Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2022

Análise: apesar da vitória, Botafogo sofre para sair jogando; bola aérea preocupa


Time de Luís Castro falha nestes dois aspectos no trunfo por 1 a 0 sobre o Bragantino




Luis Castro, técnico do Botafogo: "O futebol precisa de um VAR para o VAR" (https://ge.globo.com/video/luis-castro-tecnico-do-botafogo-o-futebol-precisa-de-um-var-para-o-var-10727852.ghtml



A vitória por 1 a 0 para o Bragantino em São Paulo veio em boa hora para o Botafogo. Não que exista mau momento para conseguir três pontos no Brasileirão, mas as circunstâncias atuais do time de Luís Castro não eram muito favoráveis para voltar ao Rio de Janeiro com um trunfo na bagagem.


+ Luís Castro, após vitória do Botafogo: "O futebol precisa de um VAR do VAR"


O primeiro problema segue sendo as baixas por lesão, que afetam diretamente a qualidade do grupo à disposição para cada partida. Em Bragança Paulista, a delegação não tinha Erison, que sofre com uma lombalgia e sequer viajou.




Jogadores do Botafogo contra o Bragantino — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Substituto imediato de El Toro, Matheus Nascimento bem que tentou buscar o jogo, já que a bola dificilmente chegava até ele. As tentativas, no entanto, não se reverteram em chances perigosas para o Botafogo no jogo. Tanto é que, no intervalo, Lucas Fernandes, que retornou após um mês fora por lesão, diagnosticou o problema:


+ Atuações do Botafogo: Lucas Fernandes volta bem em vitória de poucos destaques


- Falta a gente ali na frente segurar um pouco a bola para sairmos de trás. Muita bola disputada no alto - concluiu o meia ao ir para o vestiário no intervalo do jogo.




Melhores momentos: Bragantino 0 x 1 Botafogo pela 15ª rodada do Brasileirão (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/fd11O8CM3ZM?controls=0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


A dificuldade citada por Lucas Fernandes acontecia principalmente por consequência da marcação alta do Bragantino na saída de bola do Botafogo. O time de Castro enfrentava sérias dificuldades para sair jogando desde a defesa e acabava optando, muitas vezes, pela ligação direta ou por passes forçados.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Com isso, não demorava muito para o time paulista recuperar a posse com certa facilidade. Além disso, ficou nítido que, naquele contexto, o esquema com três zagueiros não ajudava o Botafogo a construir jogadas.


+ Botafogo negocia contratação de Carlos Eduardo, do Al Ahli


Por outro lado, o Bragantino também não ofereceu, no primeiro tempo, grandes ameaças com essa posse, e a primeira metade do jogo foi marcada por um duelo fraco tecnicamente. Na segunda etapa, com o jogo mais aberto, ambas equipes tiveram mais chances.



"Ótimo visitante", comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/otimo-visitante-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10727871.ghtml)


"Mais sorte do que juízo" foi expressão recorrente entre os torcedores alvinegros nas redes sociais, já que o Bragantino teve três gols anulados por impedimento. Dois deles saíram de jogadas aéreas, que se tornou motivo de preocupação para Luís Castro - na derrota por 3 a 0 para o América-MG, pela Copa do Brasil, os três gols surgiram pelo alto.


Ainda no primeiro tempo, a transmissão do Premiere FC registrou que Maurício Barbieri, técnico do Bragantino, orientou seus jogadores a explorar as costas de Víctor Cuesta. E foi exatamente assim que o primeiro gol paulista surgiu: Sorriso, no círculo central, alçou a bola para Artur, que correu entre o zagueiro alvinegro e o lateral-esquerdo Hugo.



Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


A bonita conclusão de Artur, por cobertura, foi invalidada por impedimento. O mesmo aconteceu com o cabeceio de Natan, que superou Matheus Nascimento pelo alto dentro da área alvinegra. No terceiro gol anulado do Bragantino, também marcado por Natan, foi Víctor Cuesta quem perdeu a disputa de cabeça antes de a bola cair nos pés do jogador adversário.


Se foi "mais sorte do que juízo" do Botafogo contar com impedimentos apertados para garantir o zero no placar adversário, o gol de Vinícius Lopes não teve nada de sorte: bem posicionado dentro da área, o atacante aproveitou a sobra completou para o gol para que o time respirasse mais aliviado na tabela do Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Agora, Luís Castro terá a semana para encontrar uma alternativa para a vaga de Vinícius, que desfalcará o time por suspensão após terceiro amarelo. A semana também será de expectativa pela recuperação de Erison. Lucas Piazon e Gustavo Sauer também estão em transição entre o departamento médico e o campo e terão esses dias para tentar ficar à disposição do treinador português.


Enquanto espera o esvaziamento do departamento médico, por ora, Castro terá bastante trabalho para tentar corrigir as falhas na bola aérea defensiva, o que ele admite ser prioridade:


- Nosso principal problema foram os cruzamentos na área. A equipe não esteve no seu melhor nível. De resto, tentamos controlar o jogo. Poderíamos ter controlado melhor os espaços na área.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Bragança Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!