Apesar do intervalo de menos de 72h entre os últimos jogos, os atletas estão com evolução nos números, de acordo com medição feita pelo GPS
Lucas Perri, Tiquinho e Eduardo foram os principais destaques técnicos do Botafogo na vitória sobre o São Paulo, na estreia no Brasileiro, mas também chamou atenção a determinação dos jogadores. Eles deixaram o suor no novo gramado sintético, e os números comprovam.
+ Botafogo chega a 90% dos pacotes vendidos do plano "Alvinegro" e 70% do "Glorioso"
Cada jogador recebe por um app no celular seus dados de treinos e jogos — Foto: Reprodução
No 2 a 1 do último sábado, o Botafogo alcançou os maiores números na temporada nos quesitos distância total e distância de alta intensidade (acima de 20 km/h). Na partida anterior, contra o Ypiranga, pela Copa do Brasil, em um campo pesado, o time havia batido um outro recorde em 2023: o de maior distância em sprints (acima de 25.2 km/h).
Os números viraram motivos de elogios, principalmente pelo fato de o time estar em um período de jogos com intervalo de menos de 72h.
- Os dados do GPS dos nossos jogadores... todos estão com manchas em vermelho. Tivemos uma grande intensidade. Todos ultrapassaram o que é normal em um jogo. Tivemos um compromisso de começar bem o Brasileirão e conseguimos ganhar o jogo. Correram muito - afirmou Luís Castro no último sábado.
Em 2023, Botafogo busca uma campanha melhor como mandante (https://ge.globo.com/video/em-2023-botafogo-busca-uma-campanha-melhor-como-mandante-11545158.ghtml)
A expectativa é de que o Botafogo consiga manter a alta intensidade e alcance mais uma vitória nesta quinta-feira, contra o César Vallejo, pela segunda rodada da Sul-Americana.
Exemplo das informações que são geradas durantes as partidas e são compartilhadas com os atletas e comissão técnica — Foto: Reprodução
Confira mais detalhes sobre como cada passo dos jogadores é levado em conta:
Além do acompanhamento em tempo real pelo GPS, o Botafogo tem uma ferramenta desenvolvida pela área de fisiologia para o tratamento rápido dos dados. Durante o jogo, a plataforma informa o desempenho de cada jogador e compara com os dados de partidas anteriores. Atualmente, o fisiologista do clube é Dailson Paulucio.
A comissão técnica recebe em tempo real durante os jogos os dados de distância total percorrida, as ações de força (acelerações e desacelerações), além das movimentações em alta intensidade (distâncias acima de 20 km/h) e dos sprints (distâncias acima de 25.2 km/h). No intervalo, por exemplo, o departamento de nutrição pode ofertar, de forma individualizada, quantidades necessárias de suplemento para reposição de energia. Os dados contribuem também para o técnico Luís Castro na tomada de decisões, como, por exemplo, na hora de fazer substituições.
Cada jogador tem seu perfil no app para receber as informações de treinos e jogos — Foto: Reprodução
O preparador físico Roberto Oliveira fica durante os jogos com um equipamento que recebe as informações sobre as demandas físicas dos atletas, e a plataforma também indica qual a carga que falta para cada um deles, de acordo com a necessidade individual. Assim, é possível colocar em prática trabalhos complementares logo após o jogo para jogadores que não entraram em campo. O objetivo é deixar todo o elenco no mesmo nível físico.
Um exemplo foi a finalíssima da Taça Rio. Na ocasião, Luís Castro iniciou a partida com um time formado na maioria por reservas, e, no fim, os dados do GPS mostraram que o rendimento físico da equipe foi semelhante a jogos anteriores, quando os titulares atuaram. Luís Castro e sua comissão recebem sempre esse relatório.
Luís Castro aplaude durante a vitória do Botafogo sobre o São Paulo — Foto: Vítor Silva/BFR
Na rotina dos dias de treinos também existe um controle rigoroso sobre a condição de cada atleta. Todos os dias, todos os departamentos do Núcleo de Saúde e Performance (chefiado por Marcos Cezar), que engloba medicina, fisioterapia, fisiologia, nutrição, preparação Física, psicologia e serviço social, dentro de suas especialidades, dão sua contribuição para que os jogadores possam render ao máximo em campo.
Após as avaliações na pré-temporada, são traçados os planos para cada jogador, de acordo com necessidades individuais. Os atletas mantém uma rotina de trabalhos preventivos e de equilíbrio e/ou manutenção de força prescritos pela preparação física. Também é muito importante para o sucesso dos processos a boa comunicação com a comissão técnica. Nestes primeiros meses de 2023, o Botafogo tem tido um índice de disponibilidade de jogadores acima de 95%, número comemorado internamente.
Jogadores do Botafogo no Nilton Santos depois da vitória sobre o São Paulo — Foto: Vítor Silva/BFR
+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!