação instalado no Nilton Santos — Foto: Truly Nolen
O túnel de bio-descontaminação foi instalado nos últimos dias pela empresa Truly Nolen, que também é responsável pela sanitização do estádio e da sede de General Severiano. O clube fez um contrato de permuta com a empresa, que não cobra pelos serviços prestados.
A fórmula do produto utilizado no túnel é um cosmético de ação antisséptica, próprio para aplicação corporal, e com alto poder virucida. O processo ao qual atletas e funcionários serão submetidos dentro do equipamento tem duração de 10 segundos.
- A sanitização será feita mensalmente, mas sozinha não é suficiente para a proteção. Nossos processos, incluindo o túnel, copiam o que já estava dando certo em outros lugares do mundo. Nós jogamos um cosmético que não agride as pessoas. Fica muito mais seguro para os jogadores e funcionários. O que fazemos é minimizar os problemas, oferecemos um ambiente tratado - afirmou Claudio Mello, sócio da Truly Nolen.
O Botafogo tem jogos marcados para os dias 22 e 26 de junho pelo Campeonato Carioca, mas garante que não entrará em campo. Na noite desta sexta, uma reunião com a Ferj mediada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) terminou sem acordo. Agora, Bota e Fluminense aguardam decisão do órgão após terem entrado com recurso para que suas partidas sejam adiadas para 1º e 4 de julho.
Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!