Páginas

sábado, 16 de julho de 2022

Comentaristas buscam soluções para a lateral esquerda do Botafogo



Tendência é que DG comece já que Luís Castro não poderá contar com Hugo, Marçal e Daniel Borges



O Botafogo deve ter um jogador diferente começando na lateral esquerda na partida contra o Atlético-MG no domingo. As ausências de Marçal (aguarda abertura da janela), Carlinhos (em transição), Hugo e Daniel Borges (suspensos) fazem com que Luís Castro tenha que pensar numa saída para a função diante de um dos times com maior poder ofensivo no país.


Algumas possibilidades estão na mesa para o técnico português. Como disse em entrevista coletiva após o jogo com o Cuiabá, existem alguns jogadores do Botafogo que ainda não estão prontos o suficiente para atuar na equipe principal. Porém, às vezes, a necessidade tem peso maior do que a maturidade considerada necessária.


+ Escalação do Botafogo: DG deve ser a novidade para jogo com o Atlético-MG





Luís Castro terá dificuldade para montar o time contra o Atlético-MG — Foto: Vítor Silva/BFR



+ Botafogo apresenta Fernando Marçal: "O futuro é promissor"


Aliás, essa é a principal possibilidade para a próxima partida. Sem poder contar com os laterais-esquerdos e até mesmo com quem já foi improvisado por ali, Castro se vê apenas com um jogador da posição: DG. Ele estreou pelo Botafogo na quinta-feira passada, na eliminação para o Américsa-MG na Copa do Brasil, mas chegou ao clube para atuar e se desenvolver no time B.


Na opinião da comentarista Renata Mendonça, se o treinador for apostar no arroz com feijão, o ideal seria ir com DG mesmo. Por mais que tenha pouca experiência no profissional alvinegro, ele já atuou algumas vezes na equipe principal do Resende, de onde chegou ao Bota. Mesmo que seja um garoto, o clube já teve outras experiências de sucesso por ali recentemente.


- Acho que a opção que ele deverá fazer é o DG, que é da função. E aí é importante dar suporte a ele pra que sinta-se respaldado em um momento de pressão. E pra que isso não atrapalhe a formação do jogador, que ainda precisa de tempo para amadurecer no time principal. O PV também entrou em situação similar e em alguns momentos, inclusive, falhou - o que era normal pra um garoto chegando ao profissional - antes de ir para o Inter. Mas acho sempre complicado colocar um jovem da base pra ser titular em circunstâncias assim, sob pressão, num momento difícil do time após resultados ruins.


Para ela, existe também uma possibilidade mais ousada: escalar Saravia no lado esquerdo e puxar Tchê Tchê para a lateral direita, funções que os dois já fizeram no passado no Inter e no próprio Atlético-MG, próximo adversário.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Seleção debate eliminação e futuro de Luís Castro no Botafogo (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/selecao-debate-eliminacao-e-futuro-de-luis-castro-no-botafogo-10762314.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Manutenção dos três zagueiros?

Quem também pensa em uma alternativa para a escalação de DG é Lédio Carmona. Se Renata Mendonça cogita trocar Saravia de lado, o comentarista diz que uma possibilidade é manter o esquema de três zagueiros contra o segundo ataque mais positivo do campeonato. Para isso, Castro poderia colocar um zagueiro na função de lateral-esquerdo ou, se ficar no 3-5-2, botar um atacante aberto pela esquerda como ala.


- Ele pode botar o Vinícius Lopes ou alguém que jogue pelo lado como ala esquerdo e colocar outro jogador na frente. Talvez até colocar o Tchê Tchê para fazer a lateral já que o Oyama pode jogar no domingo. Ou então ele pode jogar com três zagueiros. Se ele fizer isso, pode colocar o Vinícius ou alguém que jogue pelo lado para fazer a ala esquerda. Até porque encarar o Galo com três zagueiros não é má ideia.


Só que até mesmo a possibilidade de jogar com três zagueiros é discutida internamente. Contra o América-MG, precisando do resultado, Castro abdicou do esquema e voltou a usar dois defensores. Caso opte pelo retorno do sistema, ele também terá a dúvida sobre a presença de Joel Carli, que foi substituído no intervalo. Em entrevista após o jogo, o argentino disse que a substituição por Philipe Sampaio tinha sido coisa de jogo, enquanto o técnico afirmou que teve que trocar o capitão por questões médicas.


A escalação final de Luís Castro só será divulgada por volta das 17h de domingo, uma hora antes de a bola rolar no Nilton Santos, domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!