Quando iniciou aquisição do Lyon, da França, empresário americano destacou que o Botafogo seria prioridade dentro da Eagle Holding, mas ida de atacante gera atrito com torcida
A transferência do atacante Jeffinho do Botafogo para o Lyon, em um empréstimo com opção de compra para o clube francês que também pertence a John Textor, gerou incômodo entre os torcedores do clube alvinegro. Procurado pela reportagem neste sábado, o americano destacou ao ge que possibilitou ao jovem "realizar um sonho na Europa".
- Podemos usar o dinheiro para comprar 10 jogadores que vão acreditar que serão tão bem tratados quanto ele. Lamento que essa decisão, a curto prazo, machuque os torcedores, mas é assim que se monta times campeões.
Para alguns torcedores nas redes sociais, a negociação, porém, vai de encontro a uma declaração de John, dono da SAF do Botafogo e também sócio majoritário do clube francês, em entrevista a Paulo Vinicius Coelho em junho de 2022.
Quando Textor iniciou a aquisição do Lyon, no dia 20, foi procurado pelo jornalista brasileiro e questionado sobre como seria a relação ao ter posse de mais de um time e afirmou que o Glorioso seria a prioridade.
- A prioridade é o Brasil, sério! O clube, na França, tem sido conduzido pelo mesmo presidente nos últimos 20 anos, Jean Michel Aulas, e ele continuará sendo o presidente e CEO. Meu tempo integral da operação é, e continuará sendo, no Botafogo. Temos uma tremenda oportunidade de reestabelecer o clube e criar uma Premier League para o Brasil. Tudo no Brasil é uma histórica oportunidade. É cativante e eu não vou gastar meu tempo fazendo muito mais coisa fora - disse Textor.
Jeffinho em Botafogo x Athetico-PR — Foto: André Durão
A negociação de um dos principais jogadores do Alvinegro para outro time do grupo, especialmente em um empréstimo com opção de compra, coloca em questão essa organização e levanta questionamentos dos torcedores se o Glorioso seria uma espécie de "satélite" para outros clubes do americano.
Quando assinou a oferta vinculante para aquisição da SAF do Botafogo, em janeiro de 2022, Textor destacou que não usaria nenhum clube como satélite de outro e falou em "colaboração" entre as equipes que é proprietário.
- Nenhum clube deve ser apenas um satélite para outro. Todo clube é importante para a sua torcida, para o seu país. Por que eu faria isso? Não tem lógica. Quando falamos de colaboração, isso dá mais oportunidades. Usar essa identidade global para mapear e atrair talentos - afirmou.
Confira as informações do Botafogo antes do clássico com o Fluminense (https://ge.globo.com/video/confira-as-informacoes-do-botafogo-antes-do-classico-com-o-fluminense-11320367.ghtml)
Além da saída do camisa 47, o fato de ter apenas três reforços no começo da temporada é outro motivo de insatisfação dos torcedores. John Textor é dono de 90% da SAF do Botafogo e, além do Glorioso, é acionista minoritário do Crystal Palace, da Inglaterra, e majoritário no Lyon, da França, e no Molenbeek, da Bélgica.
Procurado pela reportagem, o Botafogo destacou que o posicionamento oficial do clube segue sendo o da nota oficial divulgada ao anunciar a transferência do atacante. Confira a nota:
Aos 6 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Jeffinho do Botafogo contra o Fluminense
"Botafogo e Olympique Lyonnais anunciam que conduziram negociações com o objetivo de chegar a um empréstimo com opção de compra do atleta Jeffinho. O jogador de 23 anos viaja para Lyon na segunda-feira (30), onde será submetido a exames médicos.
A negociação abre um novo mercado internacional para o Glorioso e marca o início de uma ação em parceria entre Botafogo, Lyon e Resende (que integra a rede do OL) com um caminho sólido para os jovens atletas à Europa.
O Botafogo segue atento ao mercado para reforçar o elenco para a temporada 2023 e buscará fortalecer seu sistema ofensivo.
No projeto do Botafogo para os próximos anos, esse reposicionamento no mercado europeu é um primeiro passo para gerar muito mais negócios no futuro. A cultura colaborativa que surge após o crescimento da Eagle Football Holdings valoriza os atletas (ativos) e eleva o Clube a uma nova realidade em suas relações no exterior.
Ao mostrar um caminho claro para os principais jovens brasileiros se desenvolverem e terem sucesso na Europa, o Botafogo espera se tornar um dos principais formadores de talentos do Brasil para garantir seus objetivos esportivos.
Há apenas nove meses, Jeffinho foi apontado como uma perspectiva de desenvolvimento para o recém-criado Botafogo B e, no mesmo ano, lutará por uma vaga na Europa. Uma grande inspiração para os jovens atletas escolherem o Botafogo para realizar seus sonhos no futebol."
+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: GE/Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!