Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2022

Força ofensiva e espaços na defesa: conheça o finlandês Niko Hämäläinen, provável reforço do Botafogo



Jornalistas da Finlândia e dos Estados Unidos avaliam performance do lateral-esquerdo que atuou pela seleção europeia e pelo Los Angeles Galaxy, na MLS



É muito provável que você nunca tenha visto um jogo do lateral-esquerdo Niko Hämäläinen, que está por exames médicos para acertar com o Botafogo. A negociação é uma aposta de Textor, que tocou as conversas e tinha a ideia de oferecer contrato até o fim do ano. O finlandês de 25 anos atuou na temporada passada pelo Los Angeles Galaxy e pela seleção europeia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, mas não entra em campo desde 16 de novembro de 2021.


Botafogo envia proposta oficial ao Inter por empréstimo de Victor Cuesta



Para saber um pouco mais do jogador nascido e criado no sul da Flórida, nos Estados Unidos, e com pai finlandês, o ge consultou dois jornalistas que acompanharam a última temporada de Hämäläinen. Um assistiu aos jogos do time americano na MLS, enquanto o outro cobre futebol para um jornal finlandês e viu as partidas da seleção europeia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em que a Finlândia terminou como terceira colocada do grupo e não avançou para a repescagem no critério de desempate.





Niko Hamalainen, Finlândia — Foto: Niall Carson/PA Images via Getty Images



Foi justamente pelas Eliminatórias que Hämäläinen jogou pela última vez. Na derrota por 2 a 0 para a França - que custou a vaga na repescagem - o lateral foi titular, mas isso não acontece com tanta frequência na seleção. De acordo com Jonas von Wendt, repórter do Hufvudstadsbladet, o jogador tem pontos positivos no ataque, mas por vezes deixa espaço na defesa, justamente por ser bom ofensivamente.


Sampaio, do Botafogo, emociona ao lembrar de passado difícil: "Diziam que eu estava próximo do mal"


- Nicholas é bom ofensivamente. É rápido e bom em situações mano a mano. Normalmente é convocado para a seleção finlandesa, mas raramente o escolhem para ser titular (na euro, titular foi Uronen). Ele gosta de desafiar os oponentes. Tem qualidade no cruzamento e também nos passes. Talvez tenha um pequeno problema na consistência. Acho que essa foi a dificuldade no QPR. E fisicamente ele poderia ser um pouco mais forte. Os aspectos defensivos não são tão bons quanto os ofensivos. Às vezes a leitura da situação é um pouco errada, o que o coloca em problemas.


Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Niko também chegou a ser convocado para a Eurocopa do ano passado, mas só foi relacionado na vitória por 1 a 0 em cima da Dinamarca - aquela que Eriksen passou mal - e não entrou em campo. Outro lugar que ele teve mais chances na segunda passagem foi o Los Angeles Galaxy. Emprestado duas vezes pelo QPR ao time da Costa Oeste dos Estados Unidos, ele só conseguiu algum espaço na segunda temporada, quando contou com lesões e convocações dos companheiros de time.




Botafogo se prepara para enfrentar o Corinthians na estreia pelo Brasileirão (https://ge.globo.com/video/botafogo-se-prepara-para-enfrentar-o-corinthians-na-estreia-pelo-brasileirao-10451265.ghtml)



Titular em 12 das 14 partidas que jogou na MLS em 2021, Hämäläinen também se destacou mais pelas investidas ofensivas do que o apoio na defesa. Segundo Kevin Baxter, repórter do Los Angeles Times que cobre futebol, o lateral era um bom jogador para suprir alguma carência no elenco caso alguém estivesse indisponível.


Erison, do Botafogo, é eleito revelação do Campeonato Carioca; atacante foi vice-artilheiro


- Ele é muito rápido. Gosta de subir ao ataque - e até deu sete finalizações no ano passado. Mas como quase todo lateral que gosta de ir ao ataque, às vezes pode ser pego fora de posição. Talvez esse seja o maior problema. No fim da temporada passada, ele começava as partidas com certa frequência. Ganhou a confiança do técnico e o Galaxy estaria em apuros por causa das lesões. Mas se todo mundo estivesse saudável, não acho que ele teria jogado como jogou. Acredito que ele era mais para compor elenco, quase uma apólice de seguro caso alguém se machucasse.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Entre um empréstimo para o Los Angeles Galaxy e outro, Hämäläinen jogou no Kilmarnock, da Escócia. Por lá, teve a temporada mais consistente em uma equipe, quando atuou 31 vezes e deu uma assistência. No QPR o ano que mais atuou foi 2021, antes de ser emprestado para os Estados Unidos. Agora, deve ter a concorrência de Hugo e Jonathan Silva pela titularidade da lateral alvinegra.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Davi Barros e Renata de Medeiros — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!