Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

A volta após quase 500 dias


Jogador que está há mais tempo no atual grupo do Botafogo, Gatito Fernández voltou a atuar pelo clube na noite de terça (25), pelo Campeonato Carioca, no empate em 1 a 1 com o Boavista. Ele não vestia a camisa alvinegra desde setembro de 2020, quando uma lesão no joelho direito tirou o goleiro de combate.


Infografia ge



Polêmicas, versões desencontradas sobre lesão e tempo de recuperação mais longo do que o planejado: o enredo é extenso para o período em que Gatito Fernández ficou longe dos gramados com a camisa do Botafogo. A espera para o reencontro durou quase 500 dias - para ser mais preciso, 489. Por isso, ge recupera os capítulos que separam a noite de 23 de setembro de 2020 da de 25 de janeiro de 2022.


O último jogo pelo Botafogo23/9/2020

0 0Contra o Vasco, pela Copa do Brasil, o goleiro sentiu dores e precisou tomar uma injeção para permanecer em campo.






Lesão pelo Paraguai8/10/2020

 2 2 Mesmo com dores, Gatito treinou normalmente pela seleção do Paraguai. Ele foi titular contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa, quando teve o edema ósseo no joelho direito agravado.






Recomendações médicas descumpridas16/10/2020

O departamento médico do Botafogo ainda não havia liberado Gatito para atividades de impacto, pois ele ainda não tinha cumprido a fase de transição e outras recomendações. Na época, o ge apurou que o atleta reclamou de dores no intervalo e foi medicado para terminar a partida.






Choque de versões23/10/2020

Embora o Botafogo tenha garantido que a seleção paraguaia havia sido informada sobre a situação de Gatito, o goleiro declarou que houve consenso para que ele jogasse: "Foi tudo feito de maneira clara e conversada. Os departamentos médicos (clube e seleção) trocaram informações. Eu já estava liberado para voltar e me sentia bem. Joguei os 90 minutos e depois treinei sem problema algum. No aquecimento pro segundo jogo é que senti o incômodo novamente. São coisas que acontecem na profissão, infelizmente"






Esperança de retorno ainda em 202016/12/2020

Gerente de futebol do Botafogo à época, Tulio Lustosa, afirmou que Gatito Fernández estaria apto para voltar a jogar no último jogo do Botafogo em 2020. O goleiro estava afastado dos gramados havia três meses e apenas treinava para se recuperar. A projeção, no entanto, não se confirmou.






"Revoltado"9/1/2021

Logo no primeiro mês de 2021, a perspectiva não era nada animadora para que Gatito voltasse aos gramados ainda naquela temporada. O edema ósseo no joelho direito havia sofrido um agravamento, e o retorno do goleiro ficava cada vez mais distante. "Simplesmente tive uma contusão grave e o tratamento está em andamento ainda. Não tem ninguém mais revoltado do que eu", disse.






Polêmica com ex-presidente8/2/2021

Na primeira vez em que se manifestou após a queda do Botafogo, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro atacou Gatito. "Goleiros. Pensávamos que estávamos bem. Não contávamos com a covardia do Gatito de não querer jogar". No mesmo dia, o goleiro revidou: " Covardia é dizer coisas do tipo e depois vir me abraçar. Porém, Montenegro... Agradecemos pela carta que você fez porque demonstrou para todos os seus erros e isso não pode se repetir. Deu aula pro futebol! Em como não fazer!! Dentro e fora do campo!"






Cirurgia vira solução28/5/2021

Com a recuperação praticamente estagnada, Gatito passou por cirurgia para "reparar uma lesão de cartilagem". Ao fim do procedimento, o clube informou que tudo havia saído conforme o esperado, mas não estipulou prazo de recuperação. Paralelo a isso, a negociação para a renovação do contrato com o clube se arrastava.






Adeus às muletas16/7/2021

Após a cirurgia, Gatito deu passos importantes na primeira quinzena de julho: foi liberado do uso de muletas e começou o trabalho mais pesado na academia.






Apoio nos bastidores27/7/2021

2 0Enquanto sua recuperação avançava, Gatito voltava a se integrar ao grupo de jogadores. Sem poder jogar, ajudava nos bastidores na reta final da Série B.








Gatito comenta como pôde ajudar fora de campo durante a campanha da Série B (https://ge.globo.com/futebol/video/gatito-da-panorama-sobre-o-retorno-dele-ao-botafogo-10043046.ghtml)



Alegria tripla28/11/2021

2 2Recuperado, Gatito voltou a ser relacionado para uma partida depois de um ano e dois meses. E não era qualquer jogo: era a última rodada da Série B, o dia em que o Botafogo comemorou o título da competição. A noite ainda terminou com pedido de casamento. O goleiro ouviu o "sim" de Silvia, mãe da pequena Rafaella, filha do casal






Renovado!28/12/2021

Após longa negociação durante o ano, o Botafogo anunciou a renovação do contrato de Gatito. O vínculo termina em dezembro de 2022.






Reapresentação e Covid-1910/1/2022

Uma semana depois de iniciar a pré-temporada, Gatito foi diagnosticado com Covid-19. Ele teve sintomas leves e cumpriu isolamento de uma semana antes de retornar aos treinos.





Recusa à convocação14/1/2022


Enquanto se recuperava da Covid-19, Gatito foi convocado pela seleção paraguaia para duas rodadas das Eliminatórias. O goleiro, no entanto, não quis interromper preparação no Rio e solicitou liberação, que foi aceita pela federação local.





O retorno25/1/2022

1 1Gatito retorna aos gramados na estreia do Campeonato Carioca após 489 dias sem vestir a camisa do Botafogo em uma partida. Apesar do empate com o Boavista, a noite foi uma vitória para o goleiro, que ainda precisa de ritmo, mas já voltou a exercer dentro de campo a liderança que tem no elenco






Fonte: Por GloboEsporte – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!