Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Análise: Botafogo supera falha no início, mas postura acuada impede time de chegar à liderança


Equipe consegue ponto importante contra adversário direto e fica mais perto do acesso, mas oscilação fora de casa incomoda e precisa ser superada para não correr riscos na rodada final



Mais um ponto. Na noite da última terça-feira, o Botafogo deu mais um importante passo para voltar à Série A do Brasileirão ao empatar em 1 a 1 com o Goiás fora de casa. Agora faltam pelo menos sete pontos nas últimas seis rodadas para confirmar a vaga no G-4 da segunda divisão, já que 63 foi a pontuação de corte que garantiu o acesso nas últimas 15 edições da competição.


+ Enderson nega queda de ritmo fora de casa





Joel Carli comemora gol em Goiás x Botafogo — Foto: Heber Gomes/AGIF


Vencer é sempre o principal objetivo, mas pela postura do Botafogo na 32ª rodada pode-se dizer que não perder na Serrinha foi um grande resultado para o time de Enderson Moreira. O mérito está, acima de tudo, na rápida reação alvinegra após sofrer um gol logo aos 4 minutos do primeiro tempo.


O cenário criado nos primeiros minutos favorecia a desestabilização do Botafogo contra um adversário direto na briga pelo acesso. Warley tentou recuar, mas não colocou força suficiente, e a bola não chegou a Diego Loureiro, que furou na tentativa de tirar o perigo. Hugo se antecipou para tirar o zero do placar.


+ Carli critica veto ao torcedor do Botafogo na Serrinha




Melhores momentos: Goiás 1 x 1 Botafogo, pela 32ª rodada do Brasileirão Série B



O vacilo foi corrigido antes que o caos se criasse. A torcida do Goiás se animou com o gol, mas o Botafogo se uniu para não se abalar. Embalou. Seis minutos depois, Chay cobrou falta na cabeça de Joel Carli, que tentou escorar, mas encontrou o fundo das redes.


Foi ali, aos 10 minutos do primeiro tempo, que o Botafogo decidiu que não perderia para o Goiás. Faltou manter o embalo e decidir que dava para buscar a vitória. O time até tentou ficar mais com a bola e incomodar os goianos pelas laterais, mas o controle durou pouco. Conseguiu equilibrar a posse de bola, mas levou perigo do adversário, que finalizou 11 vezes no primeiro tempo - oito chutes a mais que o Bota, que não incomodou o goleiro Tadeu após o gol.



A Voz da Torcida - Pedro Dep: "O Enderson parece ser um técnico de uma nota só" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-o-enderson-parece-ser-um-tecnico-de-uma-nota-so-9985112.ghtml)


A estratégia de Enderson, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, foi esperar o Goiás e apostar nos contra-ataques. Conseguiu encaixar alguns, mas o time esmeraldino se recompunha bem quando o Bota passava do meio de campo.


A grande chance aconteceu aos 15 minutos da etapa final, com belo passe de Navarro para Diego Gonçalves, que partiu livre pela esquerda. O lance lembrou bastante o gol marcado por Marco Antonio contra o Brusque, mas diferentemente do companheiro, Diego não aproveitou a oportunidade. Nos últimos minutos, os alvinegros ensaiaram pressão, mas já era tarde para buscar o domínio.


+ Atuações: Warley vai mal, e Carli garante empate




Enderson diz que empate é pior para o Goiás — Foto: Heber Gomes/AGIF


O que preocupa ao longo da Série B é a oscilação do time nos jogos longe do Rio. Depois do excelente desempenho na rodada passada, o Botafogo deixou a desejar na última noite. A postura acuada impediu a equipe de buscar a liderança da competição e, mais que isso, aumentar a probabilidade de acesso. Mas Enderson resumiu bem: "Se o resultado não é tão bom para nós, pior ainda para o Goiás".


Pior que o desempenho, o Botafogo pode ter um desfalque importante na sequência do campeonato. Chay, o criador do time, saiu com muitas dores no segundo tempo e será reavaliado pelo departamento médico.


+ Confira a tabela da Série B


Para focar no que é positivo, o Botafogo mantém a distância de cinco pontos para o quinto colocado CRB e segue com chances palpáveis de chegar à liderança, com apenas dois pontos de diferença para o Coritiba.





Faltam seis rodadas para a Série B terminar. No meio do caminho, serão três jogos no Nilton Santos, onde o time tem rendimento de campeão. Com o pensamento na Série A e os pés no chão, os alvinegros jogam em casa às 19h da próxima quarta-feira, contra o Confiança.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!