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segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Botafogo muda estratégia nas redes sociais e aumenta receita com interações e patrocínios


Diferentemente de 2020, clube usa universo online para melhorar faturamento e se aproximar do torcedor; resultados recentes colocam o Botafogo no top 20 da América nas principais plataformas




Se em 2020 o Botafogo teve relação turbulenta com as redes sociais, nesta temporada o clube tem usado o universo virtual de forma favorável para projetar a marca e interagir com torcedores e parceiros. A nova estratégia faz o Bota ser destaque nas principais plataformas e aumentar o faturamento com interações e patrocínios.


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Botafogo muda estratégia nas redes sociais — Foto: Infoesporte


No mês de setembro, o Botafogo figurou no top-20 da América entre as principais redes sociais, sendo o sétimo com mais interações no Twitter, o oitavo do YouTube, o 13º do Instagram e o 19º do Facebook. Além das redes sociais mais tradicionais, o clube aderiu ao aplicativo de vídeos TikTok e foi o terceiro no ranking de visualizações.



Os resultados influenciam nas receitas. No mês passado, o Botafogo aumentou o seu faturamento em 40% se comparado aos meses anteriores em monetização no YouTube. Além disso, o clube fez a migração de antigos patrocinadores de publicidade estática para o digital. A Orthopride é um exemplo de patrocinador exclusivamente online. A marca comprou a propriedade "arte de gol", associando sua imagem ao principal momento dos jogos, quando as métricas disparam.





Botafogo aumenta interações nas redes sociais — Foto: Reprodução



Virada de página



No ano passado, o Botafogo tinha dirigentes ativos nas redes sociais. Os áudios vazados e as postagens desses figurões da administração do clube repercutiram de maneira negativa e causaram incômodo dentro e fora de General Severiano. Polêmicas com jogadores e com o perfil oficial alvinegro também movimentaram a web. Isso é página virada.


Em 2021, a diretoria tenta agir mais discretamente no ambiente virtual. O foco está nos atletas. O departamento de comunicação mudou a linguagem para se aproximar mais do torcedor, aumentando em especial a produção audiovisual, uma tendência valorizada pelas redes sociais. A estratégia está na integração das redes, levando os seguidores de uma para a outra com conteúdo durante grande parte do dia, respeitando as características e públicos de cada plataforma.


Tudo isso é intensificado com o bom momento do time na Série B, onde é vice-líder e está perto de confirmar o acesso para a primeira divisão. O clube percebeu que o universo digital, da mesma forma que pode prejudicar a imagem, pode trazer retornos positivos se explorado da forma certa.


O próximo passo é a inauguração de um novo estúdio da Botafogo TV em um espaço nobre e inédito do Estádio Nilton Santos, o que deve acontecer nas próximas semanas.




Warley dança com Matheus, torcedor do Botafogo que viralizou no TikTok (https://ge.globo.com/video/warley-danca-com-matheus-torcedor-do-botafogo-que-viralizou-com-danca-no-tiktok-9998219.ghtml)



Outra estratégia são as ações de marketing exclusivamente nas redes sociais, como foram os 10 dias de comemoração dos 88 anos do Garrincha, maior ídolo do Botafogo. A ação foi encerrada com a exibição de um filme sobre o ponta na Botafogo TV - pela primeira vez um filme foi transmitido pelo canal. Além da criação de conteúdo próprio, o clube tem levado para as redes campanhas sociais que ultrapassam os muros do futebol e trazem interações de outros universos, como o Outubro Rosa.

Jogadores entram na onda, e diretor flerta com empresa


O sucesso do Botafogo na web se deve também ao comprometimento dos jogadores com o novo momento do clube nas redes sociais. Entre as estratégias, está a interação com conteúdos que partem dos próprios torcedores, como a dança do "gordinho do TikTok" ou a frase "o Botafogo tá embalado, hein", que virou febre nos aplicativos de mensagem.


Para flagrar o ambiente leve criado pelo elenco na temporada, a equipe de comunicação do Botafogo insere, aos poucos, as câmeras no dia a dia do time e conseguem fazer os atletas agirem com mais naturalidade. As dancinhas do Warley, a música do Chay (criada por torcedores) e a campanha em torno do anúncio de Rafael são exemplos de interação com os jogadores nas redes.


Mas não só os jogadores estão ativos nas redes sociais. Com experiência nesse tipo de interação, o diretor de negócios Lênin Franco comentou postagem de uma marca de preservativos no Twitter propondo parceria com o Botafogo. Tudo começou após um torcedor alvinegro citar a empresa.


- A gente está na paquera, já tivemos reuniões, até para entender as possibilidades da empresa porque normalmente empresas desse tamanho têm um orçamento pré-definido com um ano de antecedência. Mas a história da Jontex foi interessante porque foi um movimento que veio do torcedor. Então criou um engajamento absurdo e foi engraçado, porque eles responderam. Se der certo, acho que pode ser uma história bem bacana para a gente contar - disse Lênin ao ge.




Alguns conteúdos que antes eram físicos agora se tornaram totalmente digitais, como o press kit. Isso é uma forma de atrais as marcas. O clube tem investido, por exemplo, no relacionamento com as marcas dentro da Botafogo TV, o que tem impulsionado a procura por patrocínio.


Para melhoras os números do canal oficial no YouTube, além de convidados tradicionais como ex-atletas, a Botafogo TV tem chamado personalidades de outros públicos nas transmissões, como os humoristas Marcelo Adnet, Maurício Meirelles e Helio de La Peña. É o tipo de conteúdo que Lênin Franco acredita que abre caminho para o clube se aproximar do torcedor.


- Eu tenho que só bater palma para o trabalho do Julio Gracco e toda a equipe de comunicação. A gente precisava fazer mais e mostrar mais coisas com menos capricho técnico e mais instantaneidade. O torcedor, hoje, curte mais uma coisa instantânea do que um capricho que você demora dias editando. Outro era a forma de comunicar, que era algo que eu entendia que a gente podia melhorar muito. Com criação de programas, mini boletins, arte para cada coisa que a gente for fazer, interação... A gente tem uma pessoa na equipe, o Jamal, e estamos trazendo um pouco do que ele fazia de conteúdo dele pessoal para a rede oficial. Ele já tem feito enquetes no Instagram em dia de jogo. É esse tipo de coisa que faz com que a gente ganhe mais atenção do torcedor.


- Tem a questão da equipe ter a sensibilidade de entender o que estava bombando na hora, como foi o caso do "gordinho do TikTok". Temos que estar atentos a tudo que está acontecendo. Fizemos uma publicação alusão ao Round 6, da série da Netflix. Outra coisa que temos buscado é uma aproximação com personalidades botafoguenses que falam fora da bolha do futebol.



Dandan faz a dança do gordinho do TikTok


Com resultados inéditos fora de campo, o Botafogo aproveita o bom momento do time e prepara os conteúdos para a sequência da Série B: com a torcida no Nilton Santos, a equipe enfrenta o Confiança, às 19h da próxima quarta-feira.


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Fonte: Por Davi Barros e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

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